
O uso de fertilizante é essencial para aumentar a produção e a qualidade das lavouras, além de ser um poderoso instrumento.
O protagonismo do Brasil como fornecedor mundial de alimentos e a importância dos fertilizantes na reposição de nutrientes do solo garantindo produtividade e qualidade das safras é um dos temas que serão debatidos no 10º Congresso Brasileiro de Fertilizantes (CBFer), que acontece amanhã (29/08).
O diretor-presidente da EuroChem na América do Sul, Gustavo Horbach, conversa sobre o assunto com Alexandre Mendonça de Barros, da MB Agro Consultoria, Maisa Romanello, Especialista de Fertilizantes da Safras & Mercado, e Guilherme Bastos, Coordenador do FGVAgro, no painel O Brasil e os fertilizantes como solução aos desafios globais.
Horbach ressalta que o potencial agrícola brasileiro atrai olhares do mundo todo, em virtude do aumento da demanda por alimentos e a preocupação global com a segurança alimentar. “O Brasil deu um salto em produtividade agrícola nos últimos anos e o setor continua em franca expansão. O uso de fertilizante é essencial para aumentar a produção e a qualidade das lavouras, além de ser um poderoso instrumento na recuperação de solos degradados, evitando a abertura de novas áreas. O fertilizante é aliado da agricultura sustentável”, explica.
Considerando a importância estratégica dos fertilizantes, as medidas para reduzir a importação dos insumos, que hoje gira em torno de 85% do consumo interno, precisam ser debatidas. “O Brasil só conseguirá reduzir a dependência externa de fertilizantes em parceria com a iniciativa privada e em longo prazo. Neste sentido, o esforço da EuroChem no Brasil está alinhado com o Plano Nacional de Fertilizantes, sobretudo com o Projeto de Salitre. Quando estiver concluído, no primeiro trimestre de 2024, Salitre adicionará 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados no mercado brasileiro. Será nossa contribuição inicial para alavancar a produção nacional”, destaca Horbach.
Promovida pela a Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), a 10ª edição do CBFer tem formato híbrido e será transmitida pelo canal do YouTube [1] da ANDA. As inscrições são gratuitas para a transmissão online e podem ser realizadas no site do evento (https://congressoanda.com.br/ [2] ). Além do painel mediado por Horbach, a programação conta com mais três painéis: Novos mecanismos globais para transição energética; Desafios para atender as novas metas climáticas globais; O Plano Nacional de Fertilizantes e as oportunidades para os investimentos.
Sobre a EuroChem
A EuroChem é uma das líderes globais em produção de fertilizantes e uma das três empresas do mundo com capacidade de fabricação dos três grupos de nutrientes primários: nitrogênio, fósforo e potássio. Verticalmente integrada, a EuroChem está expandindo sua capacidade de produção e distribuição nas principais regiões do mundo, com presença comercial em mais de 100 países, impulsionando o desenvolvimento da agricultura com soluções inovadoras e contribuindo para a produção de alimentos.
O Grupo possui importantes unidades de produção na Rússia, Bélgica, Cazaquistão e Lituânia, empregando mais de 28 mil pessoas em 40 países.
Na América do Sul, a EuroChem está presente de norte a sul do Brasil, com 22 unidades de mistura e distribuição da EuroChem Fertilizantes Tocantins e da Fertilizantes Heringer, da qual detém o controle acionário; e com a EuroChem Salitre, primeira unidade de produção fora da Europa, que em 2024 contribuirá com 15% do consumo brasileiro de fosfatados. O Grupo atua ainda na Argentina com a EuroChem Emerger Fertilizantes.
Serviço:
Congresso Brasileiro de Fertilizantes
Data: 29 de agosto, 8h às 18h
Formato híbrido – youtube e WTC Sheraton São Paulo Hotel
Informações e inscrições: https://congressoanda.com.br/
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Reunião será a primeira do comitê interministerial criado pelo governo federal para elaborar uma resposta à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos. Continue Reading Governo se reunirá com agro e indústria para tratar de tarifas nesta terça A demanda total está projetada por Safras em 12,200 milhões de toneladas no ano comercial 2026/27, avançando 1,7% sobre o ano anterior. Continue Reading Safras indica exportação de 1,700 mi de t de arroz no ano comercial 2026/27 Mais de 12 mil pequenos produtores serão impactados; mel é produzido em vários estados do Nordeste e beneficiado no PI e em SP. Para antecipar o início da operação da produção de petróleo, o navio-plataforma já conta com a tribulação brasileira. Continue Reading Plataforma da Petrobras que reforçará o pré-sal deixa Singapura O touro Globo FIV da CM, que marcou uma década de ouro na pecuária Guzerá, se despediu; De recordista mundial a referência genética, o reprodutor elevou o padrão da raça e consolidou sua importância na produção de carne pelo Brasil. Continue Reading Morre o recordista e maior nome do Guzerá com foco na produção de carne A cotação do garrote subiu 2,8%, a da desmama, 2,1%, e a do boi magro, 0,9%. Já para o bezerro de ano, a cotação caiu 0,6%. Continue Reading Reposição em Mato Grosso com poucos negóciosGoverno se reunirá com agro e indústria para tratar de tarifas nesta terça
Safras indica exportação de 1,700 mi de t de arroz no ano comercial 2026/27
Após tarifaço de Trump contra o Brasil, exportador de mel orgânico perde venda de 585 toneladas
Plataforma da Petrobras que reforçará o pré-sal deixa Singapura
Morre o recordista e maior nome do Guzerá com foco na produção de carne
Reposição em Mato Grosso com poucos negócios