
Baixa umidade persiste em várias regiões e eleva alerta para focos de incêndio
A influência do clima seco, característica marcante do inverno, se intensifica nesta terça-feira (15) em praticamente todas as regiões do Brasil. A exceção fica por conta do Norte e de partes do Nordeste, onde ainda há possibilidade de chuvas localizadas ao longo do dia.
Confira as condições do tempo por região:
Região Sul
A atuação de um sistema de alta pressão garante estabilidade atmosférica nos três estados do Sul. O destaque vai para a elevação expressiva das temperaturas, especialmente entre o oeste do Rio Grande do Sul e o noroeste do Paraná. No interior de Santa Catarina, a umidade relativa do ar registra índices preocupantes. Alerta também para queda de umidade no noroeste paranaense.
Região Sudeste
O tempo continua firme em toda a região. As manhãs seguem com temperaturas mais baixas, mas o sol aparece cedo e contribui para o aquecimento gradual ao longo do dia. No litoral do Rio de Janeiro, Espírito Santo e na faixa leste paulista, as máximas seguem moderadas. Já em áreas do interior de São Paulo e de Minas Gerais, o tempo seco favorece quedas acentuadas na umidade durante a tarde.
Região Centro-Oeste
Sem previsão de chuvas, o tempo segue estável nos estados do Centro-Oeste. O calor predomina, com temperaturas elevadas especialmente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. A umidade do ar entra em níveis críticos em praticamente toda a região, exigindo atenção redobrada à saúde e à atividade no campo.
Região Nordeste
As chuvas continuam restritas à faixa litorânea entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte e ao recôncavo da Bahia, onde há possibilidade de precipitações fracas a moderadas. No norte do Maranhão, também podem ocorrer pancadas isoladas. Em contraste, o interior da região enfrenta calor intenso e baixos índices de umidade.
Região Norte
Instabilidades persistem no norte do Amazonas, em Roraima e no Amapá, com chance de chuvas fortes durante o dia. Já no restante da região, o predomínio é de sol e calor. O Tocantins merece atenção especial devido à baixa umidade do ar.
Escrito por Compre Rural
VEJA MAIS:
- Brasileiros estão descobrindo os cortes americanos de carne bovina – veja por quê!
- Muito além da ração: os insumos “invisíveis” que garantem a saúde no rebanho
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.