O Auxílio Extraordinário Pescador foi instituído pela Medida Provisória n.º 1.277, de novembro de 2024, para atender à comunidade pesqueira que recebe o Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal
O pagamento de auxílio extraordinário aos pescadores de municípios da Região Norte afetados pela seca ou estiagem terá início nesta segunda-feira (6). A data de depósito depende do número final do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do pescador. Cerca de 195 mil pescadores profissionais artesanais serão beneficiados com a parcela única de de R$ 2.824.
O Auxílio Extraordinário Pescador foi instituído pela Medida Provisória n.º 1.277, de novembro de 2024, para atender à comunidade pesqueira que recebe o Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal e que mora em municípios do Amapá, Amazonas e Pará, em situação de emergência decorrente de seca ou estiagem oficialmente reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Os contemplados tiveram o Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal (Seguro-Defeso) concedido até 29 de novembro de 2024, e são pescadores que não foram amparados pela medida provisória anterior, nº 1.263, editada em outubro de 2024.
Depósito
O valor do auxílio extra será depositado na conta corrente ou na poupança social digital aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal, em nome dos cerca de 195 mil beneficiários pela medida.
A data de depósito – de segunda a sexta-feira (10) – será determinada pelo número do final de CPF.
- 6/1/2025: finais 0 e 1;
- 7/1/2025: finais 2 e 3;
- 8/1/2025: finais 4 e 5;
- 9/1/2025: finais 6 e 7;
- 10/1/2025: finais 8 e 9.
A movimentação da poupança social digital é realizada pelo aplicativo Caixa Tem, disponível para smartphone, que permite pagar contas, fazer transferências e compras com o cartão de débito virtual.
Municípios
Os pescadores da Região Norte contemplados por esta segunda medida provisória são dos seguintes municípios afetados pela seca:
Amapá: Santana, Macapá, Laranjal do Jari, Mazagão, Vitória do Jari, Amapá, Tartarugalzinho, Pracuúba, Itaubal, Calçoene, Oiapoque, Ferreira Gomes, Cutias, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e Serra do Navio.
Amazonas: Autazes, Codajás, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira, Nhamundá, Itapiranga, Nova Olinda do Norte, São Sebastião do Uatumã e Barreirinha.
Pará: Cametá, Mocajuba, Baião, São Sebastião da Boa Vista, Ponta de Pedras, Curralinho, Tucuruí, Oeiras do Pará, Breu Branco, Bagre, Chaves, Acará, Almeirim, Anajás, Santa Cruz do Arari, Novo Repartimento, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu, Altamira, Rio Maria, Itaituba, Pacajá, São Geraldo do Araguaia, Faro, Anapu, Ipixuna do Pará, Concórdia do Pará, Capitão Poço, Ourém, Xinguara, Nova Esperança do Piriá, Santa Luzia do Pará, Bom Jesus do Tocantins, Belterra e Sapucaia.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Para CNA, projeto aprovado no Senado moderniza e fortalece seguro rural
O PL propõe, entre outros pontos, a modernização do seguro rural no país e regulamenta do Fundo de Catástrofe.
Continue Reading Para CNA, projeto aprovado no Senado moderniza e fortalece seguro rural
Javalis engolem o Ibama em 2025
A solução? É simples, mas exige coragem raramente encontrada em nosso legislativo e executivo, que é enterrar esse morto para que não mais interfira nos assuntos dos vivos, aponta Eng. Agrônomo Rafael Salerno
Justiça suspende apreensão e garante essencialidade de máquinas agrícolas de produtor
Decisão do TJPR suspende busca e apreensão de maquinários e reafirma o direito do produtor rural ao alongamento da dívida, destacando a função social da atividade agropecuária Em uma decisão que ecoa a importância da função social da propriedade e do crédito rural, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) concedeu uma liminar…
O Entusiasta XJGC promete uma noite para acender o coração dos quartistas
Evento reúne tradição, genética consagrada e a força do JGC Ranch em uma celebração que acende o coração quartista; Save The Date: O Entusiasta XJGC, marcado para 11 de dezembro de 2025, às 19h
Continue Reading O Entusiasta XJGC promete uma noite para acender o coração dos quartistas
Receita Federal dá prazo até dia 30 para produtor quitar dívidas; regularização tem ‘descontaço’
Receita Federal publicou os editais que permitem negociar dívidas diretamente com o órgão; O valor do desconto pode chegar a 70%, a depender do valor da dívida
Dia Mundial do Solo: setor produtivo garante preservação do solo com adoção de práticas sustentáveis
Preservar a saúde do solo é essencial para assegurar produtividade e rentabilidade, já que toda a produção depende diretamente da qualidade dessa base.





