Nutrição adequada é decisiva para o desenvolvimento muscular de potros

Garanta o desenvolvimento muscular de potros no pós-desmame. Saiba como a nutrição correta evita prejuízos e forma cavalos fortes e resistentes.

O desenvolvimento muscular dos equinos acontece, principalmente, em seus primeiros meses de vida, quando músculos e esqueleto estão em plena formação. Esse é um período crítico e o criador deve redobrar suas atenções ao fornecimento de nutrientes para o animal. “Em caso de deficiência na dieta, os prejuízos podem ser permanentes para toda a vida do cavalo, que não conseguirá atingir seu potencial na construção muscular e consequentemente no esporte”, explica a médica-veterinária Julia Izoldi, coordenadora nacional da linha Equistro da Vetoquinol Saúde Animal.

O pós-desmame é o momento mais decisivo, pois o potro precisa receber alimentação de qualidade, já que o leite materno se torna incapaz de atender às exigências nutricionais do animal. A interpretação correta da chegada desse período ajuda no planejamento de uma dieta rica em nutrientes essenciais. Dessa maneira, é possível promover uma transição alimentar que contribui com o desenvolvimento do potro.

“A mudança da dieta do leite materno para uma alimentação sólida exige adaptação do trato digestivo do potro, que deve ser bem feita, pois ele pode acabar tendo problemas que o impactam nesse momento tão importante, caracterizado por grande demanda de energia e proteína, como redução no apetite, risco de diarreia e perda de peso. Essas condições impactam a digestão e a construção muscular”, destaca Júlia. “Nos primeiros meses de vida, o sistema digestivo e enzimático de potros passa por um processo crítico de maturação”.

Há ainda impactos de estresse fisiológico e imunológico com a separação da mãe e o manejo necessário para mudança de local onde ele agora viverá. Nessas situações, os animais tendem a ter redução no apetite e queda importante da absorção de nutrientes, o que inibe a síntese de proteína. “Por isso, o criador deve unir um manejo cuidadoso e o fornecimento de uma dieta proteica completa para não ter prejuízos no futuro“, orienta a veterinária.

Aliada das boas práticas que contribuem com o desenvolvimento muscular de potros, a suplementação é uma das principais ferramentas recomendadas. Destaque para o pacote nutricional que reúne duas ou mais tecnologias, como é o caso do Protocolo para Potros, constituído por Mega Base® Junior e Myo Power® Pellet.

“Indicamos esse protocolo com dois suplementos de destaque da Vetoquinol que compõem a reconhecida mundialmente Linha Equistro. Mega Base® Junior fornece cálcio, fósforo, vitaminas e outros minerais importantes. Já Myo Power® Pellet conta com proteínas de rápida absorção, o aminoácido L-leucina e outros 18 tipos de aminoácidos determinantes para essa fase dos potros”, detalha Lucas Croffi, gerente de produto da Vetoquinol.

Indicado para potros de 30 dias a 36 meses, o protocolo é um aliado importante da boa alimentação e do manejo racional para formar animais adultos resistentes, bem desenvolvidos e com menor probabilidade de se lesionar.

Sobre a Vetoquinol

Saúde Animal A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2024, o faturamento global foi de € 539 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de mais de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019. No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM