
João Martins obteve o voto de todas as 27 Federações Estaduais de Agricultura e Pecuária em uma votação que ocorreu na sede da CNA, em Brasília.
O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, foi reeleito por unanimidade, na terça (7), para mais um mandato à frente da entidade no quadriênio 2025-2029.
João Martins obteve o voto de todas as 27 Federações Estaduais de Agricultura e Pecuária em uma votação que ocorreu na sede da CNA, em Brasília.
Também foram eleitos os vice-presidentes que vão compor a Diretoria Executiva e os integrantes do Conselho Fiscal para o mesmo período.
O presidente da CNA agradeceu o apoio de todos os presidentes de Federação estaduais de agricultura e pecuária, falou das promessas, das conquistas e dos planos para o futuro.
“Há 8 anos, quando me elegi, o cenário era outro. E naquela época fiz uma promessa de fazer uma transformação no meio rural ao criar uma nova classe média no campo, com algo em torno de 400 mil novos produtores assistidos pela assistência técnica”.
E continuou: “Fizemos mais do que isso. Estamos com quase 480 mil pequenos produtores assistidos pela nossa assistência técnica. Foi uma revolução que conseguimos implementar.”
João Martins lembrou da sua gestão na Federação da Bahia e falou que foi nessa época que descobriu a importância da assistência técnica como uma ação transformadora para mudar a vida de pequenos produtores.
O presidente da CNA também agradeceu o trabalho realizado pela diretoria atual que transformou e modernizou importantes setores do Sistema CNA/Senar. “O conceito da CNA é uma Casa aberta a todos, sem donos”.
E que a nova Diretoria tem a oportunidade de trazer renovação com mudanças que serão feitas com clareza de propósito.
O presidente da CNA falou ainda do “seu sonho”, como já fez na Bahia, de implementar centros de treinamento e capacitação em todo o país.
E que o Sistema CNA/Senar dará apoio a todos os Estados, sem exceção, para que todos tenham as mesmas oportunidades e orgulho de estar na presidência das Federações de agricultura e pecuária.
“Temos de estar unidos e preparados para o futuro”, afirmou João Martins.
O processo eletivo realizado na sede da Confederação foi conduzido por uma Comissão Eleitoral. A superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tania Zanella, foi a presidente da Comissão, e composta também pelo advogado da União Maximiliano Ferreira Temer e pelo vice-presidente tesoureiro do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), Nilson Leitão.
Trajetória
No comando da CNA desde 2015, João Martins tem uma trajetória profissional marcada pela defesa dos produtores rurais. Também presidiu a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e é acionista e presidente da Agropecuária João Martins S/A.
João Martins é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Entre os cargos que ocupou, ele foi o fundador e 1º tesoureiro da Central de Cooperativas de Leite da Bahia (CCLB) e presidente interino da Associação Baiana de Criadores (Abac).
Também foi diretor e 1º vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia e presidiu a Faeb de 2000 a 2018. Nesse período, acumulou os cargos de presidente do Conselho de Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Bahia (Senar- BA) e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia.
Conselho
O Conselho de Representantes, formado pelas Federações de Agricultura e Pecuária, também elegeu, na chapa liderada por Martins, seis vice-presidentes que formam a Diretoria Executiva e os seis membros do Conselho Fiscal, três titulares e três suplentes.
Composição da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal (Quadriênio 2025-2029)
Diretoria Executiva
Presidente – João Martins da Silva Júnior (BA)
1º vice-presidente – Gedeão Silveira Pereira (RS)
2º vice-presidente – Antônio Pitangui de Salvo (MG)
1º vice-presidente de Finanças – Humberto Miranda (BA)
2º vice-presidente de Finanças – Muni Lourenço Silva Júnior (AM)
1º vice-presidente de Secretaria – Marcelo Bertoni (MS)
2º vice-presidente de Secretaria – José Amílcar de Araújo Silveira (CE)
Conselho Fiscal
Efetivos
Álvaro Arthur Lopes de Almeida (AL)
Paulo Carneiro (TO)
Hélio Dias de Souza (RO)
Suplentes
Raimundo Coelho de Souza (MA)
Luiz Iraçú Guimarães Colares (AP)
José Álvares Vieira (RN)
Trajetória de João Martins na presidência da CNA
2012
A partir deste ano, exerceu a 1ª vice-presidência da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)
2015
Assume a presidência da Confederação
2017
Eleito para presidir a CNA
2021
Reeleito para presidir a CNA
2025
Reeleito para o quadriênio 2025-2029
Fonte: CNA
VEJA TAMBÉM:
- Roteiro da Carne destaca sabor, qualidade e sustentabilidade da proteína bovina de MT
- Mantiqueira Brasil marca presença na Superminas Food Show 2025
- Safra 2025/26 de soja no Tocantins será de grandes números, mas exige cautela do produtor
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.