
O evento destacou 60 produtoras e reuniu 1,6 mil cafeicultoras de todo o Brasil durante a Semana Internacional do Café, contando com a presença de embaixadores como Padre Fábio de Melo e Simone Mendes. Confira as campeãs e os detalhes da 7ª edição concurso Florada Premiada da 3 Corações.
Referência no segmento de cafés, a 3 Corações reafirma seu compromisso com a valorização das mulheres na cadeia produtiva. Na 7ª edição do Concurso Florada Premiada, mais de 60 produtoras de cafés especiais foram homenageadas em um evento que aconteceu em Belo Horizonte (MG), durante a Semana Internacional do Café. A celebração contou com a presença de embaixadores renomados, como o Padre Fábio de Melo e a cantora Simone Mendes, e reuniu 1,6 mil cafeicultoras e representantes do setor.
Para Pedro Lima, Presidente do Grupo 3corações, esse descreveu ao Compre Rural o Projeto Florada como uma iniciativa transformadora que promove o empoderamento feminino e o desenvolvimento social no campo. Ele destacou a relevância do projeto em reverter 100% dos lucros para as produtoras, ressaltando que “a mulher produtora de café que participa do Florada acende o desejo de continuar, de educar os filhos e entender o valor das coisas.” Para ele, o Florada representa não apenas sustentabilidade, mas também inspiração e um ciclo de prosperidade que impacta positivamente a vida das cafeicultoras e de suas famílias.
Também em entrevista ao Portal, o Padre Fábio de Melo destacou a importância do Projeto Florada como uma iniciativa que vai além da valorização do café, exaltando o papel das mulheres na produção artesanal e de alta qualidade. Ele ressaltou o caráter social e poético do projeto, que transforma vidas ao proporcionar melhores condições para as cafeicultoras.
Em suas palavras: “Produzir alimento é um ofício sagrado. Você, na solidão da sua produção, está fazendo o bem a muitas pessoas.” Além disso, ele enfatizou a necessidade de mais empresas terem um desdobramento social, como a 3 Corações, que escolheu uma causa tão nobre para apoiar e fortalecer comunidades rurais.

Destaques por região e qualidade excepcional
As campeãs vieram de diversas regiões produtoras do país. Na categoria Arábica Via Úmida, destacaram-se os cafés de Matas de Minas e Montanhas do Espírito Santo, enquanto os melhores Arábica Via Seca foram produzidos em Caparaó e Mantiqueira de Minas.
Já na categoria Canéfora, a liderança ficou com as produtoras de Matas de Rondônia. Com mais de 780 inscrições, os lotes vencedores alcançaram notas superiores a 87 pontos para arábicas e 85 pontos para canéforas, comprovando a excelência dos microlotes.


Bastidores do concurso
As análises ocorreram em Varginha (MG), sob a coordenação do especialista Silvio Leite, no Centro de Excelência de Cafés Especiais, em parceria com a BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais). Durante o processo, mais de 10 mil xícaras foram avaliadas, totalizando 80 horas de trabalho e a colaboração de 30 especialistas, incluindo Q Graders e mestres de torra. A operação contou ainda com o suporte da BUNN para a infraestrutura.
Premiações inclusivas e impacto social
Além do reconhecimento às grandes campeãs, o concurso premiou as 100 melhores produtoras e vencedoras regionais, distribuindo mais de R$ 150 mil em prêmios, incluindo a compra dos lotes pelo dobro da cotação de mercado e uma viagem internacional ao Peru. Os microlotes das finalistas serão incluídos na nova linha Rituais 85+, com 100% do lucro revertido para cafeicultoras, conectando consumidores às histórias por trás do café.

Um projeto reconhecido globalmente
Lançado em 2017, o Projeto Florada já impactou mais de 5.900 cafeicultoras e comercializou mais de 280 toneladas de microlotes. Reconhecido pela ONU como iniciativa de destaque para promover a sustentabilidade e a inclusão, o Florada fortalece o papel das mulheres no setor e consolida o Brasil como referência global em cafés especiais.
🏆 Campeãs do Concurso do Projeto Florada Premiada 2024
Arábica Via Úmida
- 1ª: Sônia Aparecida Moreira – Matas de Minas (MG) – 92,31 pontos
- 2ª: Luciana Nalli – Montanhas do Espírito Santo (ES) – 90,5 pontos
- 3ª: Maria Cristina Teixeira – Sul de Minas (MG) – 89,78 pontos
Arábica Via Seca
- 1ª: Maria Aparecida Santos – Caparaó (MG) – 92,30 pontos
- 2ª: Viviane Mattos – Caparaó (MG) – 90,56 pontos
- 3ª: Sebastiana Leão – Mantiqueira de Minas (MG) – 90,19 pontos
Canéfora
- 1ª: Suely da Graça Berdes – Matas de Rondônia (RO) – 90,44 pontos
- 2ª: Josiele Werneck – Matas de Rondônia (RO) – 88,86 pontos
- 3ª: Angélica Nicola – Matas de Rondônia (RO) – 88,25 pontos
👉 Acesse o resultado completo em: projetoflorada.com.br/florada



Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu
Para um dos maiores pecuaristas do Brasil, investir no Nelore e respeitar a natureza do gado garante eficiência, lucro e menos trabalho no manejo de corte
Continue Reading Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu
Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
A taxa básica de juros da economia (Selic) vale para os próximos 45 dias, quando o Copom volta a se reunir.
Continue Reading Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Ex-deputado TH Joias é um dos investigados por intermediação de primatas e ligação com o Comando Vermelho.
Continue Reading Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Pelo segundo ano consecutivo, GTF conquista Selo Ouro ODS da ONU e consolida sua liderança em sustentabilidade
Reconhecimento reforça compromisso da companhia com a Agenda 2030 da ONU e práticas ESG que geram impacto positivo em comunidades e no meio ambiente.
Comissão da Agricultura da Câmara aprova Estatuto do produtor Rural
O projeto que define o Estatuto do Produtor Rural, prevê concessão de assistência técnica e jurídica gratuita, proteção do patrimônio, revisão de contratos e fundo de crédito para pequenos agricultores.
Continue Reading Comissão da Agricultura da Câmara aprova Estatuto do produtor Rural
Demora na concretização de medidas de apoio contra o tarifaço geram insegurança junto a exportadores de mel do Piauí
O Grupo Sama, líder brasileiro e sul-americano de produção de mel orgânico, observa que a situação é semelhante à registrada no início de agosto.