O conteúdo teórico será disponibilizado gratuitamente de forma digital, permitindo que o candidato estude por conta própria.
As novas regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começam a valer nesta semana, após aprovação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As mudanças trazem maior flexibilidade e redução de custos para os candidatos, além da digitalização de boa parte do processo.
A partir de agora, não é mais obrigatório frequentar aulas em autoescola para iniciar o processo de habilitação. O conteúdo teórico será disponibilizado gratuitamente de forma digital, permitindo que o candidato estude por conta própria. Quem preferir ainda poderá optar pelo estudo presencial em autoescolas ou instituições credenciadas.
Na parte prática, a carga mínima de 20 horas-aula foi reduzida para apenas 2 horas. As aulas podem ser feitas com instrutores autônomos credenciados pelos Detrans ou pelo método tradicional, inclusive com a possibilidade de utilizar o próprio veículo do candidato.
O processo também foi modernizado: a solicitação da CNH pode ser iniciada totalmente pela internet, seja pelo site do governo ou pela nova versão do aplicativo CNH do Brasil, que substitui a Carteira Digital de Trânsito. O app reúne o conteúdo teórico e acompanha todas as etapas da habilitação.
Apesar das mudanças, continuam obrigatórios o exame médico, a coleta biométrica e as provas teórica e prática.
Segundo o governo, as novas medidas podem reduzir em até 80% o custo total para obtenção da CNH, ampliando o acesso à habilitação em todo o país. As regras e o novo aplicativo foram oficialmente lançados em cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro dos Transportes, Renan Filho.
VEJA TAMBÉM:
- Indicador do etanol hidratado sobe pela 8ª semana seguida
- Indicador do açúcar cristal branco volta a cair
- Preços do trigo têm movimentos distintos dentre as praças
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.