
Enquanto a colheita de arábica da safra 2025/26 começa a ganhar ritmo em algumas regiões produtoras, as atividades envolvendo o robusta estão mais avançadas.
Os preços do café estão em queda no mercado doméstico, sobretudo para o robusta, apontam levantamentos do Cepea.
Segundo o Centro de Pesquisas, enquanto a colheita de arábica da safra 2025/26 começa a ganhar ritmo em algumas regiões produtoras, as atividades envolvendo o robusta estão mais avançadas, especialmente no Espírito Santo – estima-se que aproximadamente 20% da produção capixaba já tenha sido colhida.
O Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6, bebida dura para melhor, posto na capital paulista, acumula expressivo recuo de 7,3% na parcial de maio (até o dia 26); para o robusta, o Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6, peneira 13 acima, a retirar no Espírito Santo, registra forte baixa de 13%.
Relatório divulgado neste mês pelo USDA aponta a safra brasileira 2025/26 de arábica em 40,9 milhões de sacas de 60 kg, queda de 6,4% em relação às 43,7 milhões de sacas da temporada anterior.
A diminuição se deve ao clima até 2024, que prejudicou a florada. Já para o robusta, o USDA estima produção brasileira de 2025/26 em 24,1 milhões de sacas, aumento significativo de 15% em relação às 21 milhões de sacas colhidas em 2024/25.
Esse crescimento é atribuído às condições climáticas favoráveis, que resultaram em uma floração eficaz e abundante formação de cerejas, especialmente no Espírito Santo e na Bahia.
Fonte: Cepea
VEJA TAMBÉM:
- Concessão de crédito rural cresce e atinge R$ 220 bi em 2024, mostra Serasa
- Japão impõe suspensão temporária à importação de aves vivas do RS após caso de gripe aviária
- Senado aprova PL da Securitização de dívidas rurais na CRA
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.