O Inmet emitiu um novo alerta para os dias entre 13 e 20 de janeiro, onde é esperado um acumulado pluviométrico superior a 150 mm de chuva em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste.
A previsão climática para os próximos dias aponta volumes expressivos de chuva em diversas regiões do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Entre os dias 13 e 20 de janeiro, é esperado um acumulado pluviométrico superior a 150 mm em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste.
A Figura 1 apresenta a previsão de chuva acumulada, de acordo com o modelo numérico COSMO do INMET, indicando chuva em quase todo o país, com acumulados durante a semana podem ultrapassar 80 mm em uma faixa que vai da Região Centro-Oeste, norte de Minas Gerais, Tocantins, Sul do Pará e áreas do centro-oeste do Nordeste (representados em tons de vermelho). Por outro lado, em Roraima, noroeste do Pará e nordeste do Amazonas, o tempo ficará firme.

Distribuição das chuvas pelo país
Região Norte
As pancadas de chuva serão frequentes devido à combinação de calor e alta umidade. Os acumulados de chuva variam de 30 mm a mais de 80 mm, especialmente no sudeste do Amazonas, sul e leste do Pará e Tocantins. Em contraste, Roraima, o noroeste do Pará e o nordeste do Amazonas terão baixo índice pluviométrico, com áreas em branco no mapa, indicando pouca ou nenhuma precipitação.
Região Nordeste
Grande parte da região deve registrar acumulados superiores a 80 mm. As chuvas serão mais intensas na Bahia, oeste de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí e Tocantins. Além disso, a aproximação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) a partir de 17 de janeiro intensificará a precipitação.
Região Centro-Oeste
A convergência de umidade deve manter as chuvas persistentes. Acumulados acima de 80 mm são previstos para Mato Grosso, centro-norte de Goiás e centro-oeste do Mato Grosso do Sul, com áreas pontuais superando os 150 mm. Em contraste, no centro-leste do Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, os volumes variam entre 30 mm e 50 mm.
Região Sudeste
A umidade se concentrará no noroeste de Minas Gerais, onde os acumulados podem ultrapassar 100 mm. Em outras áreas, as chuvas serão moderadas, com volumes entre 10 mm e 30 mm.
Região Sul
A semana começa com tempo firme, mas chuvas intensas são esperadas a partir do dia 18, com acumulados entre 30 mm e 50 mm em quase toda a região, podendo ultrapassar 80 mm em algumas áreas.
Temperaturas previstas
As temperaturas máximas permanecem elevadas em boa parte do país:
- Região Norte: entre 26°C e 36°C
- Região Nordeste: entre 22°C e 36°C
- Região Centro-Oeste: entre 20°C e 34°C
- Região Sudeste e Sul: entre 20°C e 34°C
As temperaturas mínimas também variam:
- Norte: entre 22°C e 26°C
- Nordeste: entre 20°C e 26°C
- Centro-Oeste: entre 20°C e 26°C
- Sudeste e Sul: de 14°C a 22°C no início da semana, subindo para 18°C a 28°C.
Recomendações
Para as regiões que receberão chuvas intensas, é recomendável redobrar a atenção com enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra. Agricultores e gestores de áreas rurais devem planejar atividades considerando as condições climáticas para evitar perdas e garantir a segurança das operações.
Acompanhe as atualizações do Inmet, aqui no Compre Rural, para informações mais detalhadas e em tempo real.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Linguiça de Bragança Paulista poderá ser vendida em todo o País com Sisbi
A tradicional “Linguiça de Bragança”, produzida há décadas na cidade, poderá ser comercializada em todo o território nacional.
Continue Reading Linguiça de Bragança Paulista poderá ser vendida em todo o País com Sisbi
Governador Tarcísio anuncia Geraldo Melo Filho como novo secretário de Agricultura e Abastecimento
Ex-presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Melo Filho assumirá o cargo ocupado por Guilherme Piai.
Tania Zanella é primeira mulher a ocupar a presidência executiva do Sistema OCB nacional
Votação foi nesta terça-feira, durante Assembleia Extraordinária, com participação do presidente Luís Alberto Pereira.
Fim da jornada 6×1 compromete produção de alimentos no Brasil, afirma Sistema FAEP
Proposta limita carga máxima semanal de 36 horas, elevando o custo de produção e o problema para encontrar mão de obra no meio rural.
Continue Reading Fim da jornada 6×1 compromete produção de alimentos no Brasil, afirma Sistema FAEP
Qual insumo é o mais competitivo? Veja onde cortar gastos no agro
Custos em alta no MT? Saiba qual insumo é o mais competitivo para a pecuária em 2025 segundo o Imea e veja como proteger sua margem de lucro.
Continue Reading Qual insumo é o mais competitivo? Veja onde cortar gastos no agro
STF deixa votação do marco temporal para ano que vem
A partir do próximo dia 20 de dezembro, a Corte vai entrar no período de recesso e retomará os trabalhos em fevereiro do ano que vem.
Continue Reading STF deixa votação do marco temporal para ano que vem





