No front externo, com a finalização da colheita de trigo no Brasil, as exportações foram retomadas em novembro, enquanto as importações recuaram.
Neste começo de dezembro, os preços do trigo no mercado de lotes (negociações entre empresas) estão apresentando movimentos distintos dentre as regiões acompanhadas pelo Cepea. No Paraná, os valores estão em baixa, pressionados sobretudo pela maior disponibilidade doméstica.
Já no Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina, dados do Cepea mostram que as cotações estão mais firmes, sustentadas pelo mercado consumidor.
Quanto aos valores pagos aos produtores (mercado de balcão), observam-se baixas em quase todas as regiões – a exceção é Santa Catarina. No front externo, com a finalização da colheita de trigo no Brasil, as exportações foram retomadas em novembro, enquanto as importações recuaram.
De acordo com dados da Secex, em novembro, foram exportadas 121,16 mil toneladas de trigo, o maior volume escoado pelo País desde março/25.
Já quanto às importações, em novembro, chegaram aos portos brasileiros 414,56 mil toneladas de trigo, 22,4% a menos do que em outubro/25, queda de 2,6% em relação a novembro/24 e o menor volume desde dezembro/23.
Fonte: Cepea
VEJA TAMBÉM:
- FAESP e CNA promovem evento sobre a Reforma Tributária e os impactos no agronegócio da Região Sudeste
- Fenômeno raro: Ciclone atípico traz chuva torrencial e ventania de 100 km/h
- Exportações de ovos mantém alta de 5,8% em novembro
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.