
A premiação será no dia 07 de novembro, durante a SIC no Expominas, em Belo Horizonte, e elegerá os melhores cafés brasileiros de 2025.
Criado em 2012, o Coffee of the Year tem como missão reunir os melhores cafés do Brasil, reconhecer os grandes destaques do ano e valorizar novas origens que estão transformando a produção nacional. Ao premiar a qualidade e a diversidade do café brasileiro, o concurso incentiva o aprimoramento das lavouras, fortalece o posicionamento do país no cenário global e conecta produtores às principais oportunidades de mercado.
O COY, como é conhecido, também se consolidou como pioneiro ao incluir as duas espécies produzidas no Brasil – arábica e canéfora (conilon/robusta) –, estimulando a qualidade e dando visibilidade a diferentes perfis sensoriais e regiões produtoras. Aberto a produtores de todas as regiões do Brasil, é uma vitrine única para colocar o café em evidência, conquistar reconhecimento no mercado e abrir portas para novas oportunidades de negócio.
O concurso acontece em fases. Na primeira, produtores de todo o Brasil enviam suas amostras, que são torradas e avaliadas por profissionais licenciados Q-Graders e R-Graders do Coffee Quality Institute (CQI). A edição deste ano bateu recorde de inscritos, com 601 amostras, sendo 453 de arábica e 148 de canéfora.
”Tivemos a satisfação de receber cafés de todas as regiões produtoras, incluindo Ceará e Acre, das quais não havíamos recebido ano passado. Quanto à qualidade, tivemos uma potência de sabor. Vimos muitos cafés doces, com notas intensas de chocolate, caramelo, mel e garapa, mas também tivemos cafés frutados, com sensorial de frutas roxas e brancas. Cafés bem consistentes quanto a corpo cremoso e sedoso, e finalização doce e longa”, explica Leandro Paiva do IF Sul de Minas e coordenador do concurso.
Todas foram provadas no Centro de Excelência em Cafeicultura – Senar, em Varginha, Minas Gerais, e dentre elas, selecionadas as 180 melhores, sendo 150 de arábica e 30 de canéfora. Essas serão disponibilizadas nas Salas de Cupping, durante a Semana Internacional do Café (SIC), funcionando como uma grande vitrine do café brasileiro. Nesse espaço, compradores nacionais e internacionais podem provar os cafés e conhecer seus produtores.
Desses cafés, os 10 mais bem pontuados de arábica e os cinco de canéfora são apresentados ao público da SIC em uma degustação às cegas, no método filtrado. A votação dos visitantes complementa a pontuação final, ajudando a eleger os grandes vencedores do ano.
“A SIC é um espaço de encontros e conexões que abre portas para novos mercados e impulsiona todo o setor cafeeiro brasileiro. O COY, que se consolidou como referência nesse cenário, é uma poderosa ferramenta de promoção e valorização dos melhores cafés e produtores, ajudando a divulgar novas origens e a fortalecer o reconhecimento do produtor. É sempre inspirador descobrir novos cafés acompanhados de novas histórias”, comenta Caio Alonso Fontes, diretor da Espresso&CO, um dos realizadores do evento.
Por fim, no último dia da SIC, 07 de novembro, no Grande Auditório Robério Silva, acontece a esperada cerimônia de premiação, durante a qual são revelados os melhores 10 produtores de arábica e os cinco de canéfora, em ordem de classificação. Todos esses finalistas recebem Certificado de Participação. Já os grandes vencedores (primeiro lugar arábica e primeiro lugar canéfora) levam troféu e certificado de campeão.
Logo após o anúncio, nas Salas de Cupping, ocorre o exclusivo Cupping dos Campeões, onde compradores do Brasil e de outros países têm a chance de provar os cafés premiados do Coffee of the Year e de conhecer os produtores vencedores da edição.
Confira o regulamento do Coffee of Year Brasil 2025
Confira os releases das marcas expositoras presentes na SIC 2025
Sobre a Semana Internacional do Café (SIC)
A Semana Internacional do Café (SIC) é uma das maiores feiras do mundo e o grande encontro de profissionais que tem o objetivo de conectar e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios. A SIC, principal ação de promoção do café brasileiro para o Brasil e o mundo, oferece conteúdo de ponta para os profissionais do setor em palestras, cursos, workshops, competições, provas de café, pesquisas e degustações orientadas. Estar na SIC é se conectar ao que há de mais inovador no mercado de café na troca de conhecimento entre os líderes e gestores do setor. A SIC, como é conhecida a Semana Internacional do Café, nasceu em 2013 em Belo Horizonte, para receber a celebração dos 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC).
13ª Semana Internacional do Café – SIC
Site: www.semanainternacionaldocafe.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/semanainternacionaldocafe
Datas: 05, 06 e 07 de novembro de 2025
Horário: das 10h às 19h
Local: Expominas – Av. Amazonas, 6200, Gameleira, Belo Horizonte, Minas Gerais
Ingressos:
-Produtor rural (Código do Produtor exigido): gratuito
-Profissionais do Setor (pessoas atuantes em empresas conectadas ao café; CNPJ exigido): gratuito
-Visitantes Gerais (futuros profissionais do mercado de café e grandes entusiastas): R$ 150,00 (para os três dias)
-Consumidor Final (apaixonados pelo café): R$ 70,00 (disponível apenas para dia 07/11)
Contato: contato@semanainternacionaldocafe.com.br
VEJA TAMBÉM:
- Agrural: Com mais ritmo no Centro-Oeste, plantio de soja vai a 24% no Brasil
- Região do Cerrado Mineiro inova e torna o 13º Prêmio o primeiro do Brasil a adotar o método CVA para avaliação de cafés
- EUA podem comprar carne bovina argentina para reduzir preços internos
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.