
Como Diretor Técnico da Zebu Fértil, Ney Conti impulsionou a genética bovina com inovação, programas de reprodução de alta performance e um dos principais touros da pecuária de corte nacional.
Com profundo pesar, o agronegócio brasileiro lamenta o falecimento do médico veterinário Ney Conti, proprietário e diretor técnico da Zebu Fértil, ocorrido na manhã deste domingo, 24 de agosto de 2025. Reconhecido por sua visão e comprometimento, ele foi um pioneiro na modernização da reprodução bovina nacional.
Ney impulsionou a genética bovina por meio da inovação, de programas de reprodução de alta performance e da introdução de grandes touros zebuínos e taurinos, contribuindo para aprimorar os resultados dos protocolos de inseminação artificial.
A Zebu Fértil, sob a liderança de Ney Conti, consolidou-se como uma das pioneiras na oferta de protocolos de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) na região Nordeste do Brasil. Há mais de 23 anos, a central sempre aliou tecnologia e excelência genética para atender às demandas do produtor rural.
Nos últimos anos, a empresa cresceu de forma vertiginosa, acompanhando a expansão da IATF. Em 2019, tornou-se uma central independente, com touros próprios em coleta, e, no mesmo ano, expandiu suas operações para o país vizinho, o Paraguai. Dois anos depois, em 2021, alcançou a marca de 1 milhão de doses comercializadas.
“Ney sempre foi um grande parceiro do CompreRural. Escrevemos juntos diversos conteúdos, realizamos algumas viagens e o que mais me admirava nele era seu espírito empreendedor e a vontade de tornar a pecuária brasileira ainda mais produtiva. A última vez que nos vimos foi quando me apresentou a nova sede da Zebu Fértil; era nítido o imenso orgulho de um sonho realizado. Ney deixa um grande legado para a pecuária de corte brasileira e fará muita falta”, disse o diretor do CompreRural, Marcio Peruchi.
Em nota, a CRIO Central destacou a importância de sua trajetória: “Ney foi um profissional visionário, que dedicou sua vida a contribuir para o avanço da genética e com o setor da inseminação artificial, deixando um legado de trabalho, amizade e comprometimento. Na memória, ficam não apenas os projetos e realizações, mas sobretudo a generosidade, a humildade e a paixão com que conduziu sua jornada”.
Já a Select Sires Beef Brazil manifestou profundo pesar pelo falecimento, ressaltando a parceria construída ao longo dos anos: “Reconhecemos sua trajetória e a parceria construída, marcada por respeito, dedicação e profissionalismo. Ney Conti deixa um legado de dedicação e contribuição marcante para o nosso setor, sendo lembrado como exemplo de compromisso com a pecuária brasileira”.
“A Associação Baiana de Pecuária (Acrioeste) manifesta profundo pesar pelo falecimento do Médico Veterinário Ney Conti. Ao longo de sua trajetória, Ney Conti teve papel de grande relevância para o fortalecimento da pecuária no Oeste da Bahia, onde residiu por vários anos” – publicou a Acrioeste.
“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Ney Conti, conselheiro do CRMV-MS, ocorrido nesta manhã. Sua trajetória marcada por dedicação, trabalho, determinação e carinho por todos será eternamente lembrada. Que sua alma descanse em paz. Manifestamos nossos mais sinceros votos de conforto e força à sua esposa, filhos, demais familiares e amigos” – publicou o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul.
“Inacreditável. Ney foi um GRANDE exemplo. Um homem que respeitei muito, admirei muito. Aprendi muito com ele! Um companheiro que foi, muito profissional em tudo que fazia, um cara empreendedor, um cara familiar, um baita profissional! Seu LEGADO ficou e as lembranças que temos de você meu AMIGO, são milhares de lembranças SÓ boas. Que nosso Deus te receba de braços abertos! Gratidão por tudo! Que nosso Deus conforte toda sua Família e Equipe Zebu Fértil” – disse o amigo Rafael Rezende, da Ruraiz Pecuária.
“Quanta tristeza meu amigo Ney. Tem quem passe por essa terra e apenas exista… mas não você, você viveu, lutou, idealizou, realizou, amou e foi muito amado…. deixa seu legado, seus filhos e amor. Com certeza sua vida fará falta para todos nós aqui… mas tenho certeza que está bem amparado no colo do Pai! Obrigada pelo apoio de sempre, a parceria e amizade de mais de 15 anos. Que Deus abençoe sua alma e dê forças a todos os seus por aqui!” – lamentou a amiga, Andressa Biata.
Destaque no melhoramento genético
A atuação de Conti ganhou destaque em 2024, quando liderou o trabalho com o touro Recalada TE05 Don Laboro, um verdadeiro fenômeno da raça Angus. Segundo o próprio Ney, este reprodutor revolucionou a empresa, servindo como alicerce para a Zebu Fértil operar de forma independente e consolidar sua marca no mercado.
Don Laboro destacou-se não apenas por produzir mais de 200 mil doses de sêmen, mas também por promover alto desempenho genético, prenhez superior e excelente rendimento de carcaça. Isso marcou uma nova era para a central, que conquistou prestígio e resultados concretos nas fazendas que o utilizaram.

Contribuição ao setor agropecuário
Mais do que um empresário, Ney Conti atuou como um visionário colaborador do setor, alinhando esforços com empresas como Genex, fortalecendo a atuação da Zebu Fértil no Mato Grosso do Sul e em outros centros de melhoramento genético.
Ney Conti, que também participou como palestrante em eventos relevantes, como o Encontro Top Fertilidade, onde compartilhou conhecimento técnico e inovações junto a outros especialistas.
Um legado de qualidade e confiança
A Zebu Fértil, através de sua gestão, conquistou reputação de genética de elite com alta fertilidade e controle de qualidade rigoroso — atributos conquistados com resultados concretos para os produtores.
Desde o dia a dia nas atividades de coleta — retratado em postagens nas redes sociais da empresa, em que Ney Conti aparece supervisionando os processos técnicos — até o impacto causado por seu trabalho genético, ficou clara sua dedicação em elevar o padrão da pecuária nacional.
A agropecuária brasileira perde um de seus nomes mais inovadores. Dr. Ney Conti deixa uma marca forte: um legado de tecnologia, credibilidade e performance genética que continuará a influenciar o setor por gerações.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.