Clima também muda no Nordeste, que deve ter um fim de semana com precipitações; Nova frente fria leva chuva, geada e baixas temperaturas à região Sul
Uma nova frente fria que chegou na Região Sul deve estacionar sobre a área do país neste fim de semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de declínio de temperatura para o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, mas avanço do clima pode causar aviso de onda de frio para essa porção do país.
Neste sábado, 06, a chuva deve chegar ao norte gaúcho e ao sul de Santa Catarina. Já no domingo, 07, as precipitações se estendem e atingem também o restante catarinense e o sul do Paraná. Os acumulados esperados para os dois dias podem variar de 100 a 150 milímetros em algumas localidades.
Com o avanço da frente fria, as baixas temperaturas ganham mais força com mínimas abaixo de 3ºC e máximas de até 12ºC, especialmente no sul gaúcho. A previsão também não descarta geadas, principalmente, na região da campanha e no sudeste do RS.
Além do Sul, o litoral do Nordeste também deve receber chuvas no primeiro fim de semana de julho. Entre o Rio Grande do Norte até Alagoas, a umidade que vem do oceano deve provocar precipitações. Os volumes não devem ser altos, mas a chuva deve ser contínua, também conhecida como chuvas de inverno.
Norte do Pará e do Amazonas, além de Amapá e Roraima devem ter um sábado e domingo chuvosos, especialmente no período da tarde. Por lá, o que causa essas pancadas, que podem vir acompanhadas de trovoadas, é a umidade e o calor.
Tempo seco e quente predomina no centro do país
Na porção central do país, uma massa de ar seco e quente deve elevar as temperaturas em algumas localidades, como sul do Pará e em Mato Grosso e norte de Goiás. As máximas podem ficar entre 36ºC e 37ºC. Além disso, a umidade deve ficar abaixo dos 30%.
Já o Pantanal sul-mato-grossense pode ter um alívio nas queimadas, já que a frente fria do Sul pode diminuir um pouco as temperaturas e levar umidade para a área. Apesar disso, não deve ter chuvas por lá.
Fonte: Agro Estadão
Surto de febre aftosa coloca pecuária da África do Sul em alerta máximo
Surto de febre aftosa na África do Sul mobiliza plano emergencial com envio de milhões de vacinas; meta prevê cobertura superior a 80% nos rebanhos comunitários e até 100% em confinamentos
Continue Reading Surto de febre aftosa coloca pecuária da África do Sul em alerta máximo
Soja brasileira bate recorde em 2025 impulsionada pela China
Para este ano, acordo comercial entre China e EUA deve retomar volumes de compras de soja norte-americana; safra brasileira deve ter novo recorde
Continue Reading Soja brasileira bate recorde em 2025 impulsionada pela China
Embrapa amplia acesso a novas variedades de mandioca; veja como adquirir
Embrapa lança edital para licenciamento de viveiristas e amplia acesso a novas variedades de mandioca; confira os valores, recomendação de plantio e local de retirada
Continue Reading Embrapa amplia acesso a novas variedades de mandioca; veja como adquirir
‘Luxo de boiada’: vídeo revela precocidade e alto padrão do gado abatido no Sul do Brasil
Precocidade, genética de ponta e manejo eficiente resultam em uma boiada jovem, pesada e com padrão de carne muito acima da média nacional
Gripe aviária volta a acender alerta em Mato Grosso e expõe fragilidade sanitária no país
O Mapa confirmou a presença do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma propriedade rural com aves domésticas de subsistência, em Acorizal.
Piscicultura inicia 2026 com mercado aquecido e retomada de preços
PEIXE BR destaca continuidade dos investimentos, custos mais estáveis e novas oportunidades no mercado externo, especialmente para filé congelado.
Continue Reading Piscicultura inicia 2026 com mercado aquecido e retomada de preços





