
Avião realizava pulverização de agrotóxicos sobre fazenda de Guaíra, no interior de SP. Causa do acidente ainda é desconhecida.
Um grave acidente aéreo chocou o interior de São Paulo na manhã desta sexta-feira (28/3). Um avião agrícola caiu em um canavial no município de Guaíra, resultando na morte do piloto Josias Pereira Lemes, de 52 anos, único ocupante da aeronave. A ocorrência foi registrada por volta das 7h, na altura dos quilômetros 39 e 40 da Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), no bairro Rural.
A aeronave, identificada como modelo EMB-202A — conhecida como Ipanema, fabricada pela Embraer — era utilizada para pulverização de defensivos agrícolas na região. No momento do acidente, segundo informações da Prefeitura de Guaíra, o avião estava em operação para aplicação de agrotóxicos em uma fazenda local.
A queda aconteceu em uma área de canavial próxima à rodovia. Assim que moradores e trabalhadores da região perceberam o acidente, acionaram as autoridades. Equipes da Polícia Militar (PM), do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Estado de São Paulo foram deslocadas imediatamente para o local. O óbito do piloto foi confirmado ainda no local do acidente.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por meio do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), confirmou que a aeronave tinha capacidade para apenas um tripulante e possuía motor convencional. Até o momento, as causas do acidente ainda não foram esclarecidas. O caso será investigado pelo Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 4), órgão vinculado ao Comando da Aeronáutica.
Josias Pereira Lemes era um profissional experiente, com anos de atuação na aviação agrícola. Ele integrava a equipe da empresa Jaíba Aviação Agrícola, pertencente ao Grupo Precisão. Em nota oficial, o grupo lamentou profundamente a perda e destacou o perfil profissional e humano de Josias.
“Destaca-se a qualidade de um profissional experiente e querido por todos na empresa. Sua partida deixa um vácuo impossível de ser preenchido em seus círculos de amigos e colegas”, diz o comunicado.
O Grupo Precisão também informou que, tanto o piloto quanto a aeronave, estavam com toda a documentação e certificações em dia, além de a manutenção do avião estar regularizada.
Além de prestar suporte à família da vítima, a empresa reforçou que acompanhará as investigações conduzidas pelos órgãos competentes, para esclarecer as circunstâncias que levaram à tragédia.
A aviação agrícola desempenha um papel essencial no agronegócio brasileiro, sendo responsável por operações como pulverização de defensivos, semeadura e combate a incêndios florestais. No entanto, o setor também apresenta riscos elevados, devido à natureza das missões, que exigem voos rasantes, em baixa altitude e em áreas rurais, muitas vezes enfrentando condições climáticas adversas e obstáculos naturais.
Segundo dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), acidentes com aeronaves agrícolas representam uma fatia significativa dos registros de quedas de pequeno porte no país.
As autoridades reforçam que qualquer hipótese sobre o motivo da queda — como falha mecânica, erro humano ou condições meteorológicas — só poderá ser confirmada após a conclusão do laudo técnico do Seripa 4, processo que pode levar meses.
Enquanto isso, amigos, familiares e colegas lamentam a perda de um profissional que, segundo relatos, era conhecido pela seriedade no trabalho e pelo bom relacionamento com todos ao seu redor.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
ANC tem expectativa positiva para inscrições de animais na 48ª Expointer
As inscrições vão até 29 de julho e devem ser feitas no site da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares.
Continue Reading ANC tem expectativa positiva para inscrições de animais na 48ª Expointer
Apartação: quando o cavalo pensa como o boi e transforma o trabalho em espetáculo
Com raízes nas fazendas do Velho Oeste, a apartação evoluiu de uma necessidade do campo para uma das modalidades equestres mais fascinantes do mundo. No Brasil, a paixão cresce com provas emocionantes, genética apurada e vaqueiros de alta performance.
Continue Reading Apartação: quando o cavalo pensa como o boi e transforma o trabalho em espetáculo
ANP: etanol é mais competitivo em relação à gasolina em seis Estados
Executivos do setor observam que o etanol pode ser competitivo mesmo com paridade maior do que 70%, a depender do veículo em que o biocombustível é utilizado.
Continue Reading ANP: etanol é mais competitivo em relação à gasolina em seis Estados
Bolsa atinge menor nível em três meses com receio de ofensiva de Trump
O receio de que o presidente estadunidense, Donald Trump, intensifique as retaliações ao Brasil fez a bolsa fechar no menor nível em quase três meses.
Continue Reading Bolsa atinge menor nível em três meses com receio de ofensiva de Trump
Conexão Delta G amplia oferta de touros em leilões e presença nas centrais de inseminação
Associados da entidade comercializam cerca de dois mil animais em 2024 e mantém mais de 25 touros nas principais centrais do país.
Beleza Láctea: Linha Milk da Laikou
A marca asiática Laikou, conhecida por suas fórmulas acessíveis e embalagens minimalistas, apostou exatamente nisso com a linha Milk, que promete clareamento, hidratação e nutrição profunda da pele