Na nova gestão, o presidente terá Marcelo Schunn Diniz Junqueira, João Adrien e Ricardo Sassi como vice-presidentes, informou a SRB em nota.
São Paulo, 11 – O Conselho Superior da Sociedade Rural Brasileira (SRB) reelegeu, na terça-feira, 10, em São Paulo, Sérgio Bortolozzo para a presidência da entidade no triênio 2026-2028. Produtor rural e com atuação em entidades do agronegócio, ele continuará à frente da organização com foco em temas como endividamento do setor, viabilidade econômica da atividade agrícola e fortalecimento do seguro rural. Na nova gestão, o presidente terá Marcelo Schunn Diniz Junqueira, João Adrien e Ricardo Sassi como vice-presidentes, informou a SRB em nota.
Ao ser reconduzido ao cargo, Bortolozzo afirmou que pretende manter a interlocução com governos federal e estaduais na defesa dos interesses dos produtores. “Inicio este novo mandato com o compromisso de dar continuidade ao trabalho que estamos realizando e de avançar em temas fundamentais: o endividamento do setor rural e a viabilidade econômica da atividade agrícola serão prioridades, assim como o fortalecimento do seguro rural e a defesa do direito de propriedade”, disse, na nota.
Sobre o triênio 2023-2025, o dirigente destacou avanços institucionais e atuação intensa nas relações governamentais e no parlamento. “Encerramos um mandato muito desafiador, com forte atuação no parlamento, nas relações governamentais e na política agrícola”, disse, citando pautas como direito de propriedade, segurança jurídica, reforma tributária e atuação internacional.
Entre as iniciativas da última gestão, a SRB também atuou em propostas relacionadas ao novo modelo de seguro rural adaptado a regiões mais vulneráveis e na regulamentação do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), além de ampliar a participação do produtor em debates nos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
A entidade destacou, ainda, a criação do Comitê de Mulheres da SRB, para a ampliação da representatividade feminina no setor, e a participação em missões internacionais aos Estados Unidos. No campo institucional, a organização contribuiu para memorandos de intenções com o Indian Chamber of Food and Agriculture (ICFA) e com a Federação das Associações Rurais do Mercosul (FARM), iniciativas que ajudaram a orientar discussões sobre o acordo União Europeia-Mercosul e temas de sanidade animal.