 
        Pâmela Pontes, zootecnista especializada em confinamento de gado de corte, com atuação em manejo, protocolos sanitários e acompanhamento de dietas desde a chegada dos animais até a terminação, fala sobre o papel do zootecnista no confinamento bovino.
Nós zootecnistas somos profissionais especializados em criação e manejo de animais em um todo, mais com ênfase em manejo de bovinos; nós somos responsáveis por planejar e executar ações que visam o bem-estar-animal e a produtividade do rebanho desde de técnicas de controle de dieta até mesmo manejo sanitário do rebanho, para assim garantir a sua produção contínua e de qualidade.
A zootecnia é de extrema importância para o confinamento para maximizar o lucro das fazendas, assim alguns índices zootécnicos utilizados no confinamento incluem o ganho peso diário (GPD), que corresponde ao ganho de peso diário do animal em Kg. Além disso, o calendário vacinal é de grande importância para o bem-estar animal desde sua chegada na fazenda.
A zootecnia é uma ciência que se dedica ao estudo e manejo diário dos animais, visando estudar a produção e desempenho em benefício da sociedade, ou seja, nós profissionais da zootecnia, conhecidos como zootecnistas, visamos a gestão sustentável das atividades agropecuárias.
Nós zootecnistas somos profissionais especializados nos estudos, planejamentos, execução e gerenciamento de técnicas relacionadas à criação e manejo de animais com fins econômicos.
Nós atuamos em diversas áreas, como nutrição, reprodução, bem-estar, melhoramento genético e sanidade dos animais.
Hoje atuando como zootecnista em confinamento de gado de corte, sou responsável pela avaliação dos animais desde a chegada na fazenda que incluem o processo de descarregamento, protocolo de animais no curral de manejo, que são realizadas as seguintes atividades (brincagem, chipagem, vacinação, marcação e separação por peso de entrada até adentrarem as baias para serem confinados); faço o acompanhamento das dietas que incluem em adaptação e terminação juntamente com outros profissionais.
Outras atividades que são de extrema importância e de responsabilidade de um zootecnista são a análise de score de fezes diária, leitura de cocho diária (que nada mais é avaliação do consumo da dieta fornecida no cocho, assim podemos avaliar se a necessidade da manutenção dos kg ingeridos, diminuição ou até mesmo se necessário fornecer mais alimento ao cocho), avaliação da qualidade da água dos animais e limpeza dos bebedouros.
Também avaliamos a qualidade e estoque dos insumos no galpão de ração, na qual chamamos de controle de FIFO.

Além disso, também fazemos a avaliação dos animais diariamente, pessoalmente, baia por baia, assim podemos detectar algum problema referente à sanidade e bem-estar dos animais alojados e confinados até o dia de carregamento para o abate.
Uma função muito importante de um zootecnista atuante hoje, e exercida por mim, é a dominação de um sistema de automação onde inserimos todas as informações necessárias para a tomada de decisão final.
Abrangendo mais a área de um zootecnista, podemos atuar nas seguintes etapas:
- No melhoramento genético: realizando a seleção desde a compra adequada dos animais, de acordo com as características e objetivos do sistema de produção utilizado na própria fazenda.
- No manejo do animal: dando suporte às fazendas, ensinando mais sobre comportamento e bem-estar dos animais.
- Na nutrição animal: realizando a formulação de ração com os insumos fornecidos e disponíveis na fazenda e a suplementação necessária, de acordo com a necessidade do rebanho.
- Na administração rural: fazendo o trabalho de gerenciamento e administração de propriedades rurais, organização e formação de equipes.
- Na indústria frigorífica: planejando, dirigindo e coordenando a produção de carne como um todo, desde o abate até a expedição da carne.
Ou seja, tudo aquilo que é necessário para uma produção de carne bovina mais eficiente e com uma melhor qualidade, assim um zootecnista é a peça-chave do processo.
👉 Artigo escrito com exclusividade para o Compre Rural, por Pâmela Pontes estudante de Zootecnia pela faculdade Unoeste Presidente Prudente SP, hoje atuando como Zootecnista em confinamento de gado de corte, quem quiser acompanhar sobre o dia a dia é só entrar pelo instagram @pamelapontes

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Produtores de leite estão à beira do colapso no Brasil
Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, afirma que importações desleais de leite em pó estão levando milhares de produtores à falência e cobra ação urgente do governo federal
Continue Reading Produtores de leite estão à beira do colapso no Brasil
Café brasileiro em rota de colapso com ciclo de autossabotagem ambiental
Desmatamento reduz chuvas e ameaça o café brasileiro. Relatório mostra que, sem floresta, o agro colhe prejuízo. Café pode ser o primeiro colapso climático visível do agro nacional.
Continue Reading Café brasileiro em rota de colapso com ciclo de autossabotagem ambiental
Inpasa inicia construção de mega biorrefinaria em Rio Verde
Mega biorrefinaria da Inpasa consolida Goiás como potência nacional em energia limpa; Com investimento de R$ 2,4 bilhões, a nova unidade da maior produtora de etanol de grãos do país deve gerar milhares de emprego
Continue Reading Inpasa inicia construção de mega biorrefinaria em Rio Verde
Seagri defende criação de câmara de conciliação para produtores de leite durante evento em Barreiras
O evento reuniu representantes da cadeia produtiva do leite da região e foi realizado nesta quarta-feira (29), em Barreiras, com o apoio da Seagri.
Uso indiscriminado de antimicrobianos na suinocultura brasileira ameaça saúde pública global, aponta relatório inédito da Alianima
Com 73% dos antimicrobianos do mundo destinados a animais e 27% a humanos, a pecuária intensiva torna-se grande responsável pela aceleração da resistência bacteriana.
Brasil cria 213 mil postos de trabalho em setembro, aponta Caged
A criação de empregos caiu 15,6% em relação a setembro do ano passado, pressionada pelos juros altos e pela desaceleração da economia.
Continue Reading Brasil cria 213 mil postos de trabalho em setembro, aponta Caged
 
			 
				





