O Sul de Minas Gerais, região considerada o berço da raça Mangalarga Marchador, foi palco de uma programação especial nos dias 6 e 7 de fevereiro.
Na sexta-feira, 6 de fevereiro, o Haras Alcatruz, em Aiuruoca, abriu as porteiras para receber os participantes da Cavalgada Temática Unidos pelo Marchador, evento que inaugurou as atividades.
Às 19h, no Museu Nacional do Mangalarga Marchador, foi realizado o descerramento da placa da ex-presidente Cristiana Gutierrez, fixada na Galeria dos Ex-presidentes. No local, os visitantes têm acesso ao histórico da gestão da 2022/2025, bem como às demais lideranças que conduziram a ABCCMM ao longo dos 76 anos de história. Na ocasião, o presidente da Fundação Barão de Alfenas, Marcelo Junqueira, destacou o apoio e a dedicação da então presidente ao Museu Nacional do Mangalarga Marchador.
Logo após, a cerimônia de posse da nova Diretoria da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador para o período de 2026–2029 foi realizada no Clube Recreativo Encruzilhadense (CRE). O momento reuniu diretores, associados, lideranças políticas e representantes do agronegócio.
Momento histórico para a raça, o evento teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro, interpretado pelo violeiro Chico Almeida. Em seguida, o primeiro pronunciamento foi do prefeito de Cruzília, Joaquim José Paranaíba, que destacou a importância do cavalo para o setor rural e para a cultura no Brasil.
Ao cumprimentar o presidente Dario Colares, o prefeito ressaltou ainda a relação histórica do Marchador com a região: “É com grande satisfação que Cruzília sedia um momento tão importante para a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, ainda mais significativo por acontecer aqui na região que é o berço do cavalo Mangalarga Marchador. Estamos à disposição para fortalecer ainda mais as tradições do campo, a formação e o fomento ao agronegócio.“
Em seu discurso de despedida, Cristiana Gutierrez afirmou sentir-se honrada pela missão que lhe foi confiada ao longo dos últimos quatro anos e destacou o orgulho pelo legado construído à frente da ABCCMM. Manifestou ainda sua confiança na gestão: “Entregar esta missão ao Dario é ter a tranquilidade de saber que a raça seguirá em boas mãos. Um homem cuja caminhada se confunde com a própria história do Mangalarga Marchador, e que carrega no olhar de criador a sensibilidade de quem entende o campo, o cavalo e as pessoas.”
Na sequência, foram apresentados os membros empossados no Conselho Deliberativo Superior, no Conselho Fiscal, no Conselho Deliberativo Técnico, na Comissão da Marcha Picada e na recém-criada Comissão de Apoio ao Criador.
Todos os membros presentes realizaram a assinatura do Livro de Posse da entidade.
Em seu discurso oficial, o presidente Dario Colares enfatizou a missão da nova gestão à frente da raça: “Tenho o sonho de que todos tenham acesso ao melhor cavalo de sela do mundo. E acredito que estamos marchando a passos firmes em direção a esse objetivo. Precisamos sonhar e construir o modelo de cavalo para os próximos 20 anos. Para chegarmos aos mercados mais exigentes, esse cavalo dos sonhos precisa ser, substancialmente, um cavalo de sela completo: marchador por origem, mas com boa conformação, bons membros, boa índole e temperamento equilibrado. Um cavalo apto a atender aos mais diversos desafios.“
Em outro momento, o presidente ressaltou: “Queremos um cavalo moldado, sem dúvida, na sela dos criadores — afinal, criador tem que montar — mas também um cavalo que seja fruto do envolvimento e contribuição de técnicos, jurados, veterinários, zootecnistas, agrônomos, apresentadores e de todos os profissionais que pensam e vivem a realidade técnica da raça. Queremos, genuinamente, que a ABCCMM seja o espaço comum de opinião, discussão e construção coletiva.”
Posse prestigiada
Realizado em Cruzília, cidade que abriga o Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, o evento contou com a presença do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais; Betinho Coelho, deputado estadual; Joaquim José Paranaíba, prefeito Municipal de Cruzília; Lúcio Lelis Maciel de Arantes, vice-prefeito Municipal de Cruzília; Francisco Caetano Silveira, presidente da Câmara Municipal de Cruzília; Antônio Pitangui de Salvo, presidente do Sistema Faemg/Senar; Renato Laguardia, vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg/Senar; Affonso Lopes, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária; Marcelo Junqueira, presidente da Fundação Barão de Alfenas; representantes dos Núcleos Regionais e outras entidades.
Nova gestão Marchadores
Pela Vida Durante a cerimônia também foi realizada a posse da nova diretoria da Marchadores Pela Vida, entidade que é o braço filantrópico da raça. A Marchadores será presidida por Ana Carolina Silveira Megale, tendo como vice-presidente, Claudiceia Aparecida Figueira Masselli e como presidente do Conselho, Bernardo Ananias Junqueira Ferraz.
Cavalgada temática
No sábado, 7 de fevereiro, aconteceu a Cavalgada Temática Unidos pelo Marchador. Primeira edição do ano, a atividade reuniu centenas de cavaleiros e amazonas pelos cenários históricos do Sul de Minas, celebrando a tradição, a união, a força e o futuro do Mangalarga Marchador. Esta edição foi realizada em parceria com o Clube do Cavalo de Cruzília – Núcleo Berço da Raça.
VEJA MAIS:
- Morre, aos 84 anos, gigante do agronegócio brasileiro
- Conheça a usina de cana mais antiga do mundo em funcionamento
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.