Projeto de fazenda mineira promove conhecimento e transformação no mundo do café com foco no solo, na água e na planta

Realizado na Fazenda Cachoeira, o Residência Regenerativa tem nova etapa em setembro e acompanha o café ao longo de um ano com foco em sustentabilidade, responsabilidade e qualidade.

Pensar o presente e o futuro do café é fundamental e se torna cada vez mais urgente no contexto das mudanças climáticas e econômicas pelas quais o mundo vem passando. Pensando nisso, o Instituto Fazenda Cachoeira (braço social e de pesquisas da histórica fazenda em Santo Antônio do Amparo, Campo das Vertentes, Minas Gerais) criou o projeto Residência Regenerativa, focado em trabalhar diversos aspectos ambientais, de produção, econômicos e sociais da produção de café dividido em quatro partes.

A próxima etapa ocorre de 12 a 14 de setembro de 2025 e está com inscrições abertas.

Sal mineral ou proteinado? Qual escolher para cada época do ano

Denominado de Módulo 2, ocorre com a proximidade da chegada da primavera e vai trabalhar os temas Solo, Água e Planta. Os participantes terão a oportunidade de discutir técnicas de produção de bioinsumos, multiplicação de microrganismos benéficos, gestão da água, manejo do solo, plantas de cobertura, controle integrado de insetos não-desejáveis na cultura do café e conversarão sobre o mercado e tendências de consumo dos cafés especiais no mundo. 

A Residência Regenerativa realiza uma abordagem teórica e
prática aos participantes (Divulgação)

As palestras e vivências são conduzidas por Kulian Marques, especialista em manejo integrado de pragas e doenças; Alessandro Vanini, que trabalhará temas como manejo ecológico do solo, viveiro de mudas, produção de água, cuidados com o solo e plantas de cobertura; Gustavo Moreira, que vai falar sobre reparo de insumos na propriedade, coleta e multiplicação de microorganismos eficazes e biocaldas e Miriam Monteiro de Aguiarque vai conduzir as conversas sobre gênero, tendências e relacionamento.

A Residência Regenerativa na Fazenda Cachoeira é baseada em 3 pilares fundamentais: Agricultura Regenerativa, Qualidade do Café e Desenvolvimento Humano, Social e Cultural. Por meio de uma abordagem teórica e prática os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos que fortalecerão e tornarão seus projetos de produção de café mais resilientes.

Visitantes têm a experiência de participar das etapas de produção do café especial (Eduardo Acevedo/Divulgação)

No Módulo I foi destaque a presença do professor Lucas Louzada, que compartilhou conhecimentos sobre a pré e pós-colheita de cafés especiais, e técnicas, procedimentos, metodologias e estratégias para elaboração de processos de fermentação.

Miriam Monteiro de Aguiar, proprietária da Fazenda Cachoeira e
co-fundadora do Instituto Fazenda Cachoeira. (Eduardo Acevedo/Divulgação)

Não é necessário ter participado do primeiro módulo para fazer o segundo. Cada módulo pode ser feito de maneira independente e, como a Residência Regenerativa acompanha o ciclo anual da agricultura, é possível realizar os diferentes módulos em edições futuras.

Informações:

– Hospedagem (de 11/09/25, quinta-feira, à noite, até dia 14/09/25, domingo, após o almoço) com Alimentação Completa + Coffee breaks;

– Duas mesas de cupping de cafés, fermentados resultantes das aulas do Módulo I;

– Grupo Whatsapp para troca de informações;

– Certificado de Participação;

– Valor pelo módulo: R$ 1.200 total por pessoa (parcelamento em 2x)

– Inscrições: https://forms.gle/AVJnnUdzsdJAqbjg7

– Informações: (35) 99818-1776

Site: Cachoeira Fazenda Hotel (https://cachoeirafazendahotel.com/)

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM