A picanha é uma das peças preferidas entre os brasileiros para a consumação no churrasco, isso é fato; Mas, quantas picanhas tem um boi e qual é a verdadeira?
Um dos cortes de carne mais amado pelos brasileiros, a picanha, não pode faltar em um churrasco com os amigos ou naquela ida à churrascaria. Você já se perguntou quantas picanhas tem um boi? Pois saiba que a resposta é bem simples. Cada bovino possui duas peças de picanha. Os cortes estão localizados entre o lombo e a coxa traseira do animal.
A picanha é uma carne que possui maciez por se encontrar em partes que o animal não faz muito esforço. Como o animal tem duas coxas traseiras, então, cada animal vai produzir duas picanhas. Pode até soar estranho, mas ela, que é um dos cortes mais preferidos do brasileiro, faz parte do grupo muscular do coxão duro.
Segundo os especialistas, picanhas de qualidade são pequenas, triangulares e possuem uma camada de gordura bem grossa — sinal de que o boi foi bem alimentado. Além disso, uma picanha verdadeira não apresenta músculos e costuma ter bastante sangue. São exatamente essas características que marcam o sabor característico da peça.
O peso da peça desse corte de carne varia conforme o peso do animal. Bovino mais pesados produzem uma picanha mais pesada. Entretanto, a uma média de peso para uma peça de picanha considerada de qualidade que, segundo os especialistas, é de 1,100 quilo.
Mas, para degustar de uma boa picanha é preciso antes saber identificar o corte da peça, caso contrário você pode acabar sendo enganado e pagando por algo que não comprou, como coxão duro, por exemplo.
É preciso que conheça o aspecto, peso e o sabor que uma picanha legítima precisa apresentar, pois assim, será impossível ser enganado por um restaurante ou açougue. Para você, que deseja aprender a como identificar uma boa picanha, veja as dicas que separamos abaixo!

Como identificar o corte?
Comece observando o peso da peça, uma vez que, se ela for pesada demais, é bem provável que haja um pedaço de coxão duro na embalagem. Alguns especialistas dizem que uma peça de qualidade costuma pesar no máximo 1 quilo e 100 gramas. Já outros dizem que isso não procede, pois o peso e tamanho da peça vai depender muito do tamanho do animal abatido, ou seja, uns são maiores, mais pesados que outros, por isso o tamanho e peso podem variar. Ainda bem que existem outras formas de identificarmos, conforme verá abaixo.
Também vale observar a coloração da carne, que deve ser avermelhada, sem nervos e com uma grossa camada de gordura e, claro, a peça deve ser em formato triangular. Além disso, é preciso analisar se a gordura não está amarela demais, uma vez que isso pode ser um indício de que a carne vem de um animal já com idade avançada.
Como identificar se a picanha está livre de coxão duro?
O coxão duro é outro corte de carne que vem logo após a picanha, para ser mais exato, após a terceira veia da picanha. Muitos açougues ou frigoríficos desonestos, a fim de enganar seus clientes e enganar consumidores desatentos, acabam servindo a picanha juntamente com esse pedaço, que geralmente tem um valor cobrado bem menor que a picanha.
O problema é que esse corte é bem mais duro que a picanha, possui nervos e não têm o sabor característico e suculento da peça. Por isso, fique atento, de preferência por comprar peças de picanha de tamanhos menores, como citamos acima, até 1,100 kg e observe todo o corte da carne, que deve ser feito rente a terceira veia.
Para descobrir a terceira veia e ter um corte correto de picanha, localize três pequenos cortes seguindo o comprimento da peça até a direção do coxão duro. Observe se os pontos de corte sangram quando apertados, se sim, você identificou-os corretamente. Assim, ao encontrar a terceira veia, basta fazer o corte neste ponto e separar a picanha do coxão duro para ter uma peça pura e perfeita.

Também existem outros sinais que você pode analisar de que se trata de uma carne de baixa qualidade. Pouca gordura e a presença de nervos ou membranas na superfície da carne ou aquela camada branca que pode aparecer na superfície da carne, caso essa não tenha sido bem higienizada.
Uma coisa é fato, todo mundo ama uma picanha ao ponto! Esperamos que com as dicas de hoje você possa identificar a verdadeira picanha e não leve mais aquele “coxão duro” achando que vai saborear uma carne de qualidade, não desmerecendo o corte. Qual sua dúvida sobre os cortes de carnes, manda pra gente!
Estresse térmico no gado: calor extremo ameaça a pecuária do futuro
Pesquisa global liderada por cientistas brasileiros indica aumento do estresse térmico em rebanhos, maior vulnerabilidade da pecuária leiteira e da avicultura e reforça a necessidade urgente de adaptação genética e tecnológica para preservar a produção de alimentos.
Continue Reading Estresse térmico no gado: calor extremo ameaça a pecuária do futuro
Governo de SP institui plano para erradicação do caruru-gigante e reforça atuação integrada no enfrentamento da praga
Praga identificada em território paulista no início de fevereiro agora conta com plano que organiza ações de prevenção, controle e erradicação no Estado.
Edemundo Gressler assume presidência da Câmara Setorial de Caprinos e Ovinos
Presidente da Arco projeta ampliar rebanho nacional para 30 milhões de ovinos e até 16 milhões de caprinos até 2030.
Continue Reading Edemundo Gressler assume presidência da Câmara Setorial de Caprinos e Ovinos
Trump anuncia tarifa global para contornar IEEPA após decisão da Suprema Corte
Trump reagiu com ataques diretos ao tribunal, dizendo que a Corte foi “influenciada por interesses estrangeiros”, age como “tola e subserviente”.
Continue Reading Trump anuncia tarifa global para contornar IEEPA após decisão da Suprema Corte
Fiscalização apreende 205 cabeças de gado irregulares e subfaturadas
Operação da Sefa intercepta carga de R$ 600 mil. Fiscalização apreende 205 cabeças de gado por subfaturamento e falta de GTA em Cachoeira do Piriá. Confira.
Continue Reading Fiscalização apreende 205 cabeças de gado irregulares e subfaturadas
Farsul: conflito EUA-Irã pressiona custos e logística do agronegócio brasileiro
A movimentação militar tende a aumentar os prêmios de risco geopolítico, afetando preços de combustíveis e fretes marítimos.
Continue Reading Farsul: conflito EUA-Irã pressiona custos e logística do agronegócio brasileiro





