Clima também muda no Nordeste, que deve ter um fim de semana com precipitações; Nova frente fria leva chuva, geada e baixas temperaturas à região Sul
Uma nova frente fria que chegou na Região Sul deve estacionar sobre a área do país neste fim de semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de declínio de temperatura para o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, mas avanço do clima pode causar aviso de onda de frio para essa porção do país.
Neste sábado, 06, a chuva deve chegar ao norte gaúcho e ao sul de Santa Catarina. Já no domingo, 07, as precipitações se estendem e atingem também o restante catarinense e o sul do Paraná. Os acumulados esperados para os dois dias podem variar de 100 a 150 milímetros em algumas localidades.
Com o avanço da frente fria, as baixas temperaturas ganham mais força com mínimas abaixo de 3ºC e máximas de até 12ºC, especialmente no sul gaúcho. A previsão também não descarta geadas, principalmente, na região da campanha e no sudeste do RS.
Além do Sul, o litoral do Nordeste também deve receber chuvas no primeiro fim de semana de julho. Entre o Rio Grande do Norte até Alagoas, a umidade que vem do oceano deve provocar precipitações. Os volumes não devem ser altos, mas a chuva deve ser contínua, também conhecida como chuvas de inverno.
Norte do Pará e do Amazonas, além de Amapá e Roraima devem ter um sábado e domingo chuvosos, especialmente no período da tarde. Por lá, o que causa essas pancadas, que podem vir acompanhadas de trovoadas, é a umidade e o calor.
Tempo seco e quente predomina no centro do país
Na porção central do país, uma massa de ar seco e quente deve elevar as temperaturas em algumas localidades, como sul do Pará e em Mato Grosso e norte de Goiás. As máximas podem ficar entre 36ºC e 37ºC. Além disso, a umidade deve ficar abaixo dos 30%.
Já o Pantanal sul-mato-grossense pode ter um alívio nas queimadas, já que a frente fria do Sul pode diminuir um pouco as temperaturas e levar umidade para a área. Apesar disso, não deve ter chuvas por lá.
Fonte: Agro Estadão
USDA eleva estimativa de produção de soja no Brasil em 2025/26 a 178 milhões de t
A estimativa de embarques passou de 112,50 milhões para 114 milhões de toneladas. Os números constam do relatório de oferta e demanda de janeiro.
Continue Reading USDA eleva estimativa de produção de soja no Brasil em 2025/26 a 178 milhões de t
Valorização da mulher no agro
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2026 como o Ano Internacional da Mulher Agricultora e confiou à FAO a coordenação da agenda global.
Continue Reading Valorização da mulher no agro
Nova lei paraguaia abre caminho para cultivo de tilápia no reservatório de Itaipu
Até então, a atividade era inviável no lado paraguaio por restrições legais, apesar de estudos técnicos já apontarem a viabilidade ambiental e produtiva do cultivo da tilápia no reservatório.
Continue Reading Nova lei paraguaia abre caminho para cultivo de tilápia no reservatório de Itaipu
BC concorda com inspeção sobre Banco Master, diz presidente do TCU
O ministro esteve reunido nesta tarde com o presidente do BC, Gabriel Galípolo e disse que a autoridade monetária garantiu acesso aos documentos que fundamentaram a decisão.
Continue Reading BC concorda com inspeção sobre Banco Master, diz presidente do TCU
SCL Agro amplia estrutura fabril e reforça eficiência industrial e logística
Investimentos estruturantes fortalecem a capacidade produtiva da companhia, elevam padrões técnicos e preparam a operação para atender às demandas crescentes do agronegócio.
Continue Reading SCL Agro amplia estrutura fabril e reforça eficiência industrial e logística
Paixão, dedicação e nutrição transformam haras paranaense em potência do turfe
Conquista do puro-sangue inglês Obataye na maior prova de turfe argentino coroa trajetória de sucesso do Haras Rio Iguassu, após faturar seis das 21 provas de Grupo 1 em 2025.
Continue Reading Paixão, dedicação e nutrição transformam haras paranaense em potência do turfe





