A recuperação foi impulsionada pela maior concentração das negociações envolvendo o açúcar cristal de melhor qualidade.
Os preços médios do açúcar cristal branco negociado no mercado spot do estado de São Paulo reagiram no encerramento da última semana de outubro, aponta levantamento do Cepea.
Segundo o Centro de Pesquisas, o Indicador CEPEA/ESALQ (cor Icumsa de 130 a 180) chegou a operar na casa dos R$ 111,00 por saca de 50 kg na segunda-feira, 27, o menor patamar nominal desde abril de 2021, mas, na sexta-feira 31, subiu para R$ 113,65/sc.
Pesquisadores explicam que a recuperação foi impulsionada pela maior concentração das negociações envolvendo o açúcar cristal de melhor qualidade, o Icumsa 150. Usinas seguiram firmes nas posições de venda, apoiadas na restrição de oferta – boa parte dessa qualidade tem sido direcionada ao mercado externo ao longo desta safra (2025/26).
Já para o tipo cristal Icumsa 180, algumas usinas adotaram uma postura mais flexível, buscando escoar estoques e garantir vendas nos preços vigentes.
De modo geral, houve pressão de compradores por valores mais baixos, o que reduziu a liquidez, conforme levantamento do Cepea.
Fonte: Cepea
VEJA TAMBÉM:
- Lula regulamenta fiscalização de produtos de origem vegetal
- Pepsico lança programa ligado à agricultura regenerativa no Cerrado
- Cade aprova compra da Levitare e da Búfalo Brasil pela Tirolez
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.