Novilhas ganham dispositivo exclusivo para reprodução via IATF

A novidade em relação à IATF de novilhas precoces, superprecoces e regulares será apresentada durante a Acricorte, em Cuiabá (MT); evento acontece nos dias 10 e 11 de julho

Nos últimos nove anos, o uso da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) nas matrizes em idade reprodutiva mais que dobrou no Brasil, segundo dados do INDEX ASBIA, indicador fornecido pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial. O salto observado foi de 10,58%, em 2015, para 20,46%, em 2024. No mesmo relatório, estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul registraram 22% e 28%, respectivamente.

O grande diferencial desta biotecnologia reprodutiva tem sido o aumento da eficiência produtiva do rebanho, resultado da maior fertilidade das matrizes, da produção de bezerros mais pesados e de melhor qualidade, e, principalmente, da redução do intervalo entre partos. Em relação a esse último benefício, observa-se uma tendência crescente de inserção precoce das novilhas nos programas reprodutivos.

Entretanto, alguns pecuaristas notaram dificuldades na sincronização de cio de fêmeas mais jovens com uso dos dispositivos intravaginais convencionais, normalmente utilizados em vacas. Atenta ao mercado e pensando no bem-estar animal, a GlobalGen vet science desenvolveu o Repro one Novilhas, a mais recente novidade da empresa que será apresentada durante a Acricorte, nos dias 10 e 11 de julho, em Cuiabá (MT).

O dispositivo intravaginal monodose é anatomicamente adaptado ao aparelho reprodutivo de novilhas precoces e regulares, gerando maior conforto à categoria. “O mercado entendeu a importância de desafiar as novilhas à IATF mais cedo nos sistemas produtivos, portanto, fazia-se necessário o acesso a uma tecnologia que garantisse maior conforto, ao mesmo tempo que também facilitasse o próprio manejo de IATF”, explica Alexandre Prata, gerente técnico da GlobalGen.

Repro one Novilhas foi amplamente testado, com resultados surpreendentes em vários estudos coordenados pelo professor Roberto Sartori (Esalq/USP), junto ao corpo técnico da GlobalGen, com o objetivo de analisar o comportamento animal durante o protocolo de IATF, além de validar sua eficiência, ainda que seja consideravelmente menor comparado à versão tradicional.

novilhas nelore pintado de vermelho - Rancho Prado Verde - fotao
Foto: Rancho Prado Verde

Liberação de progesterona

Em resumo, a concentração de progesterona na corrente sanguínea não apresentou diferença entre as novilhas de corte da raça Nelore que receberam os dispositivos Repro one e Repro one Novilhas. Do dia zero (D0) até o momento da retirada, no dia nove (D9), o perfil de progesterona se manteve igual.

Níveis de estresse

Para medir o bem-estar animal, as pesquisas se concentraram em monitorar os níveis de cortisol – o hormônio do estresse – no momento de inserção dos dois implantes (hora zero) e também na hora um e hora dois após a inserção. Em média, as amostras coletadas de fêmeas com Repro one Novilhas mantiveram-se abaixo de 1,5 ng/ml enquanto aquelas com Repro one convencional ficaram acima.

Na hora um, o primeiro grupo continuou próximo de 1,5 ng/ml; o segundo ficou acima de 2,5 ng/ml. Na hora dois, aquelas com o produto adaptado anatomicamente seguiram abaixo de 2ng/ml, enquanto as demais, com o convencional, subiram para 3ng/ml. Também vale ressaltar a observação do ato de levantar a cauda durante a permanência do dispositivo. O professor Sartori explica que todas levantam, por se tratar de um corpo estranho na vagina, mas, no geral, o Repro one Novilhas incomoda menos.

Reação inflamatória

No momento de retirada dos dispositivos, também se analisou a presença de células inflamatórias. O Repro one Novilhas apresentou apenas 31% de células inflamatórias, ao passo que a versão convencional registrou 71%. A mesma proporção foi vista em relação à presença e coloração do muco, popularmente conhecida como “vaginite”. Cerca de 88% dos dispositivos Repro one Novilhas estavam limpos e a parcela com Repro one ficou em 42%.

Ganho de peso

O status nutricional está diretamente relacionado à taxa de prenhez, pois fêmeas magras têm maior dificuldade de emprenhar. Nos experimentos realizados, o Repro one Novilhas proporcionou maior GMD (ganho médio diário): 0,590 contra 0,180 kg/dia. Além disso, 75% das novilhas apresentaram ganho de peso, mostrando mais uma vez o seu potencial em gerar bem-estar nesta categoria animal.

“Os estudos com o Repro one Novilhas nos trouxeram muitos resultados interessantes. Notamos que ele incomoda menos, por isso a novilha se alimenta melhor, ganha mais peso e produz mais”, resume Gabriel Sandoval, gerente de Marketing da GlobalGen. A taxa de concepção das novilhas precoces ou regulares sincronizadas com o novo dispositivo está entre 35 e 55%, o que, segundo Sandoval, é um ótimo resultado, por se tratar de uma categoria desafio, e, da mesma forma que o Repro one tradicional, apresenta menos de 1% de perdas.

Especializada em reprodução animal, a GlobalGen oferece uma linha reprodutiva desenvolvida com base na expertise de pesquisadores renomados que criaram o primeiro protocolo de IATF de escala mundial, ainda na década de 1990. São eles os professores norte-americanos Milo Wiltbank e Richard Pursley. A empresa ainda se destaca por possuir programas e protocolos adaptados a diversas realidades de produção da pecuária brasileira, com forte investimento em pesquisa e inovação.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM