
A pressão está atrelada à baixa liquidez e à menor paridade de exportação, influenciada pela desvalorização do dólar frente ao Real.
Levantamento do Cepea mostra que os preços do arroz em casca seguem em queda, com o Indicador CEPEA/IRGA-RS (58% de grãos inteiros, pagamento à vista) fechando o último dia 19 de setembro a R$ 61,89/saca de 50 kg, o menor valor desde junho de 2020.
Segundo o Centro de Pesquisas, a pressão está atrelada à baixa liquidez e à menor paridade de exportação, influenciada pela desvalorização do dólar frente ao Real.
Pesquisadores explicam que, nos últimos dias, parte dos agentes optou por se retirar temporariamente do mercado, aguardando maior estabilidade; aqueles que seguiram ativos realizaram operações pontuais – foi o caso sobretudo de produtores que precisavam levantar recursos para custear a semeadura da safra 2025/26.
Desmotivados pelo recuo nas cotações, produtores sinalizam diminuir consideravelmente a área de arroz nesta temporada, ainda conforme levantamento do Cepea.
Fonte: Cepea
VEJA TAMBÉM:
- Conselho Nacional do Café (CNC) se pronuncia sobre o adiamento da EUDR
- Governo brasileiro confirma possibilidade de conversa entre Lula e Trump na próxima semana
- StoneX projeta superávit global de 2,8 milhões de toneladas de açúcar em 2025/26
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.