Três suspeitos foram vistos no local no momento em que os focos de incêndio na Floresta Nacional de Brasília apareceram
O incêndio que se espalha pela Floresta Nacional de Brasília (Flona) desde a manhã de terça-feira (3) pode ter sido criminoso. Essa é a principal suspeita das autoridades do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
De acordo com o chefe da Flona, Fábio Miranda, três homens foram vistos na mata no momento em que o fogo começou.
“A gente teve três suspeitos vistos bem no momento em que os focos apareceram. Eles não eram visitantes, não estavam com trajes esportivos, não estavam fazendo caminhada ou andando de bicicleta. Os focos foram acontecendo muito longe um do outro. Então, não foi um incêndio que foi passando e se alastrando”, disse.
Características do incêndio
As características do incêndio não são as mesmas de um incêndio ocasional, fruto de uma queima de manejo de propriedade que saiu do controle e passou para a unidade de conservação, explicou Miranda.
“A gente teve vários focos simultâneos, o que não é característica de um incêndio ocasional, fruto de uma queima de uma propriedade e que passou para a unidade de conservação”.
Para o chefe da Flona, é possível afirmar o caráter criminoso do incêndio. Até o momento, cerca de um terço da unidade de conservação, 1,2 mil hectares, já foi consumido pelas chamas.
“A nossa principal suspeita é que ele foi criminoso. A gente pode até dizer que, necessariamente, ele foi criminoso. Porque começou dentro da unidade de conservação. Então, a questão é saber se foi intencional ou não. E a gente acredita que foi, sim, intencional”.
Combate ao fogo
De acordo com o ICMBio, 93 combatentes trabalham para apagar as chamas. Existem duas grandes frentes de fogo, mas foram definidas prioridades no combate: áreas de nascentes, matas de galeria, remanescentes de Cerrado e áreas próximas às residências.
Equipes também trabalham para monitorar a área e identificar buscar possíveis animais feridos ou mortos. A expectativa do instituto é extinguir o fogo ainda nesta quarta-feira (4), se as condições meteorológicas melhorarem. A região enfrenta uma seca severa.
Compre Rural com Agência Brasil
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Conheça Duals Red Boy BCM, o rosilho que está dominando as pistas e os rankings da ABQM
Ele fez o Campeão do Potro do Futuro ABQM 2025 Aberto e o Reservado na modalidade de Ranch Sorting. Já na modalidade Apartação pela ABQM, fez a Campeã da Copa dos Campeões Amador Júnior e tem sua filha como a líder do ranking, sendo a melhor fêmea da temporada.
Empresários envolvidos no caso Master são soltos em São Paulo
Tanto André Felipe quanto Henrique Souza são donos de empresas que teriam participado das fraudes feitas pelo Master.
Continue Reading Empresários envolvidos no caso Master são soltos em São Paulo
Unica e outras entidades acertam termo para metodologia de preços do ATR
O ajuste aos produtores elegíveis, calculado com base nas premissas técnicas pactuadas, será reconhecido pelo MOU.
Continue Reading Unica e outras entidades acertam termo para metodologia de preços do ATR
Tarifaço continua a afetar 22% das exportações, diz Alckmin
A declaração foi dada no Palácio do Planalto, um dia após a Casa Branca retirar 238 produtos da lista do chamado tarifaço.
Continue Reading Tarifaço continua a afetar 22% das exportações, diz Alckmin
Após isenção para suco, EUA retiram parte dos subprodutos da laranja da tarifa de 40%
Medida traz alívio para o setor que enfrenta queda de preços no mercado internacional devido à fraca demanda na Europa após período de preços recordes.
Correios aprovam demissão voluntária e fechamento de agências
O plano prevê, até o fim de novembro, um empréstimo de até R$ 20 bilhões, parar reduzir o déficit, retomar o equilíbrio financeiro em 2026 e gerar lucro em 2027.
Continue Reading Correios aprovam demissão voluntária e fechamento de agências





