Modernização desenvolvida pela equipe de software da ANC introduz novos filtros e relatórios mais claros para otimizar a gestão genética do rebanho.
Uma atualização no sistema do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) foi lançada para tornar a plataforma mais ágil, intuitiva e personalizável. Desenvolvida pela equipe de software da Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares (ANC), a modernização introduz novos filtros e uma organização visual mais clara, facilitando o acesso a ferramentas estratégicas como a de acasalamento e a consulta de relatórios genéticos. O objetivo central é otimizar o trabalho de produtores e técnicos, oferecendo dados de forma mais direta para embasar suas decisões.
O coordenador do Promebo, Laerte Rochel, reforça que o sistema de acesso a dados do Programa passou por uma atualização, uma repaginação, que visa melhorar e facilitar o entendimento de quem usa essas ferramentas. “Nós acreditamos que a iniciativa vai facilitar o entendimento de quem usa dados sobre acasalamento, catálogo de remates, bem como os lançamentos de avaliações”, exemplifica.
Rochel enfatiza que as atualizações foram desenvolvidas mantendo a linguagem do Origen, que é o sistema que integra a base de dados de genealogia da ANC e do Promebo e que visa centralizar e disponibilizar informações genéticas e genealógicas dos animais para criadores, inspetores, técnicos e demais interessados. “O intuito foi facilitar a utilização com alguns filtros e ferramentas que nós não tínhamos na antiga versão”, compara.
O novo sistema foi desenvolvido pela coordenadora de Desenvolvimento de Software, Larissa Araújo, e pelo Desenvolvedor de Software, Eduardo Barbachan. Larissa explica o desafio que foi transformar o sistema de dados do Promebo em uma plataforma mais simples e com uma apresentação mais intuitiva. “A idéia foi tentar alinhar os detalhes da ferramenta de forma a tornar o acesso mais rápido, prático e objetivo tanto para quem está avaliando, quanto para quem é criador”, observa. Ela destaca que a plataforma está agora com o padrão visual mantido do Origen, porém de uma forma mais sistematizada e personalizada, para tornar a navegação mais intuitiva e prática.
Larissa pontua que a ferramenta de acasalamento, por exemplo, se tornou mais personalizada, mais dinâmica e simplificada. “E na parte de relatórios, os dados, claro, continuam lá, mas agora com uma separação mais clara de onde cada informação foi gerada. A ideia é entregar qualidade e facilitar o acesso a esses dados que são importantes e que o criador tenha na mão tudo que precisa”, conclui.
VEJA TAMBÉM:
- Em Cuiabá, Mapa promove rodada inédita de reuniões entre adidos agrícolas e setor produtivo
- Cana: IAC lança hoje duas novas variedades para o Centro-Sul
- Ministro Fávaro destaca que fim do tarifaço reforça diálogo entre Brasil e EUA
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.