O Auxílio Extraordinário Pescador foi instituído pela Medida Provisória n.º 1.277, de novembro de 2024, para atender à comunidade pesqueira que recebe o Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal
O pagamento de auxílio extraordinário aos pescadores de municípios da Região Norte afetados pela seca ou estiagem terá início nesta segunda-feira (6). A data de depósito depende do número final do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do pescador. Cerca de 195 mil pescadores profissionais artesanais serão beneficiados com a parcela única de de R$ 2.824.
O Auxílio Extraordinário Pescador foi instituído pela Medida Provisória n.º 1.277, de novembro de 2024, para atender à comunidade pesqueira que recebe o Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal e que mora em municípios do Amapá, Amazonas e Pará, em situação de emergência decorrente de seca ou estiagem oficialmente reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Os contemplados tiveram o Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal (Seguro-Defeso) concedido até 29 de novembro de 2024, e são pescadores que não foram amparados pela medida provisória anterior, nº 1.263, editada em outubro de 2024.
Depósito
O valor do auxílio extra será depositado na conta corrente ou na poupança social digital aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal, em nome dos cerca de 195 mil beneficiários pela medida.
A data de depósito – de segunda a sexta-feira (10) – será determinada pelo número do final de CPF.
- 6/1/2025: finais 0 e 1;
- 7/1/2025: finais 2 e 3;
- 8/1/2025: finais 4 e 5;
- 9/1/2025: finais 6 e 7;
- 10/1/2025: finais 8 e 9.
A movimentação da poupança social digital é realizada pelo aplicativo Caixa Tem, disponível para smartphone, que permite pagar contas, fazer transferências e compras com o cartão de débito virtual.
Municípios
Os pescadores da Região Norte contemplados por esta segunda medida provisória são dos seguintes municípios afetados pela seca:
Amapá: Santana, Macapá, Laranjal do Jari, Mazagão, Vitória do Jari, Amapá, Tartarugalzinho, Pracuúba, Itaubal, Calçoene, Oiapoque, Ferreira Gomes, Cutias, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e Serra do Navio.
Amazonas: Autazes, Codajás, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira, Nhamundá, Itapiranga, Nova Olinda do Norte, São Sebastião do Uatumã e Barreirinha.
Pará: Cametá, Mocajuba, Baião, São Sebastião da Boa Vista, Ponta de Pedras, Curralinho, Tucuruí, Oeiras do Pará, Breu Branco, Bagre, Chaves, Acará, Almeirim, Anajás, Santa Cruz do Arari, Novo Repartimento, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu, Altamira, Rio Maria, Itaituba, Pacajá, São Geraldo do Araguaia, Faro, Anapu, Ipixuna do Pará, Concórdia do Pará, Capitão Poço, Ourém, Xinguara, Nova Esperança do Piriá, Santa Luzia do Pará, Bom Jesus do Tocantins, Belterra e Sapucaia.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
SC: Câmara Setorial de Grãos discute impactos do clima na safra de milho
A iniciativa teve como objetivo analisar a situação da safra, o comportamento do mercado e as projeções para o próximo ano.
Continue Reading SC: Câmara Setorial de Grãos discute impactos do clima na safra de milho
Yara e Cooxupé renovam parceria por duas safras e projetam ampliar o uso de fertilizantes de menor pegada de carbono
Expectativa é aumentar a entrega de toneladas de insumos agrícolas de origem renovável, consolidando a liderança brasileira na cafeicultura sustentável.
Alerta: La Niña deve trazer verão com chuvas volumosas e alta instabilidade
NOAA confirma que La Niña deve trazer verão chuvoso para o Sudeste e Centro-Oeste. Veja o alerta de tempestades para SP e PR nos próximos dias.
Continue Reading Alerta: La Niña deve trazer verão com chuvas volumosas e alta instabilidade
USMCA pode ser encerrado, revisado ou renegociado, diz Greer
O acordo comercial EUA-México-Canadá (USMCA) pode ser encerrado, revisado ou renegociado, a depender da decisão do presidente norte-americano, Donald Trump.
Continue Reading USMCA pode ser encerrado, revisado ou renegociado, diz Greer
Barômetros Econômicos Globais sobem em dezembro, mostra FGV
O desempenho sinaliza uma continuidade do ritmo de crescimento moderado da economia mundial, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Continue Reading Barômetros Econômicos Globais sobem em dezembro, mostra FGV
Suíça confirma redução retroativa de tarifas dos EUA, com teto tarifário de 15%
O texto oficial afirma que os Estados Unidos adotarão um teto tarifário de 15% sobre importações da Suíça, válido retroativamente desde 14 de novembro de 2025.
Continue Reading Suíça confirma redução retroativa de tarifas dos EUA, com teto tarifário de 15%





