O que vai mudar em 2026: IA, veículos elétricos e a nova gestão do abastecimento

Crescimento dos veículos elétricos e uso de IA criam uma nova camada de gestão e eficiência no setor de abastecimento.

Eletrificação e inteligência artificial devem liderar a transformação do abastecimento em 2026, segundo análise de Nelson Margarido, diretor operacional da Korth. Impulsionados tanto pelo rápido desenvolvimento tecnológico e também pela urgente necessidade de manter operações sustentáveis, a eletrificação de frotas já é realidade no Brasil. Grandes distribuidoras de bebidas e também empresas de entregas já têm investido em veículos elétricos e vemos que esse é um cenário que vai se acentuar em 2026, impulsionada, principalmente, pela queda do custo dos veículos e pela popularização dos modelos híbridos plug-in.

Segundo a International Energy Agency (IEA), as vendas globais de veículos elétricos ultrapassaram 17 milhões de unidades em 2024, um crescimento de 25% em relação ao ano anterior, indicando um mercado em rápida expansão. No Brasil, estudos mostram que a adoção também acelera: modelagens da ANFAVEA projetam aumento contínuo de participação de elétricos e híbridos no mercado interno, enquanto pesquisas acadêmicas estimam que o país poderá atingir cerca de 360 mil veículos elétricos em circulação até 2026.

Contagem regressiva para as férias? Não esqueça dos ovos

“Para as empresas que operam frotas ou controlam pontos de abastecimento, esse movimento abre uma nova camada de gestão: além do combustível, será preciso controlar energia elétrica com os mesmos critérios de rastreabilidade, auditoria e integração, criando oportunidades inclusive para a monetização do kWh em estruturas de carregamento”, apontou Nelson.

A estratégia de eletrificação de frotas tem se mostrado especialmente interessante para empresas que investem na cogeração de energia, tendo neste caso um custo de kWh muito competitivo. “Outro ponto que pode ser o diferencial para essas empresas é oferecer o carregamento como um benefício trabalhista aos seus colaboradores, uma vez que o carro pode ficar em carregamento durante o período em que o funcionário está na empresa” acrescentou Margarido.

Nelson destaca ainda que a tecnologia para esse tipo de solução já está pronta para entrar no mercado e as empresas e pontos de carregamento já podem controlar em tempo real a carga oferecida em cada carregador para cada veículo.

Inteligência Artificial: o novo diferencial operacional em 2026

Outra oportunidade de desenvolvimento latente em 2026 é a inteligência artificial. Presente em diferentes searas da vida, no setor de gestão de combustíveis e abastecimento não é diferente.

“Acredito que a inteligência artificial será o grande diferencial para as operações. Tanto para auxiliar na tomada de decisão, quanto para identificar manutenções necessárias e ensinar o operador a corrigir possíveis falhas”, apontou Margarido.

Entre as vantagens de se contar com a Inteligência Artificial para o suporte ao cliente está a disponibilidade de ser 24 horas, 7 dias por semana. “Claro que nem todas as ações de IA substituirão o manutentor presente, mas com a assistência de IA já mostra celeridade em muitos processos que podem ser solucionados pelo próprio operador do dispositivo”.

Um olhar para 2026

Margarido complementa que as oportunidades para o próximo ano são grandes para o setor e deve sair na frente aqueles que preparem hardwares e softwares para gestão eficiente de frotas e de abastecimento, seja ele por combustível ou por eletricidade.

“A gestão de carregamento pode ser aplicada desde hotéis que oferecem comodidade aos clientes até grandes empresas que disponibilizam o carregamento aos colaboradores. Em vez de depender do extrato mensal da conta de luz, é possível visualizar o consumo em tempo real e até converter essa energia em receita”, detalhou.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM