Programa estimula boas práticas na bovinocultura de corte

Iniciativa da Friboi incentiva a adoção de melhores práticas de gestão em fazendas, incluindo foco crescente em bem-estar animal.

Melhorar a gestão e a produtividade de fazendas de gado de corte é sempre um desafio para o produtor, que busca, cada vez mais, investir em bem-estar animal (BEA). Essa agenda tem impacto direto na saúde no rebanho, na rentabilidade da fazenda e na sustentabilidade da pecuária. Unindo esses objetivos, a Friboi e o Inttegra criaram o Programa Fazenda Nota 10 (FN10), que oferece aos pecuaristas participantes referências produtivas e financeiras essenciais para aprimorar a administração de suas propriedades.

Lançada em abril de 2020 no formato digital, a iniciativa fornece educação, tecnologia e orientação especializada. Desde então, o programa direciona os participantes para os fatores que realmente influenciam seus resultados e os apoia na construção de uma pecuária mais moderna e eficiente.

Dia Mundial do Solo: setor produtivo garante preservação do solo com adoção de práticas sustentáveis

Com a evolução do programa, foi implementado um novo módulo focado no tema de bem-estar animal promovendo conhecimento, avaliações e disseminando boas práticas no manejo, conforto e saúde dos animais. Com as novas práticas, o programa contribui com a educação continuada junto aos produtores, agregação de valor à cadeia de fornecimento da Friboi, além de impactar a qualidade dos produtos.

Estas ações estão alinhadas aos princípios da Colaboração Brasileira de Bem-Estar Animal (COBEA), da qual a JBS Brasil é membro desde a sua fundação, em junho de 2024. “Bem-estar animal está entre as prioridades da agenda global da JBS, e a parceria com a COBEA é muito relevante para este propósito. Temos alcançado maior interação entre as partes interessadas, de maneira a acelerar o avanço científico, tecnológico e normativo”, destaca da diretora de Sustentabilidade da JBS, Liège Correia e Silva.

A partir do estudo de protocolos de clientes e certificações, somado à experiência prática da empresa e à inspiração no conceito dos cinco domínios do bem-estar animal (nutrição, ambiente, saúde, comportamento e estados mentais), foi criado um módulo dentro do programa Fazenda Nota 10 sobre o tema na linguagem do produtor, estruturado nas seções Aspectos gerais, Nutrição, Ambiente, Saúde e Manejo. O questionário do módulo foi inserido a partir da safra 2020/2021 para ser preenchido pelos pecuaristas com diferentes realidades, no início e no final de cada safra, em uma plataforma online. Após concluir o preenchimento, cada fazenda recebe um relatório de diagnóstico detalhado com seu status por seção.

Para estimular o engajamento, a cada safra são realizadas promovidas aulas específicas (masterclass); minicursos (jornada do conhecimento); suporte técnico e visitas presenciais que permitem vivenciar a realidade das fazendas, orientar melhorias e fortalecer o relacionamento com o pecuarista.

Para participar do Fazendo Nota 10 o pecuarista precisa ser cadastrado na Friboi, ter balança na fazenda e ter um colaborador dedicado para lançar dados na plataforma mensalmente. Cada ciclo do Programa tem duração de 12 meses, mas a fazenda pode optar por continuar participando dos ciclos seguintes. Ao longo das quatro primeiras safras, concluídas na edição 24/25, o FN10 contabilizou os resultados da implantação do módulo de saúde e bem-estar animal em mais de 1.000 fazendas.

Os resultados alcançados não apenas promovem saúde e bem-estar animal, como também contribuem para carcaças de melhor qualidade, com redução de abscessos, contusões, desvios de pH e menor stress no pré-abate.

“Por meio do Fazenda Nota 10 e a parceria com a COBEA, reforçamos nossa visão de que uma pecuária mais eficiente é parte da solução dos desafios climáticos e da insegurança alimentar. Quando geramos conhecimento que possibilitam um produtor evoluir com a sua produção, toda a cadeia evolui junto, e isso se reflete em benefícios concretos para os animais, para a cadeia produtiva e para o setor como um todo”, completa Liège.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM