O Deral informou que ainda existem áreas pendentes em virtude da ocorrência de chuvas intensas, o que atrasa a semeadura em algumas regiões.
São Paulo, 19 – O plantio da safra de soja 2025/26 avança de forma generalizada em praticamente todas as regiões do Paraná, com 92% da área semeada até segunda-feira (17), segundo boletim semanal divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado.
O Deral informou que ainda existem áreas pendentes em virtude da ocorrência de chuvas intensas, o que atrasa a semeadura em algumas regiões. “Diversas localidades registraram danos por granizo, enxurradas e erosões, resultando na necessidade de replantio”, afirmou a entidade. As lavouras já estabelecidas apresentam boa germinação e desenvolvimento vegetativo. “Em regiões mais avançadas, a cultura já se aproxima das fases reprodutivas.”
O órgão afirmou que 92% das lavouras estão em condições boas, 7% em quadro considerado médio e 1%, ruins. O Deral aponta que 69% estão em desenvolvimento vegetativo, 8% em germinação e 23% em floração.
Quanto à safra de verão de milho 2025/26, o Deral afirma que o plantio está 100% concluído. “A cultura apresenta bom desenvolvimento vegetativo, beneficiada pelas chuvas regulares e mantém potencial produtivo dentro do esperado”, disse, em boletim. A entidade aponta que, em algumas áreas, há ocorrência de acamamento em função a eventos climáticos extremos.
O boletim aponta que 95% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo e 5% em floração. Em sua maioria, as condições são boas (94%), com 6% em condição média.
Sobre a colheita da safra de trigo 2025, o Deral afirma que o excesso de chuvas afetou de forma pontual as lavouras, o que pode afetar a qualidade dos grãos. Em boletim, o órgão aponta que o cereal foi retirado de 96% da área semeada e que 78% das lavouras têm condição boa e 22% média. O Deral afirma que 97% das lavouras estão em fase de maturação e 3% em frutificação. A entidade destacou que as produtividades têm se mantido adequadas.