Onda de frio derruba temperaturas e traz geada em diversas regiões

A movimentação de uma frente fria sobre o litoral do Espírito Santo e da Bahia aumenta significativamente o volume de chuva nestes estados

No mesmo período, uma massa de ar seco e frio mantém o clima estável na maior parte da Região Sul, especialmente nas áreas de altitude do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde há previsão de geada nos próximos dias.

Sul

O tempo continua frio no Sul do Brasil. Em regiões elevadas como a Serra Gaúcha e Catarinense, municípios como São Joaquim, Urupema e Urubici podem registrar temperaturas negativas e formação de geada. Já o litoral do Paraná e de Santa Catarina segue com bastante nebulosidade e possibilidade de chuva moderada, enquanto Curitiba deve enfrentar um dia nublado com garoa e temperaturas mais baixas.

Apesar disso, o tempo permanece firme na maioria das áreas da Região Sul, com destaque para rajadas de vento que podem atingir até 50 km/h, principalmente nas áreas costeiras do Rio Grande do Sul e Paraná. Porto Alegre e Florianópolis terão um dia encoberto, mas sem previsão de chuva.

Sudeste

A presença de ventos úmidos vindos do mar favorece o aumento da nebulosidade e o registro de chuvas em áreas do litoral e interior do Sudeste, como norte e noroeste paulista e o Triângulo Mineiro. Cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro amanhecem com céu nublado e chance de garoa, mas o tempo tende a melhorar ao longo da noite.

Já Vitória entra em estado de atenção, com risco elevado de temporais e chuvas volumosas no litoral capixaba neste início de semana.

Centro-Oeste

A segunda-feira será marcada por temperaturas elevadas em grande parte do Centro-Oeste, com destaque para Mato Grosso e o interior de Goiás. O calor aliado à umidade pode gerar nuvens carregadas, especialmente no norte mato-grossense e nas regiões leste e sul de Goiás, com possibilidade de chuvas isoladas no período da tarde.

No entanto, Brasília e Campo Grande devem ter um dia de tempo seco e ensolarado, enquanto áreas mais ao norte e nordeste de Mato Grosso do Sul registram apenas pancadas rápidas e isoladas.

Nordeste

Com a aproximação da frente fria, o sul da Bahia entra em alerta para chuvas intensas e ventos que podem atingir até 50 km/h. As regiões litorâneas do Sergipe, norte da Bahia e sul de Alagoas também enfrentam risco elevado de temporais, enquanto o tempo continua abafado.

O calor é mais intenso no interior nordestino, abrangendo áreas do oeste baiano, sul do Maranhão, Piauí, Ceará, e parte da Paraíba e Pernambuco. A Zona de Convergência Intertropical continua atuando na faixa norte da região, mantendo condições de chuva sobre o centro-norte do Maranhão, Piauí e Ceará, e provocando precipitações moderadas a fortes na capital potiguar.

Norte

Atenção para o tempo instável em Roraima, no noroeste do Pará e em áreas centrais e setentrionais do Amapá, onde há possibilidade de chuva a qualquer momento, acompanhada de raios e trovoadas. Manaus e Belém devem registrar instabilidade ao longo do dia.

Em contrapartida, o tempo firme e seco predomina no Acre, Rondônia e Tocantins, garantindo sol e calor nessas áreas.

Escrito por Compre Rural

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM