Clima também muda no Nordeste, que deve ter um fim de semana com precipitações; Nova frente fria leva chuva, geada e baixas temperaturas à região Sul
Uma nova frente fria que chegou na Região Sul deve estacionar sobre a área do país neste fim de semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de declínio de temperatura para o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, mas avanço do clima pode causar aviso de onda de frio para essa porção do país.
Neste sábado, 06, a chuva deve chegar ao norte gaúcho e ao sul de Santa Catarina. Já no domingo, 07, as precipitações se estendem e atingem também o restante catarinense e o sul do Paraná. Os acumulados esperados para os dois dias podem variar de 100 a 150 milímetros em algumas localidades.
Com o avanço da frente fria, as baixas temperaturas ganham mais força com mínimas abaixo de 3ºC e máximas de até 12ºC, especialmente no sul gaúcho. A previsão também não descarta geadas, principalmente, na região da campanha e no sudeste do RS.
Além do Sul, o litoral do Nordeste também deve receber chuvas no primeiro fim de semana de julho. Entre o Rio Grande do Norte até Alagoas, a umidade que vem do oceano deve provocar precipitações. Os volumes não devem ser altos, mas a chuva deve ser contínua, também conhecida como chuvas de inverno.
Norte do Pará e do Amazonas, além de Amapá e Roraima devem ter um sábado e domingo chuvosos, especialmente no período da tarde. Por lá, o que causa essas pancadas, que podem vir acompanhadas de trovoadas, é a umidade e o calor.
Tempo seco e quente predomina no centro do país
Na porção central do país, uma massa de ar seco e quente deve elevar as temperaturas em algumas localidades, como sul do Pará e em Mato Grosso e norte de Goiás. As máximas podem ficar entre 36ºC e 37ºC. Além disso, a umidade deve ficar abaixo dos 30%.
Já o Pantanal sul-mato-grossense pode ter um alívio nas queimadas, já que a frente fria do Sul pode diminuir um pouco as temperaturas e levar umidade para a área. Apesar disso, não deve ter chuvas por lá.
Fonte: Agro Estadão
Ano histórico: saiba quais produtos lideraram as vendas do agro em 2025
As vendas do agro em 2025 atingiram US$ 169,2 bilhões. Veja os produtos campeões, o salto na carne suína e os novos mercados abertos.
Continue Reading Ano histórico: saiba quais produtos lideraram as vendas do agro em 2025
Crise do leite derruba registros de animais em associação no Sul
Classificações crescem 272,54% com reforço técnico e maior adesão dos produtores, mas registros caem 21,19% e controle leiteiro recua 18,5% em meio à crise do setor.
Continue Reading Crise do leite derruba registros de animais em associação no Sul
Abate técnico revela Nelore com 60,5% de rendimento de carcaça
Abate técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu comprova eficiência do Nelore PO e destaca rendimento acima da média nacional
Continue Reading Abate técnico revela Nelore com 60,5% de rendimento de carcaça
Aumenta a área cultivada com sorgo
Apesar da expansão da área cultivada impulsionar a safra, secas no Centro-Sul reduziram o rendimento por hectare. A análise bromatológica mostra a competitividade do grão como alternativa ao milho.
Continue Reading Aumenta a área cultivada com sorgo
Exportações de madeira acumulam queda de 3% em 2025
Conflitos e questões políticas internacionais impactaram o comércio exterior brasileiro no ano passado. Resiliência e busca por novos mercados marcaram o período.
Continue Reading Exportações de madeira acumulam queda de 3% em 2025
Clima favorece soja no Paraguai e produção pode superar 11 milhões de toneladas em 2026
De acordo com a StoneX, chuvas bem distribuídas em dezembro e alongamento do ciclo melhoram as perspectivas da oleaginosa.





