Capim-pé-de-galinha e buva comprometem a produtividade dos cultivos e criam o ambiente perfeito para doenças e pragas
As plantas daninhas, aquelas espécies invasoras que criam raízes no meio dos cultivos, continuam sendo um dos maiores problemas para os agricultores. Elas disputam água, luz e nutrientes, comprometem a produtividade, dificultam a colheita e afetam a qualidade do cultivo.
Uma das daninhas mais conhecidas e difícil de manejar é o capim-pé-de-galinha (Eleusine indica). “Ele cresce rápido, resiste a muitos produtos e pode atrapalhar o desenvolvimento de culturas importantes, como soja, milho e algodão. Quando se espalha, forma um ‘tapete’ de plantas que sufoca as lavouras e dificulta o trabalho das máquinas“, explica Rafael Toscano, BU técnico de soluções da ORÍGEO, joint venture entre Bunge e UPL, especializada em soluções sustentáveis e gestão integrada para o Cerrado.
Outras espécies, como a buva, também causam problemas. Além de competir com os cultivos, ela serve de abrigo para pragas e doenças, aumentando o risco de infestações e a necessidade de mais aplicações de defensivos. Quando o manejo não é feito corretamente, essas plantas podem se tornar resistentes a herbicidas, deixando o controle ainda mais difícil.
Para o eficaz combate dessas invasoras, é preciso usar herbicidas modernos e tecnologicamente avançados, como Thunder, da UPL Brasil e comercializado pela ORÍGEO, que tem o ingrediente ativo Asulam. O produto age diretamente no crescimento das plantas daninhas, sendo indicado para capim-pé-de-galinha, buva e soja voluntária, entre outras daninhas.
“Thunder se mostra eficaz no controle de plantas daninhas resistentes, principalmente em sistemas que alternam culturas. Ele ajuda a reduzir a infestação e a manter o potencial produtivo do solo. Com isso, contribui para a retomada da produtividade comprometida“, destaca o especialista da ORÍGEO.
Sobre a ORÍGEO
Fundada em 2022, ORÍGEO é uma joint venture de Bunge e UPL e está comprometida com o produtor e o seu legado na terra, oferecendo um conjunto de soluções sustentáveis e técnicas de gestão – antes e depois da porteira. A empresa fornece soluções de ponta a ponta para grandes agricultores de Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia e Tocantins, valendo-se do conhecimento de equipes técnicas altamente qualificadas, com foco em aumento de produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. Para mais informações, acesse origeo.com.
VEJA MAIS:
- Beef on dairy: Bezerros mestiços nascem mais saudáveis e se desenvolvem melhor, aponta PUCPR
- As cotações no mercado de reposição em Mato Grosso do Sul estão subindo
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.