Funcionais de Natal encerram o ano do NCCC com vitórias na Doma de Ouro e provas do Cavalo Crioulo, marcando evento histórico na Serra Gaúcha.
Com a vitória da ginete Victoria Rissi na modalidade Doma de Ouro durante os Funcionais de Natal, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Costa Doce (NCCC) encerrou suas atividades do ano. Acompanhada do exemplar ZR Querubim (Box 45), a ginete conquistou o primeiro lugar da modalidade, o terceiro lugar com ZR Quartelero (Box 43) e o quarto lugar com Dom Nicolau Esperança (Box 42).
Além da Doma de Ouro, o Movimiento a La Rienda também registrou disputas equilibradas. Na categoria Feminina, a vitória foi de Brenda Nunes dos Santos com o exemplar Tala de Santo Expedito (Box 60). Já na categoria Master, o primeiro lugar ficou com PO Já Mas Em Domingo (Box 53), montado por Antonio Catelo. Pela categoria Amador A, o destaque foi PO Razón De Mi Vida (Box 50), com Carlos Rissi. Na categoria Profissional, a vitória ficou com PO La Rienda (Box 49), conduzido por Victoria Rissi. Entre os Crioulos do Futuro, o primeiro lugar foi conquistado por Ildo Menezes Junior, montando Ágata Konan (Box 37).
Realizado na Cabanha Ruppenthal, em Linha Nova (RS), os Funcionais de Natal marcaram um momento histórico para o NCCC, que realizou, pela primeira vez, um evento fora de sua região de atuação. Com identidade natalina e foco em turismo, a iniciativa levou as provas funcionais do Cavalo Crioulo à Serra Gaúcha, aproveitando a proximidade com Gramado (RS), referência nas festividades natalinas.
Segundo o presidente do núcleo, Tiago Sangiogo, o evento marca o objetivo do NCCC de expandir as atividades em outras regiões gaúchas. “Ficamos muito felizes, pois tivemos uma ótima adesão e isso demonstra o interesse crescente dos competidores. A tendência é de que, cada vez mais, as provas funcionais façam parte do calendário do núcleo da Costa Doce“, destacou.
A missão de avaliar e confirmar os exemplares aptos para as provas, realizadas entre os dias 19 e 21 de dezembro, ficou a cargo do técnico da ABCCC, Jorge Ângelo do Nascimento.
VEJA MAIS:
- 2025: um ano que colocou à prova a resiliência do setor florestal
- Vaca holandesa é vendida por R$ 6,7 milhões, um símbolo da “genética milionária” no leite
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.