Plantio do trigo no Brasil já está consolidado e colheita avança em algumas áreas do país

Recentes eventos climáticos não impactaram a safra do cereal, e estimativas da StoneX para setembro se mantêm em 7,3 milhões de toneladas de produção.

A safra de trigo 2025/26 no Brasil já está consolidada e até avança no processo de colheita em algumas regiões do país. De acordo com o relatório de perspectivas para a safra do cereal referente ao mês de setembro da StoneX, empresa global de serviços financeiros, não há mudanças nos números de produção em relação ao prospecto do mês de agosto: 7,3 milhões de toneladas.

Isso se deve ao fato de que os recentes eventos climáticos não trouxeram impactos relevantes para as produtividades, com algumas quebras, porém bastante pontuais. No geral, o sentimento continua bastante positivo em relação aos rendimentos da cultura nesta temporada, em todas as regiões produtoras, segundo o consultor em Gerenciamento de Riscos da StoneX, Jonathan Pinheiro.

Modelo prevê produtividade agrícola com uso de imagens de satélite

O especialista aponta que o setor observa agora o cenário cambial atual, que poderá reduzir o potencial de exportação devido à baixa competitividade do país, trazendo impactos ainda incertos no balanço de oferta e demanda.

“Poderá haver um crescimento dos estoques de passagem, principalmente no Rio Grande do Sul, ou até mesmo uma redução da demanda por importação, embora eu acredite que isso seja improvável. Operações de cabotagem poderão ser retomadas, caso isso se confirme, com um excesso de oferta no Sul do país”, finalizou Pinheiro.

8° Seminário StoneX

Entenda mais sobre o mercado de trigo e outras commodities, como grãos, algodão, óleos vegetais, pecuária, fertilizantes e café, e prepare-se para os desafios e oportunidades que vêm pela frente.

Data: 15 de outubro de 2025

Horário: das 8h30 às 12h30

Inscrições: https://event.on24.com/wcc/r/5052991/9C6A3253C1CEBEDAD27D21B1A5E44366

Fonte: StoneX

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM