Clima também muda no Nordeste, que deve ter um fim de semana com precipitações; Nova frente fria leva chuva, geada e baixas temperaturas à região Sul
Uma nova frente fria que chegou na Região Sul deve estacionar sobre a área do país neste fim de semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de declínio de temperatura para o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, mas avanço do clima pode causar aviso de onda de frio para essa porção do país.
Neste sábado, 06, a chuva deve chegar ao norte gaúcho e ao sul de Santa Catarina. Já no domingo, 07, as precipitações se estendem e atingem também o restante catarinense e o sul do Paraná. Os acumulados esperados para os dois dias podem variar de 100 a 150 milímetros em algumas localidades.
Com o avanço da frente fria, as baixas temperaturas ganham mais força com mínimas abaixo de 3ºC e máximas de até 12ºC, especialmente no sul gaúcho. A previsão também não descarta geadas, principalmente, na região da campanha e no sudeste do RS.
Além do Sul, o litoral do Nordeste também deve receber chuvas no primeiro fim de semana de julho. Entre o Rio Grande do Norte até Alagoas, a umidade que vem do oceano deve provocar precipitações. Os volumes não devem ser altos, mas a chuva deve ser contínua, também conhecida como chuvas de inverno.
Norte do Pará e do Amazonas, além de Amapá e Roraima devem ter um sábado e domingo chuvosos, especialmente no período da tarde. Por lá, o que causa essas pancadas, que podem vir acompanhadas de trovoadas, é a umidade e o calor.
Tempo seco e quente predomina no centro do país
Na porção central do país, uma massa de ar seco e quente deve elevar as temperaturas em algumas localidades, como sul do Pará e em Mato Grosso e norte de Goiás. As máximas podem ficar entre 36ºC e 37ºC. Além disso, a umidade deve ficar abaixo dos 30%.
Já o Pantanal sul-mato-grossense pode ter um alívio nas queimadas, já que a frente fria do Sul pode diminuir um pouco as temperaturas e levar umidade para a área. Apesar disso, não deve ter chuvas por lá.
Fonte: Agro Estadão
Semana Internacional do Café 2025 reforça o papel do Brasil como potência inovadora e sustentável no cenário global
Durante três dias, a 13ª edição da SIC atingiu o recorde de 27 mil visitantes, de 32 países diferentes, e gerou de cerca de 150 milhões de reais em negócios
Henrique & Juliano, do Rancho 263, compram 100% do Projeto Seven Toro por R$ 13,2 milhões
Dupla sertaneja transforma paixão em legado e Rancho 263 dobra aposta na genética de Rick Toro VM, aumentando as expectativas no mundo do Quarto de Milha
Justiça reconhece venda casada e produtor obtém vitória contra cobrança de seguros indevidos
Tribunal reconhece venda casada em crédito rural de R$ 150 mil e determina exclusão de cobranças ilegais, reforçando proteção ao produtor.
Starlink lança mega promoção com internet grátis e alta velocidade no Brasil; veja detalhes
Redução histórica nos preços, 3 meses de serviço gratuito e novos planos residenciais tornam a Starlink, de Elon Musk, ainda mais acessível — especialmente para quem vive e produz no campo.
Mapa lança curso EAD sobre sustentabilidade no campo em parceria com o IABS durante a COP30
Formação do Projeto Rural Sustentável Amazônia reforça compromisso com a educação ambiental e a agricultura de baixa emissão de carbono.
Veto à lei de licenciamento ambiental cria punição indireta e expõe milhões de produtores à insegurança
O sonho que virou pesadelo para o agro: o veto presidencial ao dispositivo da Lei de Licenciamento que estendia a dispensa do licenciamento ambiental aos cadastros pendentes de análise transformou solução em punição para milhões de produtores rurais.





