Nutrição de alta qualidade é chave para transformar genética em lucro na pecuária

Otimização do manejo nutricional impacta o tempo que o animal leva para atingir o peso de abate ou a maturidade reprodutiva, gerando eficiência e maior retorno sobre capital investido

A genética é fundamental para o sucesso de um rebanho bovino, principalmente quando associada à nutrição e ao manejo adequados. “Quando a genética é combinada à nutrição direcionada, obtemos maior eficiência alimentar e ganho de peso”, pois o animal precisa de um aporte nutricional específico para expressar todo o seu potencial genético, impulsionando os resultados dos pecuaristas”, explica o doutor em Agronomia José Leonardo Ribeiro, gerente de produtos de ruminantes da Guabi Nutrição e Saúde Animal. A interconexão vital entre genética, nutrição e lucratividade será o foco da 18ª Expogenética, a maior exposição de animais zebuínos avaliados no Brasil, que acontece de 15 a 24 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

Segundo o especialista, a nutrição de qualidade desempenha um papel central no desenvolvimento produtivo e reprodutivo dos animais. “Um programa nutricional bem planejado e executado não apenas otimiza o crescimento e a reprodução, mas também contribui para a saúde geral do rebanho, minimizando as perdas”, destaca. Ribeiro ressalta que essa abordagem estratégica se traduz diretamente em maior retorno financeiro aos criadores. “A otimização do manejo nutricional impacta diretamente o tempo que o animal leva para atingir o peso de abate ou a maturidade reprodutiva”, observa.

Na Expogenética, a Guabi apresentará soluções nutricionais projetadas para atender às necessidades específicas de animais de alto valor genético. No Espaço Guabi, a empresa oferece um portfólio de produtos que visam maximizar o desempenho de touros a pasto e da genética comercial, traduzindo o investimento genético em resultados tangíveis, como aumento de produtividade e rentabilidade.

Uma solução para cada desafio

Para novilhas e vacas em fase de reprodução, a empresa oferece:

  • Guabiphos 90 Reprodução (9% de fósforo).
  • Guabiphos Performance, recém-lançado, com minerais orgânicos mais biodisponíveis, visando maior eficiência reprodutiva (mais bezerros produzidos) e produtiva (bezerros mais pesados na desmama).

Como evolução ao suplemento mineral linha branca, a recomendação é o Guabitech Aditivado: mineral “adensado” com 18% de proteína bruta, minerais orgânicos, ureia de liberação lenta, probiótico e prebiótico.
“Embora o consumo seja maior, é esperado aumento da taxa de prenhez (cerca de +3 p.p.) e maior peso à desmama dos bezerros (em torno de +10 kg), traduzindo-se em maior lucro para as fazendas”, explica Ribeiro.

Os suplementos Guabitech 30 Secas e Guabitech 30 Secas PE oferecem aporte proteico e energético superior, acelerando o ganho de peso e as taxas de prenhez. Já a Gordolot Piquete é uma ração para semiconfinamento de vacas receptoras e tourinhos, garantindo cuidado nutricional específico para gerar produtos de alto valor genético.

Ganhos do programa nutricional

Ribeiro reforça que um programa nutricional completo deve considerar produto e manejo (espaço de cocho, mão de obra).
“Para animais em recria e engorda, o ganho de peso adicional obtido com suplementação proteica-energética paga o investimento e ainda gera lucro”, aponta.

“Em se tratando de fêmeas, sem mensurar taxa de prenhez, natalidade e peso à desmama, o produtor não enxerga o benefício da suplementação”, pondera Ribeiro.
“Suplementos minerais proteicos ou proteico-energéticos permitem melhor aproveitamento do pasto, ganho maior de peso por dia, pagamento do investimento e aceleração da rentabilidade do pecuarista”, compara.

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM