Fiscalização constatou que os animais estavam sem comida e água; Dos quase 50 cavalos debilitados em propriedade rural no Paraná, um cavalo morreu antes de nova inspeção.
A Polícia Militar Ambiental encontrou 47 cavalos em situação de maus-tratos em uma propriedade rural localizada em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). A fiscalização foi realizada após denúncias e constatou que os animais estavam esqueléticos, debilitados e com sérios problemas de pele. Alguns deles estavam com um deficit de até 200 quilos em relação ao peso ideal, conforme relataram os fiscais ambientais da Prefeitura de Piraquara.
A primeira inspeção ocorreu na segunda-feira (3), quando equipes da prefeitura e da Polícia Militar identificaram que os cavalos estavam sem acesso a água potável e sem alimentação adequada. O proprietário da fazenda se comprometeu a melhorar as condições dos animais, incluindo o fornecimento de alimento, água, abrigo contra intempéries e atendimento veterinário para os que estavam em situação mais crítica.
No entanto, ao retornar à propriedade na quarta-feira (5), os fiscais constataram que nada havia sido feito para melhorar a qualidade de vida dos cavalos debilitados. Durante a nova visita, as equipes encontraram um cavalo morto dentro de uma área coberta, onde estavam outros animais em piores condições de saúde. Um outro cavalo estava amarrado e impossibilitado de caminhar.

Além disso, devido à falta de comida, os cavalos tentavam avançar uma tela de proteção para comer o gramado do lado de fora da propriedade.
Diante da reincidência da negligência, a Polícia Militar Ambiental lavrou um Boletim de Ocorrência (B.O.), aplicou um auto de infração por maus-tratos e um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o proprietário da fazenda.
Segundo Yuzen Carvalho, fiscal ambiental da Prefeitura de Piraquara, as autoridades continuarão monitorando a situação e poderão tomar medidas ainda mais rigorosas caso as condições dos cavalos não sejam regularizadas.
“A gente vai continuar verificando tudo isso. Não sendo cumprido, a gente entra com um auto de infração, uma outra multa, além da que a Força Verde já autuou”, afirmou Carvalho.
Casos de maus-tratos contra animais são considerados crimes no Brasil e estão previstos na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998). Em setembro de 2020, a legislação foi alterada para endurecer penalidades contra agressores de cães e gatos, mas também se aplica a outros animais. Os responsáveis por maus-tratos podem enfrentar penas que incluem multa, detenção e até reclusão em casos de agravantes.
A fiscalização no Paraná segue atenta a novas denúncias, garantindo a proteção dos animais e a responsabilização dos infratores.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Lula participará de encerramento do Encontro Nacional do MST na sexta
O evento reúne cerca de 3 mil camponeses de todo o país, no Parque de Exposições Agropecuárias da capital baiana.
Continue Reading Lula participará de encerramento do Encontro Nacional do MST na sexta
Jurado do Mancha Crioula já foi premiado na exposição
Apesar de ser sua primeira vez no Mancha Crioula, o jurado Jaime Bicca de Freitas tem uma relação bem antiga com a raça.
Continue Reading Jurado do Mancha Crioula já foi premiado na exposição
Elicit Plant registra aumento médio de 9,4% na produtividade do milho no Brasil em quatro safras
Resultados de campo indicam aumento de mais de 10 sacos por hectare, alta previsibilidade e impacto econômico direto para o produtor, sem mudanças no manejo agrícola.
Mapa encerra missão em Bruxelas e Berlim com foco em comércio e cooperação
Agenda incluiu reuniões na Comissão Europeia e ampliou articulações bilaterais e multilaterais durante o GFFA, na capital alemã.
Continue Reading Mapa encerra missão em Bruxelas e Berlim com foco em comércio e cooperação
Um dos maiores Drones de Aplicação realiza desafio inédito na Fazenda Conectada Case IH
Teste de 24h confirma eficiência do Drone Case IH: 892ha cobertos com 98% de acurácia. Tecnologia reduz custos e compactação do solo. Confira os resultados.
Abertura de mercado para o Brasil no Vietnã e na Arábia Saudita
Com estes anúncios, o agronegócio brasileiro alcança um total de 527 novas oportunidades desde o início de 2023.
Continue Reading Abertura de mercado para o Brasil no Vietnã e na Arábia Saudita





