Três suspeitos foram vistos no local no momento em que os focos de incêndio na Floresta Nacional de Brasília apareceram
O incêndio que se espalha pela Floresta Nacional de Brasília (Flona) desde a manhã de terça-feira (3) pode ter sido criminoso. Essa é a principal suspeita das autoridades do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
De acordo com o chefe da Flona, Fábio Miranda, três homens foram vistos na mata no momento em que o fogo começou.
“A gente teve três suspeitos vistos bem no momento em que os focos apareceram. Eles não eram visitantes, não estavam com trajes esportivos, não estavam fazendo caminhada ou andando de bicicleta. Os focos foram acontecendo muito longe um do outro. Então, não foi um incêndio que foi passando e se alastrando”, disse.
Características do incêndio
As características do incêndio não são as mesmas de um incêndio ocasional, fruto de uma queima de manejo de propriedade que saiu do controle e passou para a unidade de conservação, explicou Miranda.
“A gente teve vários focos simultâneos, o que não é característica de um incêndio ocasional, fruto de uma queima de uma propriedade e que passou para a unidade de conservação”.
Para o chefe da Flona, é possível afirmar o caráter criminoso do incêndio. Até o momento, cerca de um terço da unidade de conservação, 1,2 mil hectares, já foi consumido pelas chamas.
“A nossa principal suspeita é que ele foi criminoso. A gente pode até dizer que, necessariamente, ele foi criminoso. Porque começou dentro da unidade de conservação. Então, a questão é saber se foi intencional ou não. E a gente acredita que foi, sim, intencional”.
Combate ao fogo
De acordo com o ICMBio, 93 combatentes trabalham para apagar as chamas. Existem duas grandes frentes de fogo, mas foram definidas prioridades no combate: áreas de nascentes, matas de galeria, remanescentes de Cerrado e áreas próximas às residências.
Equipes também trabalham para monitorar a área e identificar buscar possíveis animais feridos ou mortos. A expectativa do instituto é extinguir o fogo ainda nesta quarta-feira (4), se as condições meteorológicas melhorarem. A região enfrenta uma seca severa.
Compre Rural com Agência Brasil
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Por que quem mais trabalha no campo é quem menos ganha? Entenda
Enquanto a agricultura familiar garante 70% dos alimentos básicos na mesa dos brasileiros, entraves logísticos, falta de armazenamento e a ação de intermediários sufocam a rentabilidade de quem sustenta o abastecimento nacional
Continue Reading Por que quem mais trabalha no campo é quem menos ganha? Entenda
Empresa oferta crédito rural com 3% de juros ao ano e 15 anos para pagar: veja como funciona
Com mais de R$ 700 milhões já intermediados, a ConsulttAgro oferece crédito rural com juros a partir de 3% ao ano e prazos de até 15 anos para pagar; confira as condições do financiamento
Leilões concentrarão as melhores linhagens do mercado na Feicorte 2026; veja os destaques
Programação de remates também promoverá a solidariedade na agropecuária, beneficiando entidade focada na qualificação profissional e inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade
Após mais de 100 anos, um dos “burros mais raros do mundo” volta a nascer na natureza
Com menos de 600 indivíduos vivendo em estado selvagem, o onagro conhecido como um dos “burros mais raros do mundo” — registrou seu primeiro nascimento na Arábia Saudita em mais de um século, reacendendo a esperança para a sobrevivência da espécie.
Mapa apresenta avanços regulatórios dos bioinsumos na GreenTech Amsterdam 2026
Secretário Carlos Goulart participou do painel sobre bioinsumos e sustentabilidade na agricultura brasileira durante um dos principais eventos mundiais de tecnologia para horticultura.
Continue Reading Mapa apresenta avanços regulatórios dos bioinsumos na GreenTech Amsterdam 2026
Ministro André de Paula recebe diretoria da FPA para discutir pautas estratégicas da agropecuária brasileira
Encontro abordou temas relacionados à competitividade, à modernização regulatória, ao crédito rural e ao fortalecimento da agropecuária brasileira.





