
Desvende como a crise hídrica e o calor extremo ameaçam Délhi, evidenciando as lutas diárias dos residentes, por o Antagonista.
Em um cenário onde o termômetro marca impressionantes 49,9ºC, moradores de Chanakyapuri, um bairro em Délhi, enfrentam não só o calor extremo mas também a escassez de água potável. A situação é tão grave que o acesso a água fresca tornou-se motivo de desespero e desordem durante as raras vezes que caminhões-pipa chegam ao local.
Dentre os afetados pela calamidade está Poonam Shah, uma mulher que sustenta sua família vendendo comida de rua. Em meio a um dia de trabalho extenuante, ela demonstra a urgência da situação, questionando como é possível manter a higiene e a saúde de sua numerosa família com tão escasso recurso hídrico.
Como o Calor Extremo Está Impactando os Moradores de Chanakyapuri?
Já faz mais de uma semana que as temperaturas em Délhi se mantêm acima dos 40ºC, atingindo um pico recorde de 49,9ºC na última terça-feira. Essa onda de calor, a mais intensa já registrada na região, levou a uma situação de racionamento de água, expondo ainda mais as vulnerabilidades das comunidades mais pobres. Poonam e sua família, por exemplo, agora recebem ainda menos visitas dos caminhões-pipa, agravando sua luta diária por recursos básicos.
Quais Medidas Foram Tomadas para Enfrentar o Calor Mortal?
No hospital Ram Manohar Lohiya, em Délhi, uma unidade especial para tratamento da insolação foi montada. Lá, tanques de imersão a frio e ambientes climatizados são usados para recuperar os que chegam debilitados pelo calor. Ajay Shukla, superintendente médico do hospital, enfatiza que a janela para salvar a vida de pacientes atingidos por insolação é extremamente curta, ressaltando a alta taxa de mortalidade caso não sejam socorridos a tempo.
O que Dizem Especialistas Sobre a Causa do Intenso Calor?
Segundo especialistas climáticos, a situação que Délhi enfrenta é um reflexo direto das alterações climáticas globais, que intensificam as condições extremas de tempo. Farwa Aamer, diretora de iniciativas do Sul da Ásia no Asia Society Policy Institute, destaca que a crítica elevação das temperaturas é um sinal alarmante. Ela salienta a necessidade de estratégias eficazes para proteger as populações mais vulneráveis, que são desproporcionalmente afetadas por esses desastres naturais.
Em meio a um dos verões mais severos dos últimos anos, a população de Délhi está à mercê de uma crise humanitária e ambiental que clama por atenção e ação imediata.
Fonte: O Antagonista
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Mercado físico do boi gordo se sustenta com exportações em alta, mesmo com pressão da oferta interna e frente fria influenciando as escalas de abate; “viés de baixa não tem força”, aponta Scot Continue Reading Boi gordo sobe e pecuarista aposta em nova arrancada nas cotações em julho Fraude milionária enganou mais de 4 mil pessoas, com promessas de retorno de até 20% ao ano em dólares, mas grande parte das vacas nunca existiu. Entenda como o golpe milionário da ‘vaca virtual’ está abalando o Uruguai, um dos maiores produtores de gado do mundo Bloguer FIV Ribeirão Grande fez história na Expass Agro 2025, superando marca anterior de 2018 e estabeleceu um novo recorde mundial de produção de leite na categoria vaca jovem da raça Gir Leiteiro, com impressionantes 64,940 kg de leite por dia em média. Fenômeno será menos intenso que a onda de frio anterior, mas promete derrubar as temperaturas em diversas regiões; veja os estados que vão gelar; veja a previsão do tempo De acordo com o BNDES, o objetivo é apoiar a adoção de práticas agrícolas resilientes às mudanças climáticas pela agricultura familiar do semiárido baiano. Continue Reading Parceria destina quase R$ 300 milhões para agricultura familiar na Bahia Jogaço onde Flamengo encara o Bayern, será disputado em Miami a partir das 17h deste domingo Continue Reading Flamengo encara o Bayern por vaga nas quartas do MundialBoi gordo sobe e pecuarista aposta em nova arrancada nas cotações em julho
Golpe milionário com ‘vaca virtual’ abala um dos maiores produtores de gado do mundo
Vaca brasileira da raça Gir Leiteiro bate recorde mundial de produção de leite; Vídeo
Quarta onda de frio de 2025 atinge o Brasil nesta semana; veja onde será mais intenso
Parceria destina quase R$ 300 milhões para agricultura familiar na Bahia
Flamengo encara o Bayern por vaga nas quartas do Mundial