Confira a previsão do Climatempo para esta quinta (18). Saiba onde haverá sol firme, risco de temporais severos e queda na umidade em cada região do Brasil.
De acordo com as projeções meteorológicas divulgadas pelo Climatempo, esta quinta-feira desenha um cenário dividido no país: enquanto o Sul desfruta de estabilidade atmosférica, o centro e o norte do mapa enfrentam áreas de instabilidade intensa. Confira o detalhamento técnico por região:
Sul
Segundo os dados analisados, o domínio de um sistema de alta pressão garante um dia de tempo aberto na maior parte da região. O sol aparece com força, embora a faixa leste do Paraná e de Santa Catarina deva apresentar maior cobertura de nuvens. A exceção fica por conta do litoral paranaense, onde a umidade pode provocar chuviscos pontuais.
- Temperaturas: A massa de ar polar perde força, permitindo uma elevação gradual nos termômetros, mas o amanhecer ainda será gelado na Serra Geral (abaixo de 10°C) e ameno nos litorais do RS e PR.
- Alertas: O Climatempo chama a atenção para a baixa umidade relativa do ar (inferior a 30%) no interior dos três estados. No norte do Paraná, ventos podem soprar entre 40 e 50 km/h.
Sudeste
A região apresenta um quadro misto. Em São Paulo, a chuva perde intensidade, dando lugar ao sol no oeste, sul e interior do estado. O tempo também firma no norte do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais.
- Onde chove: A instabilidade persiste com força moderada a forte no Rio de Janeiro, sul/oeste capixaba e na maior parte de Minas.
- Pontos Críticos: Há risco de temporais severos no Triângulo Mineiro e no oeste/noroeste de Minas.
- Temperaturas e Ventos: O calor continua intenso no norte de MG e ES, enquanto o restante da região tem clima mais ameno. Rajadas de vento (40-50 km/h) atingem o Espírito Santo, norte do RJ e oeste de SP.
Centro-Oeste
A quinta-feira será de instabilidade crescente. Pela manhã, chuvas isoladas atingem o norte de Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso.
- Evolução: Ao longo do dia, o calor e a circulação de ventos em altitude potencializam a formação de nuvens, trazendo risco de tempestades para Goiás e para as faixas norte e leste de Mato Grosso.
- Tempo Firme: O sul e leste de Mato Grosso do Sul escapam da chuva, mantendo o tempo estável.
- Ventos: Rajadas de até 50 km/h são esperadas no leste de MS.
Nordeste
A grande novidade apontada pelo Climatempo é a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que quebra o padrão de seca e leva chuva para o interior.
- Precipitação: Chuvas moderadas a fortes devem banhar o sertão do Piauí, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, sul do Ceará e oeste da Bahia. Alerta para temporais no sudoeste baiano e sul do Maranhão/Piauí.
- Zona Seca: Nas áreas onde não chove, o calor predomina e a umidade do ar cai para níveis críticos (<30%). Ventos costeiros seguem intensos na Bahia e Ceará.
Norte
O clima tropical úmido mantém a instabilidade ativa em quase toda a região.
- Chuvas Volumosas: Há previsão de chuva forte e tempestades no Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá, Rondônia e sul de Roraima.
- Outras áreas: No Acre, a chuva é mais branda, mantendo o ar abafado. Em Roraima, ventos podem alcançar 50 km/h.
Fonte: Com informações do Climatempo.
VEJA MAIS:
- Raças mais utilizadas no confinamento: Zebuínos ainda dominam?
- iPhone 17 ou Bezerro, em qual investir? Dinheiro na mão de tolo vira pó, na do produtor multiplica
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.