
Setor prevê produção de 170,3 milhões de toneladas de soja e registra crescimento nas exportações e no esmagamento em junho.
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) divulgou as projeções para o Complexo da Soja em 2025. Os dados mantêm a perspectiva de recorde para o setor e foram acompanhados de resultados positivos no desempenho mensal. As projeções para o ano mantêm-se em patamares elevados. A produção de soja deve alcançar 170,3 milhões de toneladas, aumento de 0,4%, enquanto o esmagamento está projetado em 58,1 milhões de toneladas, um crescimento leve de 0,5%. A produção de farelo e óleo de soja deve atingir 44,8 milhões e 11,6 milhões de toneladas, o que aponta para um aumento de 0,7% e 0,4%, respectivamente.
No cenário externo, os números continuam positivos. A expectativa é que o Brasil exporte 109,5 milhões de toneladas de soja em grãos, um aumento de 0,5%. As exportações de farelo devem se manter em 23,6 milhões de toneladas, no entanto, as de óleo de soja devem sofrer um recuo de 3,6%, sendo reajustada para 1,35 milhão de toneladas. Já as importações de óleo de soja estão estimadas em 100 mil toneladas, enquanto as de soja devem alcançar 650 mil toneladas, como forma de complementar a oferta no mercado interno.
Em junho, o volume de processamento alcançou 4,55 milhões de toneladas, uma queda de 7% em relação a maio e um aumento de 6,3% frente ao mesmo mês de 2024, quando ajustado pelo percentual amostral. No acumulado do ano, o processamento chegou a 25,91 milhões de toneladas, o que representa uma alta de 6,1% na comparação com igual período do ano anterior.
Fonte: Abiove
VEJA TAMBÉM:
- Em julho, IBGE prevê safra de 340,5 milhões de toneladas para 2025
- Projeto de Duda Salabert quer proibir exportação de gado vivo e ameaça mercado bilionário
- Demanda aquecida de suínos garante novas altas de preços
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.