
Fiscalização constatou que os animais estavam sem comida e água; Dos quase 50 cavalos debilitados em propriedade rural no Paraná, um cavalo morreu antes de nova inspeção.
A Polícia Militar Ambiental encontrou 47 cavalos em situação de maus-tratos em uma propriedade rural localizada em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). A fiscalização foi realizada após denúncias e constatou que os animais estavam esqueléticos, debilitados e com sérios problemas de pele. Alguns deles estavam com um deficit de até 200 quilos em relação ao peso ideal, conforme relataram os fiscais ambientais da Prefeitura de Piraquara.
A primeira inspeção ocorreu na segunda-feira (3), quando equipes da prefeitura e da Polícia Militar identificaram que os cavalos estavam sem acesso a água potável e sem alimentação adequada. O proprietário da fazenda se comprometeu a melhorar as condições dos animais, incluindo o fornecimento de alimento, água, abrigo contra intempéries e atendimento veterinário para os que estavam em situação mais crítica.
No entanto, ao retornar à propriedade na quarta-feira (5), os fiscais constataram que nada havia sido feito para melhorar a qualidade de vida dos cavalos debilitados. Durante a nova visita, as equipes encontraram um cavalo morto dentro de uma área coberta, onde estavam outros animais em piores condições de saúde. Um outro cavalo estava amarrado e impossibilitado de caminhar.

Além disso, devido à falta de comida, os cavalos tentavam avançar uma tela de proteção para comer o gramado do lado de fora da propriedade.
Diante da reincidência da negligência, a Polícia Militar Ambiental lavrou um Boletim de Ocorrência (B.O.), aplicou um auto de infração por maus-tratos e um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o proprietário da fazenda.
Segundo Yuzen Carvalho, fiscal ambiental da Prefeitura de Piraquara, as autoridades continuarão monitorando a situação e poderão tomar medidas ainda mais rigorosas caso as condições dos cavalos não sejam regularizadas.
“A gente vai continuar verificando tudo isso. Não sendo cumprido, a gente entra com um auto de infração, uma outra multa, além da que a Força Verde já autuou”, afirmou Carvalho.
Casos de maus-tratos contra animais são considerados crimes no Brasil e estão previstos na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998). Em setembro de 2020, a legislação foi alterada para endurecer penalidades contra agressores de cães e gatos, mas também se aplica a outros animais. Os responsáveis por maus-tratos podem enfrentar penas que incluem multa, detenção e até reclusão em casos de agravantes.
A fiscalização no Paraná segue atenta a novas denúncias, garantindo a proteção dos animais e a responsabilização dos infratores.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Fávaro: Brasil espera que México abra mercado para farinha de bovinos e suínos
O ministro destacou ainda que as exportações de produtos agropecuários para o México cresceram cerca de US$ 870 milhões desde o início de 2023.
Continue Reading Fávaro: Brasil espera que México abra mercado para farinha de bovinos e suínos
Conheça a raça Belmont Red, a genética que mudou a história da pecuária em climas tropicais
Criado na Austrália para o clima tropical, o Belmont Red se consolidou como referência em docilidade, resistência e eficiência produtiva.
Emater-RS: colheita de trigo tem ritmo lento; chuva interrompe plantio de milho
Quanto aos preparativos para o plantio do milho de verão da safra 2025/26, a Emater diz que, por causa das chuvas nesta semana, a semeadura foi interrompida.
Continue Reading Emater-RS: colheita de trigo tem ritmo lento; chuva interrompe plantio de milho
Poder de compra dos ovos avança frente ao milho
O poder de compra do avicultor paulista frente ao milho caiu, assim como em relação ao farelo de soja pelo segundo mês seguido.
Continue Reading Poder de compra dos ovos avança frente ao milho
Demanda enfraquecida de frango mantém preços em queda
De acordo com o Centro de Pesquisas, as desvalorizações levaram a média mensal do frango a ficar abaixo da de julho.
Continue Reading Demanda enfraquecida de frango mantém preços em queda
81 países importam carne bovina de Mato Grosso; China lidera compradores
Somente com as vendas dessa proteína, o estado já acumulou uma receita de US$ 2 bilhões nos sete primeiros meses do ano.
Continue Reading 81 países importam carne bovina de Mato Grosso; China lidera compradores