Produção agrícola na Ucrânia diminuiu 14% nos primeiros nove meses de 2025

Produção agrícola da Ucrânia cai 14% em 2025, com fortes reduções nas regiões de Donetsk, Kherson e Dnipropetrovsk

O volume da produção agrícola na Ucrânia, de janeiro a setembro de 2025, diminuiu 14% em comparação com o mesmo período do ano passado. A queda mais significativa foi observada no setor agrícola, onde a produção caiu 16,4%. A produção pecuária também apresentou retração, porém menor, de 4,4%. Isto foi relatado pela AgroReview.

Maiores reduções nas regiões Leste e Sul

Entre as regiões da Ucrânia, o declínio mais expressivo na produção agrícola foi registrado em Donetsk, Kherson e Dnipropetrovsk, onde os volumes diminuíram 43,9%, 33,1% e 24,4%, respectivamente. Uma queda significativa também foi observada nas regiões de Sumy, Chernihiv e Khmelnytskyi, onde a redução ultrapassou 20%.

“Um declínio significativo na produção foi registrado nas regiões de Donetsk, Kherson e Dnipropetrovsk, onde os volumes de produção caíram 43,9%, 33,1% e 24,4%, respectivamente. Uma redução de mais de 20% também ocorreu nas regiões de Sumy, Chernihiv e Khmelnytskyi.”

Dinâmica positiva na Transcarpácia e nas exportações de mirtilo

A única região onde a produção agrícola está aumentando é a Transcarpácia, onde o indicador cresceu 2,7%. Apesar do declínio geral, os produtores ucranianos de mirtilo estão expandindo ativamente seu potencial de exportação.

Neste ano, a associação de produtores e exportadores de mirtilo colheu mais de 350 toneladas de frutas, das quais cerca de 250 toneladas foram destinadas ao mercado externo. Os principais países importadores são Sérvia, Romênia e Moldávia, mas os empresários planejam ingressar também nos mercados da Alemanha e da Espanha.

Atualmente, a Ucrânia está entre os vinte maiores produtores de mirtilo do mundo, com uma participação de aproximadamente 0,6%.

Em relação à colheita de grãos e leguminosas, neste ano os agricultores ucranianos já colheram 34,75 milhões de toneladas, o que representa 18,8% a menos que no ano passado, quando foram colhidas 42,8 milhões de toneladas. A queda nos resultados foi influenciada principalmente pelo início tardio da colheita de milho.

Fonte: agroreview.com, traduzido e adaptado pelo Compre Rural.

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM