
O Moegão, no Porto de Paranaguá, já está com 23% do projeto concluído e espera revolucionar o escoamento de grãos do país; A estrutura terá capacidade de um total de 180 vagões carregados de soja, milho e farelos.
As obras do Moegão, a maior estrutura de recepção de cargas ferroviárias do Brasil, seguem em ritmo acelerado no Porto de Paranaguá. Com 23% do projeto concluído, a fase atual inclui a escavação e concretagem das vigas de coroamento da moega. A expectativa é de que a estrutura seja finalizada até dezembro de 2025.
Com investimento superior a R$ 600 milhões, o Moegão promete transformar a logística portuária ao aumentar significativamente a capacidade de recebimento de grãos. O novo sistema permitirá a descarga simultânea de três vagões por linha, em um total de 180 vagões carregados de soja, milho e farelos. A estrutura contará com três linhas férreas independentes, otimizando o fluxo e reduzindo gargalos logísticos.
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destaca o impacto da obra: “O novo Moegão vai colocar o Porto de Paranaguá em um novo patamar. A agilidade no recebimento de produtos será algo inigualável, sem contar que estamos nos antecipando para atender a nova Ferroeste, que deverá aumentar ainda mais o fluxo de cargas”.
Redução de impactos urbanos e avanço nas obras
Além de aumentar a eficiência no escoamento de grãos, o projeto também busca minimizar impactos na cidade. O número de cruzamentos férreos será reduzido de 16 para cinco, diminuindo interrupções no trânsito e reduzindo a circulação de caminhões na área portuária.
De acordo com Matheus Arnoni Mendes, coordenador de Fiscalização da Portos do Paraná, “a obra está em ritmo acelerado, tanto na moega quanto nas galerias que vão distribuir a carga recebida”. Na última quarta-feira (29), a Diretoria de Engenharia e Manutenção esteve no canteiro de obras para acompanhar o avanço dos trabalhos.
O poço da moega terá 50 metros de comprimento, 17,5 metros de largura e 7 metros de profundidade. No poço onde ficará o elevador da moega, a profundidade chegará a 14 metros.

Engenharia de ponta para estrutura subterrânea
Com 144 trabalhadores envolvidos diretamente na obra, sendo 100 apenas na moega, a construção inclui o uso de técnicas avançadas para estabilização do solo, como o jet grouting. Segundo o engenheiro Luiz Fernando Delgado, mais de mil toneladas de cimento foram injetadas ao longo de seis meses para viabilizar a escavação do Moegão, que ficará parcialmente abaixo do nível do mar.
Atualmente, já estão prontos 25 cones, quatro pilares concretados e diversas armações para a produção de novas peças pré-moldadas. O engenheiro Diego das Neves Linhares, responsável pela obra, detalha que a partir de fevereiro começará o içamento das galerias do complexo e, no segundo semestre, a instalação dos equipamentos do sistema eletromecânico.
Com a conclusão prevista para dezembro de 2025, o Moegão do Porto de Paranaguá promete ser um marco na infraestrutura logística do Brasil, consolidando o terminal paranaense como um dos principais hubs de escoamento de grãos do país.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu
Para um dos maiores pecuaristas do Brasil, investir no Nelore e respeitar a natureza do gado garante eficiência, lucro e menos trabalho no manejo de corte
Continue Reading Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu
Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
A taxa básica de juros da economia (Selic) vale para os próximos 45 dias, quando o Copom volta a se reunir.
Continue Reading Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Ex-deputado TH Joias é um dos investigados por intermediação de primatas e ligação com o Comando Vermelho.
Continue Reading Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Pelo segundo ano consecutivo, GTF conquista Selo Ouro ODS da ONU e consolida sua liderança em sustentabilidade
Reconhecimento reforça compromisso da companhia com a Agenda 2030 da ONU e práticas ESG que geram impacto positivo em comunidades e no meio ambiente.
Comissão da Agricultura da Câmara aprova Estatuto do produtor Rural
O projeto que define o Estatuto do Produtor Rural, prevê concessão de assistência técnica e jurídica gratuita, proteção do patrimônio, revisão de contratos e fundo de crédito para pequenos agricultores.
Continue Reading Comissão da Agricultura da Câmara aprova Estatuto do produtor Rural
Demora na concretização de medidas de apoio contra o tarifaço geram insegurança junto a exportadores de mel do Piauí
O Grupo Sama, líder brasileiro e sul-americano de produção de mel orgânico, observa que a situação é semelhante à registrada no início de agosto.