Lucas Costa Beber e Luiz Pedro Bier foram escolhidos para comandar a instituição de 2024 a 2026; O pleito eleitoral contou com 30 locais de votação, sendo a sede, em Cuiabá, e também os sindicatos rurais espalhados pelo interior do Estado
A nova diretoria da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) foi escolhida nesta segunda-feira (13). Lucas Costa Beber e Luiz Pedro Bier encabeçam a chapa “Aprosoja decidida”, escolhida para comandar a instituição no triênio de 2024 a 2026.
O pleito eleitoral contou com 30 locais de votação, sendo a sede, em Cuiabá, e também os sindicatos rurais espalhados pelo interior do Estado. Com destaque para o Vale do Arinos, que contou com um grande número de eleitores. Os produtores puderam votar em trânsito, escolhendo tanto o presidente quanto os delegados.
O presidente da Comissão Eleitoral, Glauber Silveira, avaliou o processo como tranquilo, sem registro de intercorrências.
“Foi muito positivo porque conseguimos crescer. Ficamos felizes porque a cada eleição, a chapa eleita conta com mais números de votos. Parabéns ao Lucas, novo presidente eleito e toda a sua diretoria, que possam fazer um grande trabalho”, disse Glauber, ao fim do pleito.
O presidente da Comissão Eleitoral destacou ainda que nesta eleição contou com uma forte participação feminina, sendo uma mulher integrante da diretoria e muitas se candidataram também para os cargos de delegados.
A publicação dos resultados da apuração eleitoral oficial se dará em até sete dias após a realização da votação.
Os eleitos

Logo após o fechamento das urnas, Lucas Costa Beber, atual vice-presidente e eleito presidente para a nova gestão, agradeceu o apoio dos produtores que tiraram um tempo para votar, mesmo em meio a um plantio de soja tão complicado.
“Queremos agradecer aos milhares de produtores foram nos apoiar, mesmo sendo chapa única, tivemos uma votação muito significante”, afirmou Lucas.
O novo presidente lembrou que esse resultado é reflexo da gestão presidida por Fernando Cadore, que acumula bons resultados e a expectativa de Lucas é continuar o bom trabalho que já vem sendo feito.
“Parabenizo também os delegados eleitos em seus núcleos e convido a todos os associados a participarem das nossas assembleias e demais discussões. Vamos trabalhar para todos os produtores, sempre representando os anseios da maioria”, garantiu.
Dentre as pautas que serão abordadas durante a nova gestão, indica Lucas, estão a moratória da soja, a questão ambiental e socioambiental mostrando a verdadeira conservação do meio ambiente em um país que produz e também conserva tanto.
“Continuaremos o trabalho em prol da armazenagem de grãos, que é um assunto estratégico tanto para melhorar a renda dos produtores, como para a segurança alimentar de toda a sociedade, e para o equilíbrio de preços das commodities”, complementou Bier, o vice-presidente.
Conheça os nomes da nova diretoria
- Presidente: Lucas Luis Costa Beber;
- Vice-presidente: Luiz Pedro Bier;
- Diretor administrativo: Diego Francisco Bertuol;
- 2º diretor administrativo: Jorge Diego Oliveira Santos Giacomelli;
- Diretor financeiro: Nathan Antônio Belusso;
- 2º diretor financeiro: Antônio Donizete Cavalaro;
- Vice-presidente norte: Ilson José Redivo;
- Vice-presidente norte: Diogo Balistieri;
- Vice-presidente sul: Fernando Ferri;
- Vice-presidente sul: Laura Battisti Nardes;
- Vice-presidente leste: Diego Ademar Dallasta;
- Vice-presidente leste: Lauri Pedro Jantsch;
- Vice-presidente oeste: Luiz Otávio Garcia Tatim;
- Vice-presidente oeste: Gilson Antunes De Melo.
Carne de frango perde competitividade frente à suína, mas ganha em relação à bovina
A desvalorização da proteína suinícola foi um pouco mais intensa que a da avícola, enquanto a carne de boi se valorizou ligeiramente.
Continue Reading Carne de frango perde competitividade frente à suína, mas ganha em relação à bovina
Chuvas intensas em janeiro elevam perdas e pressionam cotações do citros
A umidade excessiva elevou a incidência de podridões e de fungos nos pomares, provocando queda de frutos e comprometendo a qualidade.
Continue Reading Chuvas intensas em janeiro elevam perdas e pressionam cotações do citros
Ovos: Médias de janeiro são as menores para o período em seis anos
Até o dia 28, as médias de janeiro estavam até 17% abaixo das de dezembro/25 e até 27% inferiores às de um ano atrás.
Continue Reading Ovos: Médias de janeiro são as menores para o período em seis anos
Funrural: produtores têm até 31 de janeiro para definir forma de recolhimento em 2026
Prazo é decisivo para produtores pessoa física escolherem entre recolhimento sobre a folha ou sobre a receita bruta; opção vale para todo o ano-calendário e exige comunicação formal ao comprador da produção e produtores têm até 31 de janeiro para decidir sobre o Funrural
Abic: consumo brasileiro de café cai 2,31% em 2025, para 21,409 milhões de sacas
O estudo mostra que o consumo per capita de café torrado e moído recuou 3,88% entre os dois períodos: de 5,01 kg por habitante/ano para 4,82 kg por habitante/ano.
Continue Reading Abic: consumo brasileiro de café cai 2,31% em 2025, para 21,409 milhões de sacas
Haddad diz que ainda não sabe estimar impacto da safra no PIB, mas que deve ser positiva
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirma que bom desempenho no campo não garante, por si só, aceleração do crescimento econômico, mas reforça papel do agro no controle da inflação; Safra 2026 deve ser positiva





