
A nova estrutura representa um avanço significativo na capacidade de estufagem interna de grãos, como soja, milho e farelos.
A Brado acaba de inaugurar seu segundo tombador de caminhões no terminal de Rondonópolis (MT). A capacidade instalada do equipamento possibilita operações simultâneas, podendo dobrar o volume de produção e alcançar até 180 caminhões por dia.
A nova estrutura representa um avanço significativo na capacidade de estufagem interna de grãos, como soja, milho e farelos, otimizando o fluxo logístico em um momento crucial para o agronegócio brasileiro. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima um aumento de aproximadamente 11% na produção brasileira de milho para a safra 2024/25 em comparação com a safra anterior, alcançando 328,3 milhões de toneladas. Mato Grosso, um dos principais polos produtores, liderou a exportação de milho em 2024 com mais de 43 milhões de toneladas.
No que se refere à soja, a Conab aponta para um crescimento de cerca de 14% na safra nacional de 2024/25, com uma produção estimada em 167,37 milhões de toneladas. Mato Grosso também se destaca, liderando as exportações de soja em 2024 com 24,89 milhões de toneladas.

A partir do terminal de Rondonópolis, a Brado transporta milho para as indústrias de alimentos do interior paulista; farelo de soja, soja e farelo de milho (DDG) para exportação. Diferente dos grãos transportados em navios graneleiros, os produtos em contêineres ganham qualidade e segurança, já que o contêiner sai lacrado do terminal. A solução também atende a demanda de compradores menores.
O novo tombador também minimiza o risco de contaminação cruzada entre diferentes tipos de cargas, como grãos e farelos, e reduz a necessidade de paradas para limpeza e manutenção, otimizando significativamente o tempo de resposta e a eficiência operacional. O equipamento também resulta em menos filas e paradas, aumentando a fluidez no recebimento de caminhões, contribuindo para a disponibilidade operacional do terminal em um período de alta demanda pelas safras.
Fonte: Revista Cultivar
VEJA TAMBÉM:
- PR destrói mais de 10 milhões de ovos para proteger status sanitário
- Definidos jurados da segunda Fenagen Promebo
- ExpoBrangus começa julgamentos nesta terça-feira
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.