
Cerca de 85% das 13 milhões de toneladas métricas de potássio importadas pelos EUA no ano passado vieram do Canadá, quase todas transportadas por trem, de acordo com o USDA. Por isso, a paralisação de trens no Canadá pode afetar agricultura na América do Norte
CHICAGO/OTTAWA (Reuters) – A iminente paralisação das operações ferroviárias de carga em todo o Canadá interromperia a cadeia de suprimentos agrícolas da América do Norte, prejudicando os embarques de tudo, desde trigo até fertilizantes e carne.
A menos que acordos trabalhistas de última hora sejam firmados, tanto a Canadian National Railway quanto a Canadian Pacific Kansas City, um duopólio efetivo, fecharão quase todos os serviços ferroviários de carga no Canadá pela primeira vez à meia-noite de quinta-feira.
O Canadá é o maior exportador mundial de canola, usada em alimentos e biocombustível, e de fertilizante potássio, além de ser o terceiro maior exportador de trigo. Embora um “lockout” ou greve envolva diretamente 10.000 funcionários canadenses das ferrovias, e não os dos EUA, isso teria efeitos indiretos sobre a economia dos EUA devido às linhas ferroviárias que cruzam os países.
Cerca de três dúzias de grupos agrícolas norte-americanos, em uma carta conjunta aos governos dos EUA e do Canadá na segunda-feira, pediram que fossem tomadas medidas para evitar uma paralisação.
“O impacto de uma greve seria particularmente grave para os exportadores de commodities a granel tanto no Canadá quanto nos Estados Unidos, já que o transporte por caminhão não é uma opção viável para muitos transportadores agrícolas”, diz a carta, citando grandes volumes e grandes distâncias.
As operadoras ferroviárias disseram que os bloqueios começarão na quinta-feira. O sindicato Teamsters, que está exigindo melhores salários, benefícios e programação da equipe, emitiu um aviso de greve na quinta-feira para a CPKC.
A paralisação de trens no Canadá, interromperá os embarques de trigo de primavera dos EUA de Minnesota, Dakota do Norte e Dakota do Sul para o noroeste do Pacífico para exportação, disse Max Fisher, economista-chefe da National Grain and Feed Association.
A CPKC envia grãos das Dakotas e de Minnesota para os terminais de exportação da costa oeste via Canadá, de acordo com o governo dos EUA.
Os agricultores dos EUA ainda têm quase dois terços da safra de trigo da primavera para colher, informou o Departamento de Agricultura dos EUA na segunda-feira. As colheitas de soja, milho e canola ainda estão a algumas semanas de distância na América do Norte.
Os EUA exportaram 28,2 bilhões de dólares em produtos agrícolas no ano passado para o Canadá, o terceiro maior destino das exportações agrícolas, atrás da China e do México, segundo o USDA.
Os EUA importaram 40,1 bilhões de dólares em produtos agrícolas canadenses no ano passado, tornando o Canadá a segunda maior origem das importações agrícolas dos EUA, atrás apenas do México, informou a agência.
Cerca de 85% das 13 milhões de toneladas métricas de potássio importadas pelos EUA no ano passado vieram do Canadá, quase todas transportadas por trem, de acordo com o USDA.
Fonte: Reuters As tarifas impostas por Trump e seus ecos no comércio internacional funcionam, nesse cenário, como gatilho adicional. Mas são apenas coadjuvantes de uma trama que já vinha sendo escrita Continue Reading Além do tarifaço: os verdadeiros dilemas por trás da crise do agronegócio Banco admite que inadimplência no agronegócio atingiu recorde histórico; para advogado especialista em direito do agronegócio o financiamento da safra 25/26 está seriamente comprometido Continue Reading Lucro do Banco do Brasil despenca: risco para o Plano Safra 25/26? Em seis anos, a renda real no topo da pirâmide, composto por 160 mil pessoas, cresceu 6,9%, superando o ritmo de 1,4% da média dos brasileiros. Continue Reading Renda do 0,1% mais rico cresce cinco vezes mais que a média geral Apesar de ver espaço para negociações entre os dois países, ele avalia que isso só será possível se elas forem pautadas pelo pragmatismo. Continue Reading Para Pedro Malan, tarifas não podem ficar à mercê de discussão política Entre os produtos mais vendidos no exterior está a manga, que a cada ano amplia seu protagonismo pela qualidade, tamanho, brix equilibrado e sabor único. A operação está na fase final em grande parte do Estado, restando apenas áreas pontuais a serem retiradas do campo. Continue Reading Colheita do milho safrinha atinge 86% da área no PR, aponta DeralAlém do tarifaço: os verdadeiros dilemas por trás da crise do agronegócio
Lucro do Banco do Brasil despenca: risco para o Plano Safra 25/26?
Renda do 0,1% mais rico cresce cinco vezes mais que a média geral
Para Pedro Malan, tarifas não podem ficar à mercê de discussão política
Adoção de tecnologia impulsiona o Brasil como destaque mundial na produção de frutas
Colheita do milho safrinha atinge 86% da área no PR, aponta Deral