
Com aposta na Amazônia, Brasil produz 600 mil toneladas de dendê por ano, o equivalente a 1% da produção mundial
Alternativa de produção sustentável, o óleo de palma (ou dendê) tem a produção concentrada no Pará, líder nacional. São 600 mil toneladas do produto que serve de matéria-prima para alimentos, biocombustíveis e indústria de perfumaria.
A receita de sucesso é simples: boa fertilização, sol e chuva. O besouro faz a polinização da flor masculina com a feminina, de onde vêm o fruto, que fica maduro em cinco meses. A colheita é manual e feita de janeiro a janeiro. Com a utilização de equipamentos especializados, o trabalhador corta o cacho da árvore, que pode chegar a 30 kg, serra e transporta. De cada cacho é possível extrair 15 kg de óleo.
A safra melhora com a chuva e o combate às principais pragas: besouros e a lagarta desfolhadora. Para isso, o controle é biológico, com a instalação de armadilhas, além da criação de inimigos naturais, como as plantas nectaríferas. A adubação é mecanizada, com três janelas ao ano. Para manter a boa fitossanidade do pomar, a cada 45 dias é necessário realizar visita sanitária.
Belém Bionergia do Brasil (BBB)
Especializada em óleo de Palma, a empresa Belém Bioenergia (BBB), localizada em Tomé Açu, a 200 km de Belém (PA), produz em mais de 45 mil hectares, em sete municípios paraenses. São 38 mil hectares próprios e sete mil hectares com produção familiar, onde 553 famílias da região conquistaram renda com este trabalho.
Segundo o coordenador agrícola da Belém Bioenergia do Brasil (BBB), Vanilton Pantoja, cada variedade tem uma classificação de produção para manter o ano todo o processo industrial. “O segredo é ter boa fertilização, sol e água para ter uma boa qualidade de cacho e, assim, boa produção o ano todo”, revela.
A produção nos 38 mil hectares próprios rendeu, no ano passado, de 25 a 27 toneladas de óleo por hectare. Neste ano, porém, há expectativa de redução de 50% devido ao El Niño que atuou na safra 2023/2024. Com isso, o resultado deve ficar em apenas 17 toneladas por hectare.

Brasil produz 1% do óleo de palma do mundo
O potencial brasileiro para a produção de óleo de palma é gigante. O presidente da Associação Brasileira de Produtores de Óleo de Palma (Abraplama), Victor Almeida, destaca que o Brasil produz apenas 1% da demanda mundial, completada por Indonésia, China, Índia e países da União Europeia. Apesar disso, o país é o que tem a maior área disponível com potencial produtivo: 11 milhões de hectares.
“Somente na região amazônica, há capacidade para 220 mil hectares. A meta para os próximos anos é crescer 50% na produção com foco em parcerias, a partir da gestão ambiental e social”, prevê Victor Almeida. Segundo ele, o investimento é a longo prazo. “São três anos para começar a produzir. O preparo começa dois anos antes. São cinco anos para dar frutos. Um total de oito anos de investimentos”, calcula.
Almeida afirma que o setor aguarda mais incentivos do governo federal. A Embrapa da região é aliada à produção, fornecendo as sementes. Porém, o desejo é manter a empresa com a iniciativa privada, para ampliar os recursos. Um edital para efetivar a operação está em discussão há seis meses.
Matéria-prima para sabonetes
Operando há dez anos em Benevides, a 30 km da capital paraense, a fábrica de sabonetes da Natura Brasil produziu mais de 500 milhões de sabonetes em 2023, enviados para outras partes do Brasil e para o exterior. E o principal ingrediente foi o óleo de palma, usado em cerca de 70% da composição.

Hoje, são produzidas cerca de 180 toneladas por dia do cosmético. Parte da matéria-prima é plantada em 400 hectares, utilizando o Sistema Agroflorestal (SAF). A meta da empresa é atingir 45 mil hectares de SAF Dendê até 2035.
Após 13 anos de pesquisa em busca de produção sustentável de óleo de palma, a Natura inova com um sistema que traz alternativa à monocultura. Ganha em produtividade e sustentabilidade.
*Jornalista viajou para Belém (PA) a convite da Fundação Dom Cabral
Fonte: Agro Estadão
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
ILPF: a revolução verde que une lavoura, pecuária e floresta
Hoje, o Brasil é uma referência global em ILPF, com mais de 17 milhões de hectares adotando alguma modalidade de sistema integrado.
Continue Reading ILPF: a revolução verde que une lavoura, pecuária e floresta
Empresa parceira da MF Rural oferta crédito rural com juros a partir de 2% ao ano
SG Agronegócio, parceira da MF Rural, já liberou R$ 1,2 bilhões de recursos para o setor; empresárias são especialistas em crédito rural para compra de imóvel rural e outras operações com juros a partir de 2% a.a.
Continue Reading Empresa parceira da MF Rural oferta crédito rural com juros a partir de 2% ao ano
Agro em colapso? Grande produtor denuncia situação crítica no campo
José Donizete Paifer, referência do agronegócio brasileiro fala sobre o aumento dos preços dos alimentos e endividamento dos produtores rurais; ‘custo Brasil’ está cobrando seu preço
Continue Reading Agro em colapso? Grande produtor denuncia situação crítica no campo
Safra da laranja 2025/26: Fundecitrus fará anúncio de estimativa no dia 9 de maio
O evento será realizado às 10 horas, com recepção às 9h30, no auditório do Fundecitrus. Haverá transmissão ao vivo.
Continue Reading Safra da laranja 2025/26: Fundecitrus fará anúncio de estimativa no dia 9 de maio
Morre Roy Cooper, o maior nome do rodeio e oito vezes campeão mundial
Lenda das arenas, o “Super Looper”, Roy Cooper fez história com oito títulos mundiais, revolucionou o tie-down roping com velocidade e técnica, e abriu caminho para uma dinastia familiar no rodeio profissional
Continue Reading Morre Roy Cooper, o maior nome do rodeio e oito vezes campeão mundial
Genética de excelência marca a parada na Estância Bela Vista do Mundial Braford
Localizada em uma região de campos rasos sobre solo basáltico, a propriedade apresentou aos visitantes a adaptação do Braford às condições naturais da fronteira oeste gaúcha.
Continue Reading Genética de excelência marca a parada na Estância Bela Vista do Mundial Braford