Clima também muda no Nordeste, que deve ter um fim de semana com precipitações; Nova frente fria leva chuva, geada e baixas temperaturas à região Sul
Uma nova frente fria que chegou na Região Sul deve estacionar sobre a área do país neste fim de semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de declínio de temperatura para o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, mas avanço do clima pode causar aviso de onda de frio para essa porção do país.
Neste sábado, 06, a chuva deve chegar ao norte gaúcho e ao sul de Santa Catarina. Já no domingo, 07, as precipitações se estendem e atingem também o restante catarinense e o sul do Paraná. Os acumulados esperados para os dois dias podem variar de 100 a 150 milímetros em algumas localidades.
Com o avanço da frente fria, as baixas temperaturas ganham mais força com mínimas abaixo de 3ºC e máximas de até 12ºC, especialmente no sul gaúcho. A previsão também não descarta geadas, principalmente, na região da campanha e no sudeste do RS.
Além do Sul, o litoral do Nordeste também deve receber chuvas no primeiro fim de semana de julho. Entre o Rio Grande do Norte até Alagoas, a umidade que vem do oceano deve provocar precipitações. Os volumes não devem ser altos, mas a chuva deve ser contínua, também conhecida como chuvas de inverno.
Norte do Pará e do Amazonas, além de Amapá e Roraima devem ter um sábado e domingo chuvosos, especialmente no período da tarde. Por lá, o que causa essas pancadas, que podem vir acompanhadas de trovoadas, é a umidade e o calor.
Tempo seco e quente predomina no centro do país
Na porção central do país, uma massa de ar seco e quente deve elevar as temperaturas em algumas localidades, como sul do Pará e em Mato Grosso e norte de Goiás. As máximas podem ficar entre 36ºC e 37ºC. Além disso, a umidade deve ficar abaixo dos 30%.
Já o Pantanal sul-mato-grossense pode ter um alívio nas queimadas, já que a frente fria do Sul pode diminuir um pouco as temperaturas e levar umidade para a área. Apesar disso, não deve ter chuvas por lá.
Fonte: Agro Estadão
Petrobras retoma produção de ureia e reforça política nacional de fertilizantes; vídeo
Com capacidade para produzir 1,8 mil toneladas de ureia por dia, reativação da fábrica marca o retorno da Petrobras ao setor de fertilizantes e reduz a dependência externa de um insumo estratégico para o agronegócio brasileiro
EUA vendem 377,6 mil t de milho da safra 2025/26, revela USDA
Vendas de milho dos EUA caem 49% na semana, segundo o USDA. Coreia do Sul, Japão e México lideram as compras da safra 2025/26.
Continue Reading EUA vendem 377,6 mil t de milho da safra 2025/26, revela USDA
Empresa anuncia crédito rural a partir de 3% ao ano e detalha condições de contratação
Com mais de R$ 700 milhões já intermediados, a ConsulttAgro oferece crédito rural com juros a partir de 3% ao ano e prazos de até 15 anos, criando alternativas que impulsionam a modernização e novos investimentos no campo. O início do ano coloca o Brasil diante de um cenário político e econômico permeado por incertezas,…
Incêndios florestais se alastram no sudeste da Austrália, autoridades alertam sobre condições “catastróficas”
Incêndios florestais atingem Victoria, na Austrália, com alerta catastrófico, calor acima de 40 °C e risco de perdas humanas e materiais.
Lula veta integralmente projeto de dosimetria que reduziria pena de Bolsonaro e envolvidos no 8 de janeiro
Lula veta projeto da dosimetria que reduziria penas por atos de 8 de janeiro. Congresso ainda pode derrubar veto presidencial.
IA aumentará demanda de cobre em 50% até 2040, mas mais minas serão necessárias, diz S&P
A demanda global por cobre pode crescer 50% até 2040, impulsionada por IA, defesa e eletrificação, mas a oferta pode não acompanhar.





