Em julho, a unidade também atingiu recorde diário de movimentação, com 2.523 caminhões em 24 horas, entre os dias 21 e 22.
São Paulo, 20 – O Pátio Público de Triagem do Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, recebeu 507.915 caminhões em 2025, volume 29,5% superior ao registrado em 2024, quando 392.214 veículos passaram pela unidade. Os dados constam de nota divulgada pela Portos do Paraná, que atribui o recorde à combinação de safra elevada de grãos, ajustes operacionais no sistema logístico e aumento da capacidade de embarque dos navios.
Segundo a administração portuária, o pátio, que tem área de cerca de 330 mil metros quadrados e mil vagas de estacionamento, é responsável pela organização, classificação e direcionamento dos granéis sólidos vegetais destinados aos terminais exportadores. Em julho, a unidade também atingiu recorde diário de movimentação, com 2.523 caminhões em 24 horas, entre os dias 21 e 22, superando o pico anterior, de 2.456 veículos, registrado em 2023.
De acordo com a nota, todo o fluxo é controlado pelo sistema Carga Online, que define data e janela de horário para o acesso dos caminhões. “Os caminhões têm um horário programado para chegar a Paranaguá, evitando o acúmulo de veículos na região portuária”, afirmou o assessor especialista da Diretoria de Operações Portuárias, Alessandro Conforto. O sistema também direciona os veículos aos terminais de destino, com o objetivo de reduzir impactos no trânsito da área portuária.
A soja em grão foi a principal commodity movimentada pelo pátio em 2025. Segundo a Portos do Paraná, 306.801 caminhões, o equivalente a mais de 61% do total, estavam carregados com o produto. O farelo de soja respondeu por 122.647 acessos, ou 24,5% do fluxo, enquanto o milho somou 69.978 caminhões. Os maiores volumes de tráfego foram registrados nos meses de março e julho.
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, afirmou que o desempenho refletiu tanto o tamanho da safra quanto a eficiência operacional. “Tivemos uma safra recorde de soja e milho no País, o que aumentou a movimentação de caminhões até o porto. No entanto, foram as estratégias logísticas no Pátio de Triagem que permitiram uma operação mais ágil até o embarque das cargas”, declarou.
Outro fator destacado foi o aumento do calado operacional nos berços de granéis sólidos, implementado em setembro de 2025, que elevou a profundidade de 13,1 metros para 13,3 metros. A ampliação permitiu um acréscimo médio de até 1,5 mil toneladas por navio, ampliando a capacidade de embarque em cada operação.
A Portos do Paraná informou ainda que reforçou ações de segurança diante do maior fluxo de veículos. Em dezembro, foi realizada uma operação integrada com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Polícia Militar do Paraná, com uso de cães farejadores. “Nós garantimos a qualidade dos produtos, a segurança das operações e a conformidade da qualidade dos grãos, conforme normativas do Ministério da Agricultura”, disse o diretor de Operações Portuárias, Gabriel Vieira.
Segundo ele, “100% das cargas que transitaram no Pátio de Triagem e foram embarcadas estavam dentro dos padrões de qualidade requeridos pelos clientes”.