Pâmela Pontes, zootecnista especializada em confinamento de gado de corte, com atuação em manejo, protocolos sanitários e acompanhamento de dietas desde a chegada dos animais até a terminação, fala sobre o papel do zootecnista no confinamento bovino.
Nós zootecnistas somos profissionais especializados em criação e manejo de animais em um todo, mais com ênfase em manejo de bovinos; nós somos responsáveis por planejar e executar ações que visam o bem-estar-animal e a produtividade do rebanho desde de técnicas de controle de dieta até mesmo manejo sanitário do rebanho, para assim garantir a sua produção contínua e de qualidade.
A zootecnia é de extrema importância para o confinamento para maximizar o lucro das fazendas, assim alguns índices zootécnicos utilizados no confinamento incluem o ganho peso diário (GPD), que corresponde ao ganho de peso diário do animal em Kg. Além disso, o calendário vacinal é de grande importância para o bem-estar animal desde sua chegada na fazenda.
A zootecnia é uma ciência que se dedica ao estudo e manejo diário dos animais, visando estudar a produção e desempenho em benefício da sociedade, ou seja, nós profissionais da zootecnia, conhecidos como zootecnistas, visamos a gestão sustentável das atividades agropecuárias.
Nós zootecnistas somos profissionais especializados nos estudos, planejamentos, execução e gerenciamento de técnicas relacionadas à criação e manejo de animais com fins econômicos.
Nós atuamos em diversas áreas, como nutrição, reprodução, bem-estar, melhoramento genético e sanidade dos animais.
Hoje atuando como zootecnista em confinamento de gado de corte, sou responsável pela avaliação dos animais desde a chegada na fazenda que incluem o processo de descarregamento, protocolo de animais no curral de manejo, que são realizadas as seguintes atividades (brincagem, chipagem, vacinação, marcação e separação por peso de entrada até adentrarem as baias para serem confinados); faço o acompanhamento das dietas que incluem em adaptação e terminação juntamente com outros profissionais.
Outras atividades que são de extrema importância e de responsabilidade de um zootecnista são a análise de score de fezes diária, leitura de cocho diária (que nada mais é avaliação do consumo da dieta fornecida no cocho, assim podemos avaliar se a necessidade da manutenção dos kg ingeridos, diminuição ou até mesmo se necessário fornecer mais alimento ao cocho), avaliação da qualidade da água dos animais e limpeza dos bebedouros.
Também avaliamos a qualidade e estoque dos insumos no galpão de ração, na qual chamamos de controle de FIFO.

Além disso, também fazemos a avaliação dos animais diariamente, pessoalmente, baia por baia, assim podemos detectar algum problema referente à sanidade e bem-estar dos animais alojados e confinados até o dia de carregamento para o abate.
Uma função muito importante de um zootecnista atuante hoje, e exercida por mim, é a dominação de um sistema de automação onde inserimos todas as informações necessárias para a tomada de decisão final.
Abrangendo mais a área de um zootecnista, podemos atuar nas seguintes etapas:
- No melhoramento genético: realizando a seleção desde a compra adequada dos animais, de acordo com as características e objetivos do sistema de produção utilizado na própria fazenda.
- No manejo do animal: dando suporte às fazendas, ensinando mais sobre comportamento e bem-estar dos animais.
- Na nutrição animal: realizando a formulação de ração com os insumos fornecidos e disponíveis na fazenda e a suplementação necessária, de acordo com a necessidade do rebanho.
- Na administração rural: fazendo o trabalho de gerenciamento e administração de propriedades rurais, organização e formação de equipes.
- Na indústria frigorífica: planejando, dirigindo e coordenando a produção de carne como um todo, desde o abate até a expedição da carne.
Ou seja, tudo aquilo que é necessário para uma produção de carne bovina mais eficiente e com uma melhor qualidade, assim um zootecnista é a peça-chave do processo.
👉 Artigo escrito com exclusividade para o Compre Rural, por Pâmela Pontes estudante de Zootecnia pela faculdade Unoeste Presidente Prudente SP, hoje atuando como Zootecnista em confinamento de gado de corte, quem quiser acompanhar sobre o dia a dia é só entrar pelo instagram @pamelapontes

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Cervo indiano invade o Pantanal e acende alerta ambiental no Brasil
Registro em Mato Grosso do Sul confirma expansão do chital pelo país e reacende discussão sobre manejo de invasores; situação preocupa pesquisadores pelo risco ao equilíbrio do bioma
Continue Reading Cervo indiano invade o Pantanal e acende alerta ambiental no Brasil
Você faz churrasco errado? Fórmula inspirada em Einstein revela o segredo do bife perfeito
Pesquisa revela como o calor se espalha pela carne e derruba um dos maiores mitos do churrasco — acertar o ponto pode ser mais simples do que você imagina.
Congresso Mundial Brangus 2026 está com inscrições abertas
Realizado pela Associação Brasileira de Brangus, evento acontece de 12 a 25 de março em Londrina, no Paraná; inscrição é gratuita
Continue Reading Congresso Mundial Brangus 2026 está com inscrições abertas
Hugo, da dupla Hugo & Guilherme realiza o 1º leilão da sua criação Quarto de Milha
Fazenda Planejei & Rancho São Miguel Arcanjo estreia com força e genética de elite no mercado do Quarto de Milha com uma seleção inédita que promete movimentar criadores e investidores
Continue Reading Hugo, da dupla Hugo & Guilherme realiza o 1º leilão da sua criação Quarto de Milha
Por que 10 vacas leiteiras podem faturar mais que 50 bois de engorda em 10 alqueires?
Sabia que 10 vacas leiteiras podem faturar mais que 50 bois? Entenda como o giro de caixa e a alta performance garantem o dobro do lucro em áreas pequenas.
15,15/kg: bezerro atinge novo patamar histórico e reacende ciclo de alta na pecuária
Com oferta restrita, retenção de fêmeas e demanda firme, mercado da cria ganha força em 2026 e pressiona margens da recria e da engorda; Bezerro vai romper os R$ 20,00/kg?





