Passou a hora de virar a página das tarifas, diz presidente do Cecafé

Em comunicado, o Cecafé afirmou que houve uma movimentação importante das principais indústrias torrefadoras dos EUA.

São Paulo, 12 – O presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, disse estar torcendo para que os Estados Unidos retirem a tarifa sobre o café brasileiro. “Vamos torcer; estão todos cansados dessas tarifas. Passou da hora de virar essa página”, disse ele ao Broadcast Agro (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) após fala do secretário de Tesouro dos EUA, Scott Bessent, a respeito de “alívios tarifários sobre café, bananas e outras frutas e produtos nos próximos dias”.

Em comunicado, o Cecafé afirmou que houve uma movimentação importante das principais indústrias torrefadoras dos EUA. “Eles estão em diálogo permanente com o Departamento de Comércio, com o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) e com os secretários, justamente abordando a questão da isenção ao café”, disse.

As cotações no mercado de reposição em Mato Grosso do Sul estão subindo

A entidade também afirmou que o Brasil tem tido “uma perda competitiva considerável” desde a ordem executiva do último dia 5 de setembro, visto que outros produtores de café do mundo ampliaram acesso ao mercado norte-americano com tarifas de apenas 10%.

“Seguimos com 50%, enquanto o consumidor dos EUA vai se adaptando a novos parâmetros. O Brasil, obviamente, não conseguirá reconquistar os espaços no blends se essa situação das tarifas se prolongar”, disse o Cecafé.

A entidade acrescenta, em nota, que está pedindo aos governos do Brasil e dos EUA que anunciem à sociedade e ao mercado que a negociação efetivamente começou para grandes e importantes produtos, como o café. “Precisamos ter um olhar de produto a produto”, disse. “É uma estratégia que pode destravar as negociações dado a esse cenário que estamos vendo de algumas resistências.”

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM