Após a passagem de uma frente fria, ar frio avança pelo Sul e leste do Sudeste, trazendo alívio no abafamento e noites mais amenas nos próximos dias.
Os primeiros dias do ano seguem marcados pela atuação de sistemas típicos do verão, mas uma mudança importante no padrão das temperaturas já começa a ser observada em parte do Sul e do Sudeste do Brasil. O avanço de uma frente fria pela costa das regiões Sul e Sudeste abre caminho para a primeira massa de ar frio de origem polar de 2026, que, apesar de não ser intensa, será suficiente para derrubar as temperaturas e aliviar o calor e o abafamento registrados nas últimas semanas.
Frente fria avança e organiza a instabilidade
A frente fria atua inicialmente provocando chuva em amplas áreas do centro-sul do país. Nos próximos dias, o sistema tende a permanecer semiestacionário sobre a costa, contribuindo, junto a outros mecanismos atmosféricos, para a formação de um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Enquanto a chuva ganha destaque em várias regiões, o deslocamento da frente fria permite a entrada de uma massa de ar frio de origem polar, que avança logo na retaguarda do sistema.
Ar polar provoca queda das temperaturas no Sul
A primeira massa de ar polar do ano não tem características extremas, mas será suficiente para provocar queda significativa das temperaturas, especialmente no Sul do Brasil. O impacto mais evidente será observado nas temperaturas mínimas, trazendo um refresco para noites, madrugadas e manhãs que vinham sendo marcadas por forte abafamento.
Em áreas da Serra Gaúcha e da Serra Catarinense, as temperaturas podem ficar abaixo dos 10 °C nas primeiras horas da manhã deste domingo (04). Durante o dia, o efeito do ar frio também será sentido, principalmente na metade leste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, onde as tardes ficam mais amenas.
Esse padrão de temperaturas mais baixas deve persistir até o início da próxima semana, com a retomada gradual do aquecimento a partir de terça-feira (06).
Alívio no calor também alcança o Sudeste
No Sudeste, os efeitos da massa de ar frio serão mais perceptíveis no leste do estado de São Paulo, incluindo a Região Metropolitana da Capital. A segunda-feira já deve ser marcada por redução significativa das temperaturas máximas e mínimas, proporcionando um alívio importante no calor intenso dos últimos dias.
Em áreas do Rio de Janeiro, inclusive na capital, a queda de temperatura será mais sutil, mas suficiente para reduzir a sensação de calor excessivo, sem expectativa de frio intenso.
Tendência para os próximos dias
O avanço dessa massa de ar polar marca um breve intervalo de temperaturas mais amenas em parte do Sul e do Sudeste. No entanto, a tendência é de que o calor volte a ganhar força gradualmente ao longo da próxima semana.
Fonte: Climatempo
VEJA MAIS:
- Comprar ou arrendar? Como se comportou o preço do hectare em 2025 e as projeções para 2026
- Conheça as raças de burros e jumentos mais raros e que você não sabia que existia
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.