Presidente americano não foi ao evento e acusou brasileiros de desmatar a Floresta Amazônia para construir acesso à cúpula climática.
O presidente americano, Donald Trump, que não foi à COP30, criticou o evento nas redes sociais neste domingo (9). Em uma publicação, escreveu “Eles destruíram a Floresta Amazônica no Brasil para construir uma estrada de quatro pistas para os ambientalistas passarem. Se tornou um grande escândalo!”.
Na mesma publicação, compartilhou um vídeo com a entrada ao vivo de um repórter americano da Fox News, que está em Belém. O jornalista critica a cúpula e diz, em tom de ironia, que “o Brasil desmatou a Amazônia só para que as pessoas pudessem chegar a Belém e eles (brasileiros) pudessem dizer que estão cuidando da Amazônia”.
O presidente americano não cita o nome da suposta estrada, mas, aparentemente, se refere ao projeto da Avenida Liberdade, rodovia que sequer chegou a ser inaugurada. O analista da CNN Brasil Caio Junqueira, que está em Belém, apurou que o projeto, na verdade, foi criado antes da COP30 e não fazia parte do pacote de investimentos para a cúpula.
Ainda segundo o governo do Pará, o projeto da Avenida Liberdade passou por todas as etapas de licenciamento ambiental.
Nos Estados Unidos, Donald Trump tem cortado investimentos para o clima e está retirando o país do Acordo de Paris, processo que deve acabar em janeiro de 2026. As críticas à cúpula climática também acontecem em meio à reaproximação dos governos brasileiro e americano depois do encontro entre Lula e Trump na Malásia em outubro.
Fonte: CNN Brasil
VEJA TAMBÉM:
- Balança comercial tem superávit de US$ 1,810 bilhão na 1ª semana de novembro
- Cafés do Brasil: capacitação na SIC promove boas práticas trabalhistas na atividade
- Amendoim deixa de ser vilão e vira o novo aliado de quem quer crescer no treino
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.