“A implantação da soja deverá ser concluída até a primeira quinzena de janeiro, à medida que as áreas forem sendo liberadas”, disse a Emater em nota.
O plantio de soja 2024/25 no Rio Grande do Sul alcançava na semana passada 96% da área de cultivo projetada pela Emater/RS, que é de 6.811.344 hectares. A produtividade média estimada é de 3.179 quilos por hectare. “O término do plantio da soja ocorre de forma mais lenta devido à sequência de semeadura em áreas previamente ocupadas por outras culturas, como milho e tabaco, ou em regiões de integração lavoura-pecuária (ILP), onde a retirada dos bovinos ou a colheita de sementes forrageiras acontecem de forma tardia”, disse a Emater em nota. “A implantação da soja deverá ser concluída até a primeira quinzena de janeiro, à medida que as áreas forem sendo liberadas.”
Ainda conforme a Emater, a semeadura avançou de forma moderada, atingindo 95% da área projetada para 2024/2025, de 748.511 hectares. A colheita do cereal foi iniciada no noroeste do Estado, chegando a 1%. “A semeadura deverá ser concluída ao longo do mês de janeiro, à medida que as áreas ocupadas por essas culturas sejam liberadas para nova implantação”, explicou.
“Embora as chuvas das últimas semanas não tenham sido uniformes e significativas em todo o Estado, as condições para o enchimento dos grãos estão adequadas, principalmente devido ao predomínio de temperaturas amenas, que favorecem tanto a preservação da umidade no solo quanto a otimização do processo fotossintético das plantas.”
De acordo com a Emater, a produtividade obtida está pouco abaixo da projeção inicial, de 7.116 kg/ha, mas supera à da safra anterior.
Quanto à safra de arroz, a Emater conta que o plantio está praticamente concluído. “Produtores realizam os tratos culturais necessários, como a irrigação adequada para a manutenção da lâmina de inundação, a aplicação de adubação de cobertura para suprir a demanda nutricional, especialmente em relação ao nitrogênio, e a aplicação de herbicidas seletivos para controle de plantas daninhas, preparando as lavouras para o início do período reprodutivo.”
O Instituto Rio Grandense de Arroz (Irga) projeta em 948.356 hectares a área cultivada com arroz nesta safra.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Pecuarista cria o próprio frigorífico e aposta em carnes premium – que segue crescendo – no Brasil
Da seleção genética no campo à verticalização da cadeia produtiva, trajetória de Valdomiro Poliselli Júnior mostra como a pecuária nacional passou a disputar espaço com as carnes mais valorizadas do mundo; Pecuarista cria o próprio frigorífico e aposta em carnes premium
China impõe cotas e tarifa de 55% para importação de carne bovina brasileira
China impõe cotas e tarifa extra à carne bovina importada e medidas de salvaguarda entram em vigor imediatamente, preveem tarifa adicional de 55% sobre volumes que excederem cotas por país e valem até o fim de 2028
Continue Reading China impõe cotas e tarifa de 55% para importação de carne bovina brasileira
Ordenha automática chega às pequenas propriedades e revoluciona a pecuária leiteira
Tecnologia antes restrita a grandes fazendas, a ordenha automática começa a se mostrar viável para pequenos produtores, com ganhos em eficiência, bem-estar animal e sustentabilidade
Continue Reading Ordenha automática chega às pequenas propriedades e revoluciona a pecuária leiteira
Terras raras colocam o Brasil no centro da disputa global e reacendem dilema histórico
Com reservas estratégicas de terras raras e interesse direto de potências como os Estados Unidos, o Brasil precisa decidir se seguirá como exportador de matéria-prima ou se investirá em refino e agregação de valor, um dilema histórico no país
Produção em dia, contas apertadas: por que o dinheiro não fecha no caixa
Diante desse cenário, é comum buscar explicações em fatores externos, como clima adverso, preços baixos, aumento dos custos de produção ou juros elevados. No entanto, eles não explicam completamente por que produtores submetidos às mesmas condições chegam ao fim do ano em situações tão diferentes.
Continue Reading Produção em dia, contas apertadas: por que o dinheiro não fecha no caixa
Como advogado do agro, eu afirmo: o produtor rural termina o ano pressionado e endividado
“Mais um ano chega ao fim, e uma coisa precisa ser dita com clareza: o agro não parou. Mesmo quando tudo apertou, foi o produtor rural que manteve o Brasil de pé”, ressalta Dr. Marco Paiva





