
Quanto vale a terra no Brasil? A sociedade brasileira encontrará a resposta a esta pergunta no Atlas e no Sismet, que estamos lançando. Dessa forma, o Incra passa a fornecer, de maneira acessível, as informações mais precisas existentes no país sobre o preço da terra rural
Os estudos, metodologicamente fundamentados, são feitos a partir de amostras de dados de preços de áreas reunidos e analisados regularmente em 244 regiões homogêneas convencionadas como Mercados Regionais de Terras (MRT).
Estudos metodologicamente fundamentados feitos a partir de amostras de dados de preços de áreas reunidos e analisados regularmente em 244 regiões homogêneas convencionadas como Mercados Regionais de Terras (MRT) formam o Sistema de Mercado de Terras (Simet) e do Atlas do Mercado de Terras, lançado nesta sexta-feira (10/11) pelo Incra, na sede do órgão em São Luís, no Maranhão. Segundo divulgação, o material visa referenciar as tendências de valores de terras rurais de forma padronizada para todo o Brasil.
O lançamento dos dados, trata-se de serviços fornecidos pelo instituto para referenciar as tendências de valores de terras rurais de forma padronizada, aliando os estudos, metodologicamente fundamentados, que foram feitos a partir de amostras de dados de preços de áreas reunidos e analisados regularmente, colaborando para melhor avaliação.
“Quanto vale a terra no Brasil? A sociedade brasileira encontrará a resposta a esta pergunta no Atlas e no Sismet, que estamos lançando. O Incra passa a fornecer, de maneira acessível, as informações mais precisas existentes no país sobre o preço da terra rural”, anuncia o diretor de Gestão Estratégica, Gustavo Souto de Noronha.
Desde a década de 1990, o instituto executa esse rigoroso processo de monitoramento por meio da coleta regular de informações, como transações, ofertas e opiniões, bem como pela elaboração de avaliações de imóveis para fins de incorporação ao Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).
“São mais de 30 anos de experiência prática que credenciam o Incra a se manifestar publicamente sobre o valor da terra rural, um dos ativos de maior importância à economia nacional e, consequentemente, ao Estado”, explica o chefe da Divisão de Análises e Estudos do Mercado de Terras da autarquia, Carlos Shigeaky.
Sistemática
Os dados de valores de terras no Simet serão os consignados nos Atlas do Mercado de Terras, elaborados, anualmente, a partir dos Relatórios de Análise dos Mercados de Terras (RAMT), produzidos regularmente pelas superintendências regionais do Incra nos estados.
O RAMT é um instrumento de diagnóstico, estudo e análise feito após pesquisa ampla nos diferentes mercados de imóveis rurais observados no país. Esta dinâmica mercantil é compreendida pelo emprego de critérios e métodos de estatística adequados, a partir de amostras coletadas periodicamente.
Nos RAMT estão contidas as Planilhas de Preços Referenciais (PPR), nas quais são relacionados os usos de imóveis rurais com valores por hectare em espaços geográficos delimitados pelos Mercados Regionais de Terras (MRT).
Desta forma, para cada um dos 244 MRT, que é subdividido o Brasil, se tem uma respectiva PPR. As planilhas trazem os preços de imóveis com benfeitorias: chamados de Valor Total de Imóveis (VTI), e sem benfeitorias: o Valor da Terra Nua (VTN).
Com valores mínimos, médios e máximos de VTI e VTN por hectare, por uso do solo observável, chega-se ao resultado que é disponibilizado à sociedade de forma acessível e gratuitamente pelo Incra por meio da publicação do repositório oficial Simet.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. SG Agronegócio, parceira da MF Rural, já liberou R$ 1,2 bilhões de recursos para o setor; empresárias são especialistas em crédito rural para compra de imóvel rural e outras operações com juros a partir de 2% a.a. Continue Reading Empresa parceira da MF Rural oferta crédito rural com juros a partir de 2% ao ano José Donizete Paifer, referência do agronegócio brasileiro fala sobre o aumento dos preços dos alimentos e endividamento dos produtores rurais; ‘custo Brasil’ está cobrando seu preço Continue Reading Agro em colapso? Grande produtor denuncia situação crítica no campo O evento será realizado às 10 horas, com recepção às 9h30, no auditório do Fundecitrus. Haverá transmissão ao vivo. Continue Reading Safra da laranja 2025/26: Fundecitrus fará anúncio de estimativa no dia 9 de maio Lenda das arenas, o “Super Looper”, Roy Cooper fez história com oito títulos mundiais, revolucionou o tie-down roping com velocidade e técnica, e abriu caminho para uma dinastia familiar no rodeio profissional Continue Reading Morre Roy Cooper, o maior nome do rodeio e oito vezes campeão mundial Localizada em uma região de campos rasos sobre solo basáltico, a propriedade apresentou aos visitantes a adaptação do Braford às condições naturais da fronteira oeste gaúcha. Continue Reading Genética de excelência marca a parada na Estância Bela Vista do Mundial Braford Segundo informações da Federarroz, a expectativa é de negócios em boa escala especialmente para países da América Central. Continue Reading Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025Empresa parceira da MF Rural oferta crédito rural com juros a partir de 2% ao ano
Agro em colapso? Grande produtor denuncia situação crítica no campo
Safra da laranja 2025/26: Fundecitrus fará anúncio de estimativa no dia 9 de maio
Morre Roy Cooper, o maior nome do rodeio e oito vezes campeão mundial
Genética de excelência marca a parada na Estância Bela Vista do Mundial Braford
Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025