O uso de fertilizante é essencial para aumentar a produção e a qualidade das lavouras, além de ser um poderoso instrumento.
O protagonismo do Brasil como fornecedor mundial de alimentos e a importância dos fertilizantes na reposição de nutrientes do solo garantindo produtividade e qualidade das safras é um dos temas que serão debatidos no 10º Congresso Brasileiro de Fertilizantes (CBFer), que acontece amanhã (29/08).
O diretor-presidente da EuroChem na América do Sul, Gustavo Horbach, conversa sobre o assunto com Alexandre Mendonça de Barros, da MB Agro Consultoria, Maisa Romanello, Especialista de Fertilizantes da Safras & Mercado, e Guilherme Bastos, Coordenador do FGVAgro, no painel O Brasil e os fertilizantes como solução aos desafios globais.
Horbach ressalta que o potencial agrícola brasileiro atrai olhares do mundo todo, em virtude do aumento da demanda por alimentos e a preocupação global com a segurança alimentar. “O Brasil deu um salto em produtividade agrícola nos últimos anos e o setor continua em franca expansão. O uso de fertilizante é essencial para aumentar a produção e a qualidade das lavouras, além de ser um poderoso instrumento na recuperação de solos degradados, evitando a abertura de novas áreas. O fertilizante é aliado da agricultura sustentável”, explica.
Considerando a importância estratégica dos fertilizantes, as medidas para reduzir a importação dos insumos, que hoje gira em torno de 85% do consumo interno, precisam ser debatidas. “O Brasil só conseguirá reduzir a dependência externa de fertilizantes em parceria com a iniciativa privada e em longo prazo. Neste sentido, o esforço da EuroChem no Brasil está alinhado com o Plano Nacional de Fertilizantes, sobretudo com o Projeto de Salitre. Quando estiver concluído, no primeiro trimestre de 2024, Salitre adicionará 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados no mercado brasileiro. Será nossa contribuição inicial para alavancar a produção nacional”, destaca Horbach.
Promovida pela a Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), a 10ª edição do CBFer tem formato híbrido e será transmitida pelo canal do YouTube [1] da ANDA. As inscrições são gratuitas para a transmissão online e podem ser realizadas no site do evento (https://congressoanda.com.br/ [2] ). Além do painel mediado por Horbach, a programação conta com mais três painéis: Novos mecanismos globais para transição energética; Desafios para atender as novas metas climáticas globais; O Plano Nacional de Fertilizantes e as oportunidades para os investimentos.
Sobre a EuroChem
A EuroChem é uma das líderes globais em produção de fertilizantes e uma das três empresas do mundo com capacidade de fabricação dos três grupos de nutrientes primários: nitrogênio, fósforo e potássio. Verticalmente integrada, a EuroChem está expandindo sua capacidade de produção e distribuição nas principais regiões do mundo, com presença comercial em mais de 100 países, impulsionando o desenvolvimento da agricultura com soluções inovadoras e contribuindo para a produção de alimentos.
O Grupo possui importantes unidades de produção na Rússia, Bélgica, Cazaquistão e Lituânia, empregando mais de 28 mil pessoas em 40 países.
Na América do Sul, a EuroChem está presente de norte a sul do Brasil, com 22 unidades de mistura e distribuição da EuroChem Fertilizantes Tocantins e da Fertilizantes Heringer, da qual detém o controle acionário; e com a EuroChem Salitre, primeira unidade de produção fora da Europa, que em 2024 contribuirá com 15% do consumo brasileiro de fosfatados. O Grupo atua ainda na Argentina com a EuroChem Emerger Fertilizantes.
Serviço:
Congresso Brasileiro de Fertilizantes
Data: 29 de agosto, 8h às 18h
Formato híbrido – youtube e WTC Sheraton São Paulo Hotel
Informações e inscrições: https://congressoanda.com.br/
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Retrospectiva relembra como Don Toro HJG transformou conquistas em legado e se firmou entre os grandes da raça. Veja os principais destaques da pecuária leiteira em 2025: produção recorde, queda de preços, crise das importações e o avanço da tecnologia no campo Continue Reading Retrospectiva 2025: Principais destaques da pecuária leiteira Recordes milionários, genética de elite e o protagonismo absoluto do Brasil. Com os bovinos mais valorizados do mundo, a pecuária atingiu um novo patamar global — e o Nelore brasileiro lidera essa história. Continue Reading Conheça os bovinos mais valorizados do mundo, com Nelore no topo do ranking Com tecnologia inédita da maior fazenda oceânica, estrutura de 385 metros e operação quase autônoma, a Havfarm 1 transforma o mar aberto em um polo produtivo capaz de criar salmão em larga escala, mesmo em mar agitado. Continue Reading Conheça a maior fazenda oceânica que cria 10.000 toneladas de salmão; vídeo Projeto bilionário para 272 mil vacas em lactação – maior fazenda de leite do mundo – simboliza a aposta da Argélia na autossuficiência, redefine a escala da pecuária leiteira global e reposiciona o norte da África no mapa dos lácteos Auditores fiscais agropecuários serão maioria entre os novos adidos agrícolas do Brasil no exterior a partir de 2026, reforçando mercados e exportações. Continue Reading Auditores fiscais ocupam 13 das 14 vagas de adidos agrícolas em missões em 2026Don Toro HJG se consagra um dos maiores nomes do Quarto de Milha em ano de conquistas
Retrospectiva 2025: Principais destaques da pecuária leiteira
Conheça os bovinos mais valorizados do mundo, com Nelore no topo do ranking
Conheça a maior fazenda oceânica que cria 10.000 toneladas de salmão; vídeo
Maior fazenda de leite do mundo recebe US$ 3,5 bilhões e cria complexo para 272 mil vacas
Auditores fiscais ocupam 13 das 14 vagas de adidos agrícolas em missões em 2026





