ANP autoriza início das operações da plataforma P-78 no pré-sal. Unidade amplia produção da Petrobras no Campo de Búzios, maior do país.
A Petrobras vai ganhar o reforço de mais uma plataforma de produção de petróleo e gás no pré-sal. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou nesta segunda-feira (22) que autorizou o início das operações da P-78.
A P-78 é uma plataforma modelo FPSO, sigla em inglês para unidade flutuante de produção, armazenagem e transferência de petróleo e gás. A estrutura fica no Campo de Búzios, na Bacia de Santos, cerca de 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro.
Vinculada ao Ministério de Minas e Energia, a ANP é o órgão regulador da indústria de petróleo e gás no país.
A agência reguladora informou que a autorização foi concedida após a aprovação da documentação, análise do atendimento às condicionantes de segurança operacional, além da aprovação do projeto e da autorização de uso dos sistemas de medição estabelecidos pela ANP.
Construção na Ásia
O casco da P-78 foi construído em estaleiros na China e na Coreia do Sul. Os blocos foram integrados na Coreia do Sul antes de seguirem para Singapura, onde ocorreu a montagem dos módulos, incluindo um construído no estaleiro da Seatrium (antigo Brasfels), em Angra dos Reis (RJ).
As auditorias da ANP foram realizadas em Singapura.
Capacidade
A P-78 chegou ao Brasil em setembro. A nova plataforma tem capacidade de produção de 180 mil barris de petróleo por dia e 7,2 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.
A unidade deve enviar 3 milhões de metros cúbicos diários de gás natural ao mercado brasileiro e conta com sistema de flare fechado, que minimiza as emissões de poluentes pela queima de gás natural.
Pré-sal
A P-78 será a sétima plataforma em operação no Campo de Búzios. Além dela, atuam na região as plataformas P-74, P-75, P-76, P-77, Almirante Barroso e Almirante Tamandaré.
O Campo de Búzios é o maior do mundo em águas profundas. Em 2025, atingiu o recorde de 1 milhão de barris produzidos por dia, sendo o de maior produção do país.
Greve de petroleiros
A autorização da ANP ocorre em meio a uma greve nacional de petroleiros, que completa oito dias nesta segunda-feira.
Entre as principais reivindicações da categoria estão:
- Melhorias no plano de cargos e salários;
- Solução para os déficits da Petros, fundo de pensão dos petroleiros;
- Defesa da Petrobras como empresa pública, com foco no fortalecimento da estatal.
Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a Petrobras apresentou uma contraproposta com avanços significativos, mas a categoria exige mais garantias, como não desconto dos dias parados e ausência de punições aos grevistas.
De acordo com a FUP, a greve já atinge nove refinarias, 28 plataformas marítimas, 16 terminais operacionais, quatro termelétricas, duas usinas de biodiesel e dez instalações terrestres.
VEJA MAIS:
- Escândalo financeiro envolvendo pecuarista e Sicoob que abalou Goiás em 2025
- Planejamento do milho de inverno começa na colheita da soja
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.