Perigo: Último fim de semana terá combinação de temporais e ventania; veja áreas afetadas

Previsão alerta para perigosa combinação de temporais e ventania no último fim de semana do ano. Saiba os riscos para viagens e cidades no Sul e Sudeste.

Quem planeja aproveitar os últimos dias de 2025 ao ar livre ou pegar a estrada deve redobrar a atenção. A previsão do tempo indica que uma perigosa combinação de temporais e ventania será a marca registrada deste fim de semana em grande parte do Brasil. Segundo dados da Climatempo, a mistura explosiva de calor intenso, alta umidade e a passagem de frentes frias cria o cenário ideal para tempestades severas, aumentando o risco de alagamentos e transtornos urbanos.

A instabilidade atinge o país justamente no período de maior movimentação nas rodovias para as festas de Réveillon. Confira abaixo como fica o tempo na sua região e os cuidados necessários.

Sul: Atenção redobrada no litoral e estradas

A região Sul enfrentará o cenário mais crítico. A instabilidade atmosférica, reforçada por ventos marítimos, exige cautela de moradores e turistas.

  • Sexta-feira de Ventania: O dia começa com chuvas fortes no oeste e norte do Rio Grande do Sul, além do sul e leste de Santa Catarina. O alerta máximo da Defesa Civil deve se voltar para as rajadas de vento, que podem atingir entre 40 e 70 km/h. Quem está no litoral gaúcho deve evitar o mar agitado.
  • Sábado: A chegada de uma nova frente fria potencializa a formação de nuvens carregadas. Mesmo com o calor, o risco de tempestades com raios e ventos fortes permanece alto, o que pode derrubar árvores e afetar o fornecimento de energia elétrica.
  • Domingo: A chuva persiste com forte intensidade no território gaúcho e nas faixas leste e oeste de Santa Catarina e Paraná, podendo causar acúmulo de água em vias urbanas.

Sudeste: Calor sufocante e pancadas de verão

No Sudeste, a combinação de temporais e ventania é típica do verão, mas virá com força extra, impulsionada pelo aquecimento diurno.

  • Sexta-feira: O dia começa abafado, mas o tempo fecha à tarde. Moradores da Grande São Paulo e do Triângulo Mineiro devem se preparar para chuvas volumosas no fim do dia, que podem travar o trânsito na volta para casa.
  • Sábado: O sol aparece pela manhã, elevando as temperaturas rapidamente. Porém, à tarde, nuvens pesadas se formam na metade leste de São Paulo e em Minas Gerais, trazendo risco de alagamentos pontuais. No Rio de Janeiro e Espírito Santo, a chuva é mais fraca, mas o calor continua.
  • Domingo: A instabilidade ganha força. Pancadas de chuva de moderada a forte intensidade devem atingir São Paulo e o oeste de Minas Gerais, exigindo atenção em áreas de encosta.

Centro-Oeste: Fim de semana “molhado”

Para quem está no Centro-Oeste, o guarda-chuva será item obrigatório, intercalado com momentos de sol forte.

  • Sexta e Sábado: Em Mato Grosso, chove desde cedo. Já em Goiás e Mato Grosso do Sul, as pancadas ocorrem principalmente à tarde. O calor predomina, aumentando a sensação de abafamento.
  • Domingo: A chuva se espalha por toda a região. A previsão é de precipitação fraca a moderada, mas constante, o que pode atrapalhar atividades de lazer ao ar livre.

Nordeste: Sol forte e tempo seco

Na contramão do restante do país, o Nordeste terá pouca influência da combinação de temporais e ventania.

  • Fim de semana de Praia: O tempo firme predomina, ideal para o turismo. No entanto, a baixa umidade do ar no interior (abaixo de 30%) exige hidratação constante. Chuvas rápidas e passageiras podem ocorrer apenas no litoral entre o Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Serviço: Em caso de chuvas fortes e ventania, evite se abrigar debaixo de árvores e não enfrente pontos de alagamento. Em emergências, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros).

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM